PDPI Fulbright Mayse Duarte partiu intercambio

Bolsa PDPI da Fulbright: intercâmbio não é coisa só de adolescente

Uma das coisas me mais me empolga é receber e-mails de pessoas que leem o blog e ganharam bolsas. Saber as histórias de vocês e poder compartilhar elas com todos os leitores é um privilégio, sabem? Essa semana, recebi uma mensagem bem legal da Mayse Duarte, de Várzea Grande, no Mato Grosso. Ela é professora de inglês na rede pública e ganhou a bolsa PDPI da Fulbright para fazer curso nos Estados Unidos com tudo pago.

Bolsas para professores

A Mayse é professora há 14 anos, casada, tem três filhas e teve a oportunidade de ser um dos 540 professores de inglês da rede pública de ensino selecionados para o Programa de Desenvolvimento de Professores de Inglês (PDPI) da Comissão Fulbright no Brasil em 2013. Aos 44 anos, ela fez seu primeiro intercâmbio, no qual passou seis semanas nos Estados Unidos estudando em uma universidade para melhorar seu inglês e poder aplicar os conhecimentos em sala de aula aqui no Brasil. Confere o relato sobre o PDPI:

Mayse Pdpi 1

“Tenho 44 anos e acabei de voltar do meu primeiro intercâmbio. Em Junho deixei minha casa, minha família (tenho três filhas – a mais nova tem cinco anos), meu trabalho, minha cidade e fui para a St. John’s University, em Nova York, fazer um curso de Inglês por seis semanas por conta da bolsa PDPI da Fulbright e Capes.

Foi incrível!! A melhor atitude que tomei na minha vida pessoal e profissional! A bolsa incluía passagens aéreas, estadia, curso e material escolar, alimentação e transporte. Conheci Nova York inteira! Amei cada aula, cada minuto! Não quero parar por aí não! Quero sair mais do Brasil, usar meu Inglês e melhorar ainda mais!

Antes dessa oportunidade, eu nunca pensei em fazer intercâmbio, pois achava que só tinha esses de curso de Inglês nos EUA que você paga e, para mim, estava fora de cogitação. Quando se tem três filhos há outras prioridades e também rolava um pouco de me achar velha demais para ganhar uma bolsa de estudos. Pelo curso, eu fiquei na St. John’s University no campus do Queens, em Nova York.

>>> Como ser fluente em inglês sem nunca ter morado fora

Foi a primeira fez que tentei uma bolsa de estudos!  Pois o Toefl era de graça para inscritos no PDPI da Fulbright. Sempre tive a curiosidade de fazer esse teste, mas era caro demais. Quando saiu a nota, vi que era suficiente para a bolsa, nem acreditei! Quando chegou o e-mail dando os parabéns, eu fiquei atônita! E agora? Tinha que dizer se aceitava a bolsa sem saber pra onde iria. Eu aceitei e tive todo o apoio do meu esposo e das meninas mais velhas que ajudariam a cuidar da caçula.

Quando soube que tinha sido aceita na St. John’s, corri no google pra saber onde ficava. Chorei, agradeci a Deus esse presente maravilhoso. Pois, se tinha um lugar nos Estados Unidos que eu queria conhecer nessa vida, era Nova York. Imagina? uma professora pobre como eu em Nova York?? Quanto ao Inglês, não tive problemas. Fazia questão de sair sozinha, comprar sozinha, para me forçar a falar.

Mayse Pdpi 2 Mayse Duarte pdpi fulbright partiu intercambio

O único momento difícil mesmo foi quando caí, era o segundo dia lá.  Pedi a um colega para me acompanhar no hospital e passamos uns perrengues com a forma de atendimento – e de comportamento mesmo. Brasileiro é muito expansivo e fala demais. Eles não estão acostumados a isso. Continuei de pé torcido, mas não foi nada que me tirasse a vontade de conhecer e apreender. O mais legal foi compartilhar experiências com os professores de lá e conhecer o sistema americano de ensino. Também foi muito bacana ver que meu Inglês não era tão ruim assim (todo mundo me entendia! até elogiaram!).

>>> Dicas para destravar o seu inglês

A viagem me fez perceber como sou forte, como posso crescer ainda mais na minha carreira e nos meus estudos e como sou feliz morando no Brasil. Amo ser brasileira e morar em um país de oportunidades para quem quer estudar. Minha dica para quem busca uma oportunidade dessas: não tenha medo! A experiência é ótima! Quando partir, aproveite cada minuto conhecendo lugares, trace metas por semana ou por dia do que conhecer e aprender, se não a saudade bate forte mesmo!”

Inscreva-se na bolsa 

Todas as bolsas abertas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

13 comentários em “Bolsa PDPI da Fulbright: intercâmbio não é coisa só de adolescente”

  1. Muito legal. Me inscrevi esse ano mas não consegui passar no TOEFL, fiquei com nota 427,0. Se alguém tiver sugestão de material para estudar. Agradeço muito, estou precisando. Abraços

  2. Amei seu relato! Fui selecionada para 2014! Ainda nem acredito. Tenho uma história parecida com a sua, quase a mesma idade que vc e um filho de 4 anos! Mas tb tenho todo o apoio de meu marido e, apesar do medo da saudade, não posso perder a oportunidade!

  3. Que legal Mayse você ter ido para St. Jonh’s participei deste mesmo programa em Janeiro deste ano e também fui para lá. Amei cada minuto , é tudo muito lindo. Só senti falta de conhecer mais lugares devido ao frio de rachar não era todo dia que dava pra gente sair né. Mas achei incrível ver o central park todo coberto de neve. An unforgettable experience.!

    1. Fiquei feliz por você. Me inscrevi esse ano mas não passei no TOEFL. Se alguém tiver sugestão de material para estudar. Agradeço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais