Bolsas para curso em Portugal para professores das redes públicas de educação básica

Bolsas para curso em Portugal para professores das redes públicas de educação básica

Curso em Portugal oferecido na cidade do Porto

Você é um profissional da educação que atua na área de alfabetização nas redes públicas de educação básica no Brasil? Se sim, esse curso em Portugal é uma oportunidade para você!

Bolsas em Portugal

O projeto Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) é uma colaboração entre organizações brasileiras e portuguesas. O objetivo do projeto é promover a capacitação de profissionais que trabalhem nas redes públicas de educação básica através de um curso em Portugal de aperfeiçoamento.

O curso terá duração de seis semanas e acontecerá na cidade do Porto, em Portugal, sendo oferecido pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e pelo Instituto Politécnico do Porto (IPP).

>> Guia: como faz para estudar em Portugal

O que a bolsa do curso em Portugal inclui

  • Uma ajuda de 800 euros, que serão pagos antes da viagem para Portugal;
  • Passagens aéreas nacionais e hospedagem para participação na orientação pré-partida;
  • Passagem aérea internacional de ida e volta do Brasil para Portugal, em classe econômica;
  • Seguro-saúde durante a viagem;
  • Deslocamento em Portugal (aeroporto/alojamento/aeroporto);
  • Hospedagem em quarto duplo;
  • Café da manhã e jantar;
  • Curso de formação e material didático.

Requisitos

  • Ser brasileiro ou possuir autorização de residência no Brasil;
  • Ter vínculo de trabalho com a rede pública de educação básica, sem ser estágio probatório;
  • Pertencer a rede de ensino que aderiu ao Programa Tempo de Aprender;
  • Estar em efetivo exercício, na função de 1) docente, nos anos iniciais do ensino fundamental ou na pré-escola; ou 2) coordenador(a) pedagógico(a) ou cargo/função equivalente; ou 3) profissional da educação, lotado (a) na secretaria de educação, atuando na formação continuada de professores do 1º e/ou do 2º ano do ensino fundamental ou da pré-escola.
  • Ter experiência mínima de dois anos de docência no 1º ou no 2º ano do Ensino Fundamental, ou na pré-escola;
  • Possuir diploma de licenciatura em pedagogia;
  • Ter seu currículo cadastrado na Plataforma Capes de Educação Básica;
  • Estar inscrito no curso ABC, na modalidade online, e concluí-lo, com aproveitamento mínimo de nota seis, até 26 de junho de 2022;
  • Não receber benefício financeiro de outras entidades para objetivos similares ao desta bolsa;
  • Não ter participado, nos últimos 5 anos, de programas de desenvolvimento profissional de professores da educação básica no exterior financiados pela Capes, exceto aqueles que não concluíram a capacitação no exterior, tendo apresentado justificativa aceita pela Capes;
  • Elaborar projeto na área de alfabetização, com base no conteúdo programático do curso ABC, seguindo as orientações contidas no edital (link no final do post).

>> Como é fazer graduação em Portugal

>> Onde brasileiro estuda de graça?

O resultado dos selecionados deve ser anunciado até é dia primeiro de agosto de 2022. A data de embarque estimada para Portugal é dia 28 de outubro de 2022, e a data de retorno ao Brasil é estimada no dia 18 de dezembro de 2022. Em caso de dúvida, você pode entrar em contato pelo email [email protected].

Saiba tudo sobre o programa
Acesse o edital das bolsas
Inscreva-se agora

Bolsas de estudo abertas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora.

Sobre o autor

Camila Melicia

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais