bolsa para mestrado na área de educação erasmos glasgow escócia

Erasmus tem bolsa para mestrado na área de educação de adultos na Europa e Malásia

Já pensou em ganhar uma bolsa para mestrado na área da educação de adultos? Pois é, essa é uma oportunidade para fazer esse curso e ainda morar em diferentes lugares da Europa e na Malásia.

O mestrado internacional em Educação de Adultos para a Mudança Social (International Master in Adult Education for Social Change — IMAESC) é um programa do Erasmus Mundus. O curso é em inglês, tem duração de dois anos e é uma parceria entre um consórcio de universidades. Ele tem o objetivo de ampliar a compreensão sobre o tema, tendo em consideração o contexto da globalização.

>>Erasmus Mundus: brasileiros tiram dúvidas sobre o programa

A estrutura do curso permite que o aluno estude em diferentes países da Europa e ainda tenha uma experiência na Malásia. O último semestre será destinado à pesquisa de dissertação e o estudante pode escolher onde realizá-la. Fora isso, o IMAESC se estrutura da seguinte forma:

  • Universidade de Glasgow, na Escócia (1º semestre);
  • Universidade de Malta, em Malta (opção 1 para 2º semestre);
  • Maynooth University, na Irlanda (opção 2 para 2º semestre);
  • Universiti Sains Malaysia, na Malásia (Escola de verão opcional);
  • Universidade de Tallinn, na Estônia (3º semestre).

>> Saiba tudo sobre a burocracia da candidatura ao programa

Como são as bolsas Erasmus Mundus

As bolsas do programa Erasmus Mundus incluem: contribuição para custos de participação no curso (taxas e custos obrigatórios); auxílio para despesas de viagem e instalação dos estudantes e subsídio mensal para subsistência durante toda a duração dos estudos.

Os brasileiros que forem contemplados com uma bolsa para mestrado na área da educação do IMAESC terão: 9 mil euros por ano para cobrir custos de participação; 4 mil euros para despesas de viagem e instalação, além do subsídio mensal de 1 mil euros. Serão oferecidas no máximo três bolsas por país. Brasileiros com cidadania europeia podem também fazer curso como pagantes com taxas com metade do valor para estudantes internacionais. Mais abaixo damos dicas de como pagar essas taxas fazendo uma boa economia.

>> Como validar mestrado do Exterior no Brasil

Requisitos e candidatura à bolsa para mestrado na área da Educação

Para participar do programa como proveniente de um “partner country”, o candidato não pode ter residido ou mantido sua atividade principal em um país da Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.

>>>Bolsa Erasmus Mundus para fazer Mestrado na Europa com tudo pago

A candidatura à bolsa para mestrado na área da Educação de Adultos deve ser feita através do site da Universidade de Glasgow. O prazo para quem deseja concorrer ao benefício Erasmus vai até o dia 14 de janeiro de 2022. Os documentos necessários são:

  • Cópia do diploma de graduação (com tradução oficial);
  • Cópia do histórico acadêmico (com tradução oficial);
  • Duas cartas de recomendação;
  • Curriculum Vitae;
  • Formulário de candidatura (aqui);
  • Comprovante de conhecimento de inglês (TOEFL, IELTS, CAE, CPE, PTE ou Trinity College London Integrated Skills in English: ISEII);
  • Cópia do passaporte.

O interesse na bolsa deve ser especificado no formulário de candidatura, assim como a categoria — no caso do Brasil “partner country”. Note que é possível salvar e editar a inscrição quantas vezes o candidato desejar antes de enviá-la definitivamente.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre as bolsas
Inscreva-se agora

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

4 comentários em “Erasmus tem bolsa para mestrado na área de educação de adultos na Europa e Malásia”

  1. Olá! Estou me inscrevendo no programa para 2021-2022, e estou com dúvida quanto ao papel da carta de referência.
    No edital diz “papel timbrado”. Deverá ser, então, um papel oficial da Instituição de ensino?
    Pergunto isso pois um dos meus professores, que irá escrever minha carta, não trabalha mais na Universidade.
    Obrigada!

  2. No site do programa, em documentos exigidos, existe o seguinte tópico: A copy (or copies) of your official academic transcript(s), showing full details of subjects studied and grades/marks obtained. Neste caso, seria o histórico acadêmico?

    Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais