Programa da OEA oferece bolsas para pós-graduação no Canadá
Os interessados em bolsas para pós-graduação no Canadá têm até o dia 30 de maio para se inscrever no programa da OEA em parceria com a Western University Ontario. É uma super oportunidade para estudar em uma das instituições de ensino mais antigas do país.
O programa contempla cursos de mestrado e doutorado em diferentes áreas. Entre elas estão: antropologia, artes visuais, engenharia, ciência da informação e biblioteconomia e psicologia.
Sobre as bolsas para pós-graduação no Canadá
As bolsas para pós-graduação no Canadá cobrem o valor total do curso e oferecem um subsídio de 13 mil dólares canadendes por ano. Além de ser proveniente de um país membro da OEA, entre os requisitos para se candidatar está ter um bom histórico acadêmico e saber inglês. Os critérios de seleção também levam em consideração a experiência profissional dos candidatos.
Distribuição geográfica e possibilidade de impacto ao retornar para o seu país de origem também influenciam na decisão. Os bolsistas devem, aliás, se comprometer em voltar aos seus países para trabalhar após a conclusão do curso. Para manter a bolsa durante os estudos, é necessário apresentar um bom desempenho acadêmico.
>>> ELAP programa para fazer um semestre de intercâmbio no Canadá
Como se candidatar para as bolsas no Canadá
Para se candidatar às bolsas para pós-graduação no Canadá, é preciso se inscrever e ser admitido na universidade. Depois disso, deve-se realizar a inscrição específica para a bolsa até o dia 30 de maio.
Quanto ao prazo para candidatura na universidade, é preciso consultar as informações sobre o curso escolhido. Os prazos costumam variar de acordo com o departamento de pesquisa.
As inscrições para as bolsas para pós-graduação no Canadá devem ser feitas preencheendo formulário online. Além de dar suas informações, é preciso enviar a documentação exigida pelo programa. Todos os documentos deve ser carregados em um único PDF (com no máximo 5 MB). São eles:
- Cópia do passaporte;
- Carta de aceite da Western University Ontario;
- Cópia do diploma do ensino médio;
- Cópia do diploma de graduação ou mestrado;
- Duas cartas de recomendação (uma acadêmica, outra profissional);
- Dois ensaios (em inglês, com mínimo 800 caracteres e máximo 2.900) sobre os seguintes pontos:
1 – Descreva como os estudos irão impactar diretamente as suas habilidades profissionais e o seu futuro na carreira;
2 – Explique como você pretende aplicar o conhecimento adquirido no seu campo de estudo para estimular o desenvolvimento do seu país ou região; - CV;
- Certificado de proficiência em inglês (TOEFL: mínimo 580 no based test, 237 no computer-based e mínimo 92 no internet based; IELTS: mínimo 6.5);
- Comprovação de renda para pagamento de itens não cobertos pela bolsa.
O resultado será publicado em junho no site www.oas.org/scholarships. Em caso de dúvidas sobre as bolsas, é possível entrar em contato pelo e-mail para [email protected]. Perguntas sobre o curso ou a universidade devem ser enviadas para [email protected]. As aulas têm início no dia 6 de setembro.
Acesse o site da universidade para se candidatar
Saiba mais sobre a candidatura à bolsa
Leia o edital do programa
Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post ?
Precisa de ajuda na candidatura?
Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.
Sobre o autor
Jaqueline Crestani
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.