Programa nos EUA dá intercâmbio para jornalistas com tudo pago
O ICFJ, International Center for Journalists, está com inscrições abertas para seu programa de intercâmbio para jornalistas, o A Digital Path to Entrepreneurship and Innovation for Latin America, um programa profissionalizante que seleciona jovens jornalistas para participarem de um treinamento de seis semanas nos EUA.
Desde 2015, o ICFJ, com financiamento do Departamento de Estado dos EUA, levou mais de 80 jornalistas, empreendedores e especialistas em mídias digitais para passarem por treinamento e experiência profissional em organizações midiáticas em todos os EUA, tais como o LA Times, Splash Media e Huffington Post. O objetivo é que os participantes retornem para seus países de origem com o conhecimento necessário para lançarem ou desenvolverem produtos de mídia digitais mais sustentáveis e com maior alcance social.
Como vai ser o programa em 2020?
O programa de 2020 já está com inscrições abertas, e o deadline é até 30 de Novembro de 2019. Este ano, o ICFJ irá selecionar 36 novos bolsistas de 12 países: Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá e Peru.
>>>Como ganhar uma bolsa de estudos para fazer intercâmbio?
Os selecionados participam de um programa de seis semanas nos EUA. Durante a semana inicial, fazem um treinamento em Washington, D.C. Após isso, passam quatro semanas em alguma empresa de mídia selecionada pelo ICFJ, onde também terão a oportunidade de ficar na casa de moradores locais e ter uma imersão na cultura norte-americana. A semana final se passa novamente em Washington, onde os bolsistas irão participar do Professional Fellows Congress, que reúne ex-bolsistas do mundo todo para um discussão de como melhorar seus projetos.
Como se inscrever e o que a bolsa cobre?
Os selecionados tem TODOS os custos cobertos pelo programa: taxa para retirada do Visto, passagem, acomodação, alimentação, etc. Então essa é uma bolsa completa mesmo. Se você for escolhido, não vai gastar nenhum centavo para participar do programa.
O processo de inscrição é simples. Basta entrar no formulário no site e preencher os campos. No formulário, no entanto, você precisará enviar alguns documentos importantes, tais como: biografia, CV, uma redação de 500 palavras porque quer participar do programa, uma redação de 250-500 palavras onde você explica em quais projetos gostaria de trabalhar durante o programa, contatos para 2 pessoas que possam escrever cartas de recomendação, e links ou uploads de duas matérias recentes nas quais você tenha trabalhado.
Vale lembrar que todo o material tem que ser enviado em inglês, e que, como o programa é todo em inglês, é necessário ser fluente na língua para poder participar. Após a seleção inicial, os candidatos pré-selecionados irão participar de uma entrevista em inglês. Além disso, só pode se candidatar quem tem entre 25 e 40 anos.
Maiores informações sobre o Programa
Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.
Sobre o autor
Partiu Intercâmbio
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.
1 comentário em “Programa nos EUA dá intercâmbio para jornalistas com tudo pago”
Bruna,
essas 2 pessoas que possam escrever cartas de recomendação seriam pessoas que trabalharam comigo ou poderia ser professores? Fiquei sem entender.