Escritores podem se inscrever para bolsa na Islândia para retiro de escritores partiu intercambio

Escritores podem se inscrever para bolsa na Islândia para "retiro de escritores"

Você é escritor e tá precisando de novos ares? Esta bolsa na Islândia é para um retiro de escritores com quase tudo pago. O retiro será realizado em Reykjavík, a capital da Islândia. A oportunidade é para escritores de ficção e não-ficção.  O programa Iceland Writers Retreat Alumni Award recebe inscrições do dia 15 de setembro até dia 18 de outubro e é necessário saber inglês para poder participar.

Como funciona a bolsa na Islândia para escritores

Os interessados em ganhar a viagem para o retiro de escritores na Islândia precisam enviar dois textos que tenham, no máximo, 1.000 palavras. Também é necessário escrever uma carta de motivação para explicar os motivos do seu interesse pelo retiro e também para detalhar o porquê de precisar do prêmio, que cobre as despesas da viagem e dos cursos na Islândia.

Necessidade financeira e mérito são dois dos critérios avaliados pela organização para a seleção dos vencedores.

>>> Mais oportunidades na Islândia

Requisitos da bolsa na Islândia para escritores

Além disso, para poder se inscrever na bolsa na Islândia para escritores, é necessário ter 18 anos. Não é preciso ser um escritor renomado com livros publicados, mas demonstrar potencial na área.

Os interessados também devem enviar uma amostraa de escrita de até 1.000 palavras. Inscrições que tenham amostras de escrita mais longas serão desclassifcadas

Escritores que não escrevam em inglês precisam enviar a tradução dos seus textos para que a organização possa estar segura de que o candidato consegue acompanhar e participar dos workshops da bolsa na Islândia em inglês.

Os candidatos precisam, ainda, enviar duas cartas de recomendação de pessoas que estejam familiarizadas com a sua escrita.

>>> Como se organizar para passar um ano viajando na Ásia

O que a bolsa do Iceland Writers Retreat cobre?

É possível aplicar para uma bolsa completa – que cobre despesas como acomodação, materiais do curso e passagens aéreas de ida e volta para a Islândia – ou para bolsas parciais – que cobrem apenas o valor da participação no retiro.

O retiro vai contar com sessões de orientação com escritores premiados, como vencedores do prêmio Pulitzer e  editores do New York Times Book Review. Também há encontros com escritores islandeses e passeios culturais nas região de Reykjavik.

A organização do Iceland Writers Retreat destaca que é importante se candidatar à categoria mais adequada. Ao se candidatar a um financiamento total, é muito improvável que o interessado seja, de qualquer forma, considerado para um prêmio parcial. Eles alertam também que a competição para bolsa integral na Islândia é muito maior que a da bolsa parcial.

Importante lembrar, ainda, que a bolsa do Iceland Writers Retreat não inclui traslados para o aeroporto, seguro de viagem, vistos de viagem e outros gastos não descritos.

>>> Bolsa para Escritores em Nova York

Sobre a bolsa na Islândia para escritores

O Iceland Writers Retreat é um evento anual realizado em abril na Islândia, destinado a autores, escritores e entusiastas da literatura. Em 2025, o retiro para escritores será de 23 a 27 de abril. Durante o retiro, os participantes podem participar de até seis workshops de escrita, cada um com duração de duas horas e conduzido por autores renomados, além de painéis de discussão, leituras e passeios literários que exploram a rica herança literária islandesa.

O evento inclui uma excursão exclusiva para conhecer paisagens inspiradoras da Islândia, como o famoso Golden Circle, com visitas a locais históricos e culturais, incluindo a casa do autor vencedor do Nobel, Halldór Laxness. O retiro oferece uma imersão única na literatura e cultura islandesa, proporcionando uma experiência enriquecedora para escritores e leitores.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições abrem em julho e são poucas vagas.

Confira a conversa ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Clica no vídeo abaixo pra conhecer as mentoradas e ver as dicas delas:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

Faça sua inscrição para a bolsa

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

1 comentário em “Escritores podem se inscrever para bolsa na Islândia para “retiro de escritores””

  1. Pelo que vi diretamente no site, eles nao pedem exatamente uma carta de motivação, mas pedem o prenchimento de algumas perguntas, certo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais