bolsas para doutorado na Espanha

Fundação Carolina: bolsas para doutorado na Espanha

Dentro do programa da Fundação Carolina (que este ano está oferecendo um total de 735 auxílios de diferentes níveis e áreas de estudo), existem também bolsas para doutorado na Espanha.

Mais precisamente, no total, são 121 bolsas de doutorado e para estadias curtas de pós-doutorado mais 110 bolsas de renovação de doutorado.

As bolsas têm a finalidade de fomentar a obtenção do grau acadêmico de doutor ou complementar a formação de pesquisadores de universidades da América Latina associadas à Fundação Carolina.

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para estudar fora

Bolsas para doutorado na Espanha para brasileiros

Esta modalidade, em particular, depende do convênio com instituições latino-americanas e, nos últimos anos, nenhuma instituição brasileira estava na lista.

A notícia boa é que, nesta edição 2025-2026, brasileiros podem novamente se candidatar porque a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) está entre as conveniadas.

Sendo assim, nessa modalidade, estão previstas cinco bolsas para doutorado e cinco bolsas para estadia curta de pós-doc destinadas a brasileiros.

Como são as bolsas para doutorado na Espanha

As bolsas para doutorado na Espanha têm duração de 27 meses distribuídos em quatro anos consecutivos:

  • 1º ano (entre 1º/09/2025 e 31/07/2026): até nove meses consecutivos, com uma estadia mínima de um mês;
  • 2º ano (entre 1º/09/2026 e 31/07/2027): até seis meses consecutivos, com uma estadia mínima de um mês;
  • 3º ano (entre 1º/09/2027 e 31/07/2028): até seis meses consecutivos, com uma estadia mínima de um mês;
  • 4º ano (entre 1º/09/2028 e 31/07/2029): até seis meses consecutivos, com uma estadia mínima de um mês.

A renovação da bolsa deve ser solicitada pelo bolsista anualmente.

Os bolsistas recebem 1.200 euros mensais para acomodação e manutenção, quatro passagens aéreas de ida e volta da capital do país de origem do bolsista; matrícula; seguro médico. Aqui você pode ver a lista das universidades espanholas que participam do programa.

Já os selecionados para a estadia curta de pós-doutorado receberão uma passagem aérea de ida e volta, seguro médico e auxílio mensal de 1.200 euros. A duração mínima é de um mês e a máxima de três, entre setembro de 2025 e julho de 2026. Nesta página, você pode conferir os centros que receberão bolsistas.

>>> Melhores bolsas no exterior em 2025

Requisitos para candidatos às bolsas de doutorado

  • Ser brasileiro e não residir na Espanha;
  • Ter diploma de graduação;
  • Ter diploma de mestrado;
  • Ser docente ou administrativo de uma universidade ibero-americana e ter um certificado de compromisso institucional de retorno, uma vez concluídos os estudos de doutorado;
  • Cumprir os requisitos de excelência curricular e experiência profissional;
  • Cumprir os requisitos legais ou contratuais estabelecidos pela universidade de origem e pela Fundação Carolina;
  • Contar com uma carta de aceitação ou de pré-admissão no programa de doutorado por parte da universidade espanhola;
  • Não ter iniciado o doutorado na Espanha antes de solicitar a bolsa.

Requisitos para candidatos às bolsas de pós-doutorado

  • Ser brasileiro e não residir na Espanha;
  • Ter diploma doutorado;
  • Ser docente ou administrativo de uma universidade ibero-americana e ter um certificado de compromisso institucional de retorno, uma vez concluída estadia;
  • Cumprir os requisitos de excelência curricular e experiência profissional;
  • Cumprir os requisitos legais ou contratuais estabelecidos pela universidade de origem e pela Fundação Carolina;
  • Ter obtido previamente o convite da universidade ou da instituição espanhola onde será realizada a pesquisa.

Inscrições para as bolsas da Fundação Carolina

Tanto para doutorado quanto para pós-doc, é a universidade ou instituição associada que deve apresentar a candidatura dos interessados à Fundação Carolina. O prazo para que façam isso é 3 de abril de 2025.

Como parte da candidatura, as instituições deverão enviar para a Fundação Carolina a seguinte documentação:

  • Carta de apresentação do reitor da universidade de origem;
  • Documento comprovativo da relação com a universidade de origem;
  • Diploma de mestrado que dê acesso ao doutorado no seu país de expedição.

A pré-seleção dos candidatos é realizada pelas universidades, que divulgam o processo internamente e depois indicam os pré-selecionados para a ANDIFES. Portanto, o prazo para inscrição dos interessados nesse processo da universidade com a qual têm vínculo é anterior ao da Fundação Carolina.

O resultado final da seleção para as bolsas de ambas as modalidades deve ser divulgado até 31 de julho de 2025.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições abrem em julho e são poucas vagas.

Confira a conversa ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Clica no vídeo abaixo pra conhecer as mentoradas e ver as dicas delas:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

Acesse informações sobre as bolsas de doutorado
Confira a página das bolsas de pós-doc
Veja as respostas para as dúvidas frequentes

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube.  A gente também está no Instagram. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

1 comentário em “Fundação Carolina: bolsas para doutorado na Espanha”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais