Se você quer uma oportunidade de fazer estágio no Canadá por 12 semanas e recebendo por isso, não perca esta oportunidade de jeito nenhum! O Mitacs Globalink Research Internship, um programa do governo do Canadá que oferece bolsas de estudo completas para universitários realizarem estágios de pesquisa em universidades canadenses, está com inscrições abertas para 2025. O deadline é 17 de setembro de 2025 (1 PM Horário do Pacífico).
O programa Mitacs de estágio no Canadá existe desde 1999 e já levou mais de 450 estudantes internacionais para o país. Os estágios são oferecidos em diversas áreas do conhecimento e 70 universidades do Canadá participam do programa.
O objetivo do programa Mitacs é construir uma ponte entre o Canadá e os talentos emergentes em pesquisa internacional. O programa de Summer Job no Canadá contempla estudantes de países como Alemanha, Arábia Saudita, Brasil, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, França, Hong Kong, Índia, México, Paquistão, Tunísia, Taiwan, Ucrânia, Reino Unido e Estados Unidos
Para poder se inscrever no programa Mitacs de estágio no Canadá, é necessário ter no mínimo 18 anos e estar matriculado em um curso de graduação.
Conhecimento no idioma do projeto de interesse – inglês ou francês – é necessário, afinal, o programa é um estágio e não um curso de idiomas. O programa pode exigir apresentação de prova de proficiência para candidatos de alguns países, e, segundo o site, agora os candidatos brasileiros também estão nessa lista.
Além disso, os candidatos para o Summer Job no Canadá devem ter realizado pelo menos um semestre do curso de graduação no Brasil e ter de um a três ainda remanescentes. Isso significa que são elegíveis candidatos com previsão de conclusão do curso entre dezembro de 2026 e dezembro de 2027.
Outro requisito da seleção é ter média de nota superior a 8. Além disso, somente alunos matriculados nas universidades que fazem parte do programa podem participar. Listamos as universidades elegíveis abaixo. Até 2018, todas universidades brasileiras era elegíveis. Em 2019, o programa aceitou só alunos da USP e, nos últimos anos, o programa tem tido um número maior de universidades na lista, mas todas do estado do Paraná. Tomara que em 2026 abra pra mais universidades como era antes.
Para se inscrever para o estágio no Canadá do programa Mitacs, é necessário enviar currículo, carta de recomendação de um professor e o histórico escolar em inglês ou francês.
Toda a documentação precisa estar em inglês ou francês, logo, se a sua universidade não fornecer os histórico em um dos idiomas, é necessário enviar uma tradução juramentada do documento.
Ao contrário do programa ELAP, em que os estudantes de graduação que querem concorrer a bolsas para o Canadá precisam ser indicados pela universidade, no programa Mitacs, a inscrição é feita pelo aluno na plataforma online.
Ao fazer sua inscrição, você precisa escolher e indicar entre três e dez projetos do seu interesse. Os projetos precisam ser em, no mínimo, três províncias diferentes do Canadá.
Existem mais de 3 mil projetos disponíveis para fazer estágio no Canadá. Tem vaga para pesquisas em diferentes áreas do conhecimento: Ciências Exatas, da Terra, Biológicas, Engenharias, Tecnologia, Saúde, Humanas e Sociais.
A dica na hora de procurar um projeto é pensar de uma forma interdisciplinar. Quer um exemplo? Um estudante de informática pode participar de um projeto na faculdade de Ciências da Saúde no qual ele usa suas habilidades em informática para ajudar o projeto. Então, olhem beeeem todos os projetos disponíveis e o que eles pedem.
Os contemplados com a bolsa para pesquisa no Canadá vão passar doze semanas no país, a partir de maio de 2026, realizando pesquisas supervisionadas em instituições canadenses.
Universidades elegíveis para o Summer Job no Canadá em 2025
Confira a lista de universidades brasileiras elegíveis
Centro Universitário Integrado;
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR);
Universidade Estadual de Londrina – UEL;
Universidade Estadual de Maringá – UEM;
Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG;
Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE;
Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO;
Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP;
Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR;
Universidade Federal do Paraná – UFPR;
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR;
Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC;
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA);
Universidad Federal da Fronteira do Sul (UFFS) – Parana State Campus Only;
Instituto Federal do Paraná (IFPR);
Universidade Positivo;
Universidad Tuiuti do Paraná;
Unifil;
FAE Centro Universitário – Campus Curitiba;
FAE Centro Universitário – Campus São José dos Pinhais.
Como a mentoria ajudou o Pedro ir do Mitacs ao mestrado na Europa
O Pedro, formado em Biotecnologia na UnB, hoje trabalha na Noruega e é um exemplo de como uma boa preparação faz toda a diferença. Ele foi bolsista do programa MITACS em 2018. Ele fez estágio no Canadá no Institut National de la Recherche Scientifique (INRS) da Université du Québec, em Québec City.
Em 2020, ele participou da mentoria do Partiu Intercâmbio quando decidiu candidatar para mestrados fora do Brasil. Assim como eu, ele foi Jovem Embaixador, fez todo Ensino Médio em escolas públicas do Brasil e só poderia ir estudar fora com bolsa de estudos integral.
“A Bruna, anja do deadline, me ajudou em várias fases do processo: entender as etapas da application, organizar os documentos, e principalmente nas cartas de motivação, que era o que eu mais temia. Com a mentoria, consegui aplicar com confiança e fui aprovado em quatro programas na Europa, dois deles com bolsas Erasmus Mundus integrais”, contou Pedro.
No vídeo abaixo, ele conta todos os detalhes da experiência — e como a mentoria fez diferença para outros sonhos internacionais:
Se você sonha com candidaturas bem sucedidas no exterior, a mentoria do Partiu Intercâmbio é perfeita para quem tem graduação completa (ou está perto de terminar a graduação) e quer candidatar pra mestrados ou doutorados fora do Brasil. Já a nossa consultoria individual para estudar fora, pode ajudar a entender e organizar candidaturas para outros programa no exterior.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior.
No vídeo abaixo, você pode conhecer mentoradas em programas no exterior com bolsas integrais aprovadas e ver as dicas delas:
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas.
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
6 comentários em “Mitacs: programa de estágio no Canadá para brasileiros”
Mariana
Ah não acredito! Minha universidade era conveniada e agora só a de Sâo Paulo está disponível 🙁 Fui selecionada para a bolsa ELAP (que conheci a partir daqui!) e vou ficar no Canadá de Janeiro a Maio de 2020, seria um SONHO fazer estágio lá por mais 3 meses… ainda não acredito que todas as outras universidades foram retiradas do processo 🙁
Tinha ficado TÃO animada com essa bolsa
Vou torçer muito para que ano que vem as demais universidades voltem à lista… vai ser minha última oportunidade antes de me formar.
Amo o Partiu Intercâmbio, vou ficar ligada para o processo do ano que vem!
Oi Mariana, a gente também ficou bem triste com isso 🙁 vamos manter vocês informados assim que soubermos de novidades postaremos aqui! beijo e obrigada pelo comentário 🙂
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Fazemos isso para melhorar a experiência de navegação e exibir anúncios (não) personalizados. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
6 comentários em “Mitacs: programa de estágio no Canadá para brasileiros”
Ah não acredito! Minha universidade era conveniada e agora só a de Sâo Paulo está disponível 🙁 Fui selecionada para a bolsa ELAP (que conheci a partir daqui!) e vou ficar no Canadá de Janeiro a Maio de 2020, seria um SONHO fazer estágio lá por mais 3 meses… ainda não acredito que todas as outras universidades foram retiradas do processo 🙁
Tinha ficado TÃO animada com essa bolsa
Vou torçer muito para que ano que vem as demais universidades voltem à lista… vai ser minha última oportunidade antes de me formar.
Amo o Partiu Intercâmbio, vou ficar ligada para o processo do ano que vem!
Oi Mariana, a gente também ficou bem triste com isso 🙁 vamos manter vocês informados assim que soubermos de novidades postaremos aqui! beijo e obrigada pelo comentário 🙂
essa oportunidade é só para brasileiros ?
O link para a lista de universidades não ta aparecendo nada, tem outro link?
O link da pagina para as universidades parceiras não aparecem
Bruna, a carta de recomendação deve ser somente de um professor da universidade?