mestrado em engenharia nos estados unidos partiu intercambio

Bolsa para mestrado em Engenharia nos Estados Unidos recebe inscrições

Estão abertas até 5 de maio as inscrições para o programa de bolsa para mestrado em engenharia nos Estados Unidos do Instituto Ling. O programa existe desde 2006 e é realizado em parceria com o Illinois Institute of Technology e busca facilitar o acesso de engenheiros brasileiros a cursos de mestrado em engenharia na Armour College of Engineering. As bolsas são parciais e brasileiros que tenham sido aceitos em programas de Mestrado em Engenharia no IIT e que recebam recomendação de bolsa por parte da universidade podem concorrer. O apoio oferecido pelo Instituto Ling varia entre 25% a 50% do valor de um ano de curso.

>>> Veja todas as bolsas com seleção aberta

Os candidatos passam por avaliação de documentação, entrevista individual por telefone e dinâmica de grupo. O resultado deve ser divulgado em agosto. A documentação exigida deve ser enviada pelo correio para o Instituto Ling: Rua Siqueira Campos, 1163, 7º andar – Centro Histórico, Porto Alegre, RS – CEP 90010-001. No envelope, coloque aos cuidados de “Instituto Ling”.

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para estudar nos EUA

Para se inscrever nas bolsas para mestrado em engenharia nos Estados Unidos é preciso:

1) Comprovar, no ato de candidatura, que já foi aceito pelo IIT para um mestrado full time em Engenharia;
2) Apresentar recomendação de bolsa por parte do IIT, bem como o comprovante de recebimento de bolsa de estudos da universidade equivalente a 4,5 horas/crédito de desconto no tuition para os dois primeiros semestres;
3) Ser brasileiro;
4) Comprovar a necessidade de apoio financeiro para concluir seu mestrado;
5) Realizar a sua inscrição dentro do prazo estabelecido;
6) Enviar a documentação de inscrição completa;

Documentação para inscrição na bolsa para mestrado em engenharia:

1) 1 Foto recente e colorida, tamanho passaporte;
2) Formulário de Inscrição
3) Currículo em uma página (em português ou inglês);
4) Cópia da declaração de renda completa mais recente, discriminando a relação de bens móveis e imóveis e o comprovante de entrega:v a. do candidato; b. dos seus pais; c. do cônjuge (quando houver);
5) Cópia dos resultados do GRE/GMAT;
6) Carta de aceitação no IIT;
7) Cópia do “application”, incluindo “essays”;
8) Carta de apresentação pessoal, na qual expressará as razões pelas quais está solicitando uma bolsa de estudos e porque é merecedor de receber uma bolsa do Instituto Ling (limite de extensão: 2 páginas);
9) Carta de recomendação, preferencialmente do empregador ou liderança imediata, atestando também a insuficiência de recursos do candidato para o financiamento do curso;
10) Mapa geral de custos para o período do curso pretendido (veja exemplo), contendo as seguintes informações (em US$): a. Despesas anuais do curso (tuition, fees, pre-term, material, etc.); b. Despesas anuais pessoais (moradia, alimentação, seguro-saúde, lazer, etc.); c. Despesas de viagem; d. Descrição dos recursos disponíveis (poupança, empréstimos, ajuda financeira dos pais, venda de bens, etc.); e. Valor da bolsa pretendida.
11) Termo de participação no concurso


As bolsas do Instituto Ling são parciais, mas os candidatos aprovados podem concorrer a outras bolsas de parceiros do instituto para que possam conseguir financiar o total do curso. Todos os bolsistas Ling concorrem a bolsa Person of the Year Fellowship Program, concedida em parceria com a Brazilian-American Chamber of Commerce de Nova Iorque (BACC) que é adicional à bolsa recebida.

Veja o edital
Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato por e-mail: [email protected].

Todas as bolsas abertas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Consultoria Foka

Bolsas relacionadas

2 comentários em “Bolsa para mestrado em Engenharia nos Estados Unidos recebe inscrições”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais