American Press Institute oferece bolsa para estudantes de jornalismo e recém-formados
O American Press Institute (API – Instituto Americano de Imprensa) está recebendo candidaturas para o seu programa de verão até o dia 6 de janeiro. A edição deste ano oferece uma bolsa para estudantes de jornalismo ou recém-formados na área interessados em promover a inovação em veículos de comunicação. O API está à procura de jovens que possam imaginar a construção de uma ferramenta, um recurso ou um guia que ajudaria as organizações a tomarem decisões em áreas críticas do seu trabalho.
O programa não é exatamente um estágio de verão, já que consiste no desenvolvimento de um projeto proposto pelo próprio candidato. A bolsa servirá para que o escolhido coloque em prática suas ideias com orientação do API durante o programa de 12 semanas. Os projetos podem incluir coleta de informações, relatórios escritos ou um pequeno desenvolvimento tecnológico – algo que ajudaria os veículos a resolverem alguns dos problemas que enfrentam no dia a dia. Para exemplificar, nas outras edições as pesquisas se focaram nos elementos que levam os leitores a se envolverem com o jornalismo ou em como os veículos devem usar as mídias sociais.
Além de concretizar o seu projeto de pesquisa, o bolsista ganhará experiência em inovação de mídia através do envolvimento em programas do American Press Institute. Eles incluem, por exemplo, pesquisas inovadoras sobre comportamento da audiência e processos de transformação dos veículos de comunicação.
Sobre a bolsa e a candidatura
O programa de 12 semanas inclui uma ajuda de 9000 dólares. A sede do instituto e, portanto, do programa fica em Arlington, nos EUA. A data de início da bolsa é flexível e pode ser ajustada de acordo com a agenda do estudante – mas espera-se que seja em uma data próxima de 3 de junho.
Para se candidatar, é necessário enviar um e-mail para [email protected] com o assunto “API Summer Fellow” anexando:
- Carta de apresentação
- Uma carta explicando as suas qualificações e o motivo pelo qual está se candidatando e descrevendo o seu projeto de bolsa;
- Três referências.
Requisitos da bolsa para estudantes de jornalismo nos EUA
- Ser estudante de jornalismo ou recém-formado em uma área de estudo relacionada ao jornalismo, à comunicação ou à tecnologia;
- Demonstrar interesse em pesquisa, treinamento e estratégia jornalística;
- Apresentar forte capacidade de pensamento analítico para detectar tendências e identificar novos conceitos;
- Ter boas habilidades para se comunicar e capacidade de prosperar em um ambiente de trabalho colaborativo.
Atividades e atribuições do bolsista do API
- Concluir o projeto submetido para a bolsa;
- Contribuir para o conteúdo editorial da API;
- Ajudar em treinamentos e outros eventos;
- Participar de outras atividades de pesquisa e programas de consultoria do instituto.
Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.
Sobre o autor
Jaqueline Crestani
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.
3 comentários em “American Press Institute oferece bolsa para estudantes de jornalismo e recém-formados”
Sabe me dizer sobre a proficiência em Inglês, é um requisito?
Com certeza. O programa é nos EUA para quem já tem proficiência em inglês
A proficiência em Inglês não é um requisito?