augusta saraiva northwestern university partiu intercambio 1

Augusta Saraiva: programas que me ajudaram no processo para estudar nos EUA

augusta saraiva northwestern university partiu intercambio 1Demorou, mas está no ar a segunda coluna da Augusta Saraiva aqui no Partiu Intercâmbio. Hoje o assunto é sobre quais programas ajudaram ela a conseguir bolsa para estudar nos EUA. A Augusta faz graduação nos Estados Unidos com bolsa de estudos. Confiram:

Bolsas nos EUA

Se você já sabe um pouquinho sobre como é o processo seletivo para estudar nos EUA, deve imaginar que é muito difícil conseguir dar conta de tudo. Ao contrário do Brasil, o “vestibular” americano não consiste só de uma prova, e sim de uma sequência de exames padronizados e de inglês, atividades extracurriculares, cartas de recomendação, cartas de motivação e por aí vai. Entretanto, uma coisa que eu gosto de deixar muito clara é que sempre tem gente disposta a te ajudar com tudo isso, e é por essa razão que hoje eu trago um programa que pode te ajudar de graça e que está com inscrições abertas.

O BRASA Pré é uma iniciativa da BRASA, a Associação de Estudantes Brasileiros no exterior, que visa a ajudar quem gostaria de tentar uma vaga em uma universidade no exterior através de mentoria. O programa é dividido em duas modalidades: Europa e Estados Unidos, e você pode se inscrever para participar das duas simultaneamente. (Além disso, ambas são totalmente gratuitas!)

Embora o programa se comprometa a arcar com os custos do processo seletivo, como o Prep Scholars e o Oportunidades Acadêmicas, nos últimos anos eles tem conseguido oferecer uma boa quantia para os participantes de precisam de ajuda para pagar taxas de inscrição para provas provas, por exemplo. Por isso, vale a pena aplicar mesmo que você não tenha certeza se pode pagar pelo processo seletivo, tanto para Europa quanto para os EUA.

>>> Oportunidades Acadêmicas: para pós-graduação nos EUA
>>> Oportunidades Acadêmicas: para graduação nos EUA
>>> Quer estudar nos EUA? Conheça o EducationUSA

Eu já participei do BRASA Pré Estados Unidos duas vezes, em 2016 como mentorada, quando estava aplicando para universidades americanas, e 2017 como mentora. Ainda que eu tenha participado de outros programas de mentoria durante o processo seletivo, posso dizer que o BRASA Pré fui muito importante principalmente para me dar uma perspectiva real de como é a vida de um estudante brasileiro no exterior, além de ouvir o ponto de vista de quem já participou do processo, já que os mentores normalmente são estudantes que já passaram por tudo isso.

Além disso, outro ponto que considero importante é a possibilidade de participar de workshops online sobre diferentes aspectos do processo seletivo em que você tem contato principalmente com redações e cartas de recomendação que deram certo, o que dá uma perspectiva incrível e muito realista de como deve ser feita cada coisa. Vale lembrar também que o BRASA Pré é desenhado para que seu mentor estude em uma universidade que você tenha interesse (mas se você ainda não tiver ideia de para onde quer ir também não tem problema!), assim que ele ou ela pode te ajudar com os detalhes específicos sobre cada universidade.

 

As inscrições pro BRASA Pré estão abertas até o dia 02/03, e você pode se inscrever para a modalidade EUA aqui ou Europa aqui.

Bolsas abertas

_______________________
augusta saraiva partiu intercambio

Estudante de Jornalismo, Augusta Saraiva divide seu tempo entre caçar bolsas de estudo e contar como faz isso no YouTube e no Instagram. Tudo isso enquanto tenta se aquecer no frio de Chicago, nos Estados Unidos, com um bom chimarrão.

 

 

________________________

Curtiram a coluna da Augusta Saraiva? Fiquem ligados que em breve tem mais 🙂

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no canal no YouTube do Partiu IntercâmbioAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post ?

 >>> Veja bolsas abertas  nos Estados Unidos

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais