Universidade do Qatar tem programa de bolsa para estudar árabe
Até o dia 16 de fevereiro, é possível se candidatar para um programa da Universidade do Qatar que concede bolsa para estudar árabe para não nativos na língua.
Os selecionados poderão se inscrever em um centro voltado especialmente para o ensino do árabe a nativos de outros idiomas para cursos de um ano. O objetivo do centro é construir uma ponte de comunicação cultural entre o Catar e pessoas vindas dos mais diversos países do globo.
>> Bolsas para curso idiomas que abrem sempre
Anualmente, a instituição de ensino superior do Catar oferece benefícios para candidatos qualificados. A bolsa para estudar árabe inclui:
- Visto de estudante e autorização de residência;
- Matrícula no curso e materiais;
- Acomodação nos dormitórios da universidade (com lavanderia, internet, academia, biblioteca, salão de jogos, etc);
- Alimentação (com três refeições diárias);
- Transporte para o campus.
>> Universidade de La Rioja: bolsa para curso de espanhol na Espanha recebe inscrições
Requisitos da bolsa da Universidade do Qatar
Os interessados em participar do programa precisam possuir os seguintes requisitos:
- Ter ensino médio completo (de preferência ser estudante universitário);
- Ter entre 18 e 40 anos;
- Não ter sido beneficiário de uma bolsa para estudar árabe anteriormente;
- Ter conhecimentos básicos no idioma (conhecimento do alfabeto é essencial);
- Conseguir se comunicar em inglês ou árabe básico.
>> Por que é tão difícil encontrar bolsa para estudar inglês fora
Como se candidatar à bolsa para estudar árabe
A candidatura deve ser feita através da plataforma de admissão online, preenchendo o formulário e anexando os documentos digitalizados. Além disso, é preciso pagar uma taxa de cerca de QR 50 que não é reembolsável. O prazo para se candidatar é de 15 de janeiro a 16 de fevereiro.
Os documentos solicitados pela universidade são:
- Diploma ou histórico acadêmico;
- Currículo;
- Cópia do passaporte (válido por 1 ano);
- Carta de recomendação.
>> Como fazer intercâmbio sem agência
Além disso, quem for selecionado deverá enviar esses e outros documentos com algumas especificidades que você pode conferir no site para “aceitar” a bolsa. Entre eles, uma foto tamanho passaporte, a carta de recomendação original e exame de saúde.
A admissão ao curso irá acontecer apenas no semestre de outono. Os estudantes devem chegar no país duas semanas antes do curso.
>> Melhores bolsas para estudar fora em 2023
Precisa de ajuda para candidatar?
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições estão abertas e restam poucas vagas. Em julho, conversamos ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Confira no vídeo abaixo dicas e a experiência delas sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos
Economize no pagamento da taxa no Exterior
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.
Confira todas as informações sobre o programa
Inscreva-se
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Jaqueline Crestani
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.
1 comentário em “Universidade do Qatar tem programa de bolsa para estudar árabe”
ola.
gostaria des saber acerca das bolsas da fundacao carolina. elas sao extensivas aos paises africanos de lingua portuguesa?