bolsas para doutorado na alemanha Universidade de Duisburg-Essen

Universidade de Duisburg-Essen oferece bolsas para doutorado na Alemanha

bolsas para doutorado na alemanha Universidade de Duisburg-Essen

Um programa da Universidade de Duisburg-Essen está oferecendo 12 bolsas para doutorado na Alemanha a estudantes internacionais. As aulas começam em outubro e o prazo para candidatura vai até o dia 15 de maio.

 

>>> Como fazer doutorado no Exterior

As vagas são para um novo programa de pesquisa da instituição. Ele tem como foco de estudo os usuários de mídias sociais. A Escola de Pós-Graduação UCSM disponibiliza um ambiente de pesquisa interdisciplinar que engloba comunicação, ciência da computação e psicologia.

O curso combina diversos métodos e teorias de estudo: psicologia da comunicação; tomada de decisão e apoio à decisão; interação humano-computador; recuperação de informações; análise e visualização de redes sociais; engenharia da privacidade e segurança e outros.

> Estudar na Alemanha é de graça (ou quase)

 

Como são as bolsas para doutorado na Alemanha

Os selecionados para as bolsas para doutorado na Alemanha irão receber um auxílio no valor de 46 mil euros por ano. A duração da bolsa é de três anos.

Com o programa, a universidade tem o intuito de promover a diversidade e aumentar a participação de mulheres na área científica. Ou seja, eles incentivam explicitamente as mulheres a se candidatarem. Além disso, elas terão prioridade na seleção.

>>> Veja todas as bolsas para estudar na Alemanha

Requisitos e candidatura ao programa

Os candidatos às bolsas para doutorado na Alemanha devem ter mestrado (ou equivalente) em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Comunicação ou Psicologia. Se possuírem conhecimento e/ou experiência em mais de uma das áreas listadas, melhor.

As candidaturas devem ser feitas até o dia 15 de maio no site do programa. Os interessados devem enviar os seguintes documentos:

  • Carta de motivação;
  • Curriculum vitae;
  • Diplomas universitários;
  • Histórico acadêmico;
  • Duas cartas de referência (acadêmicas);
  • Declaração sobre os seus interesses de pesquisa e a sua experiência na área;
  • Cópia da dissertação do mestrado e/ou publicações relevantes (se não for escrita em inglês ou alemão, é preciso enviar um resumo de uma ou duas páginas).

Em caso de dúvida, o candidato pode contatar o professor Stefan Stieglitz, através do email [email protected].

>> Confira todos os editais de bolsas abertos

 

Sobre a University of Duisburg-Essen e o doutorado

A University of Duisburg-Essen é uma das universidades mais novas da Alemanha. Ela foi fundada em 2003 e é considerada uma das maiores do país. A instituição é resultado da fusão de duas universidades (de Duisburg e de Essen) e possui campus nessas duas cidades.

O doutorado aborda os desafios de pesquisa relacionados a mídias sociais. Para fins de estudo, elas são consideradas sistemas complexos caracterizados pelos conteúdos produzidos pelo próprios usuários. O curso convida os doutorandos a preencherem as lacunas de investigação que ainda existem nesse campo de estudo.

Acesse o site do programa
Saiba mais sobre a bolsa
Inscreva-se

 

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post ?

Precisa de ajuda na candidatura?

Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

>>> DAAD oferece bolsa para mestrado na Alemanha em Development Management
>>> Carta de motivação: quais os erros mais comuns e como evitar

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

1 comentário em “Universidade de Duisburg-Essen oferece bolsas para doutorado na Alemanha”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais