Veja como faz para ser host family família stefani fagundes receber estrangeiros hospedar intercambista

Quer hospedar um intercambista? Veja como faz para ser host family

Muita gente se pergunta como faz para hospedar um intercambista e ser host family por um semestre ou até um ano. A verdade é que a ideia de fazer intercâmbio depois que já se tem uma família formada assusta muita gente, mas para Aline Stefani e Renato Fagundes foi como uma necessidade. Nenhum dos dois conseguiu fazer intercâmbio no Ensino Médio, e a vontade de viver essa experiência persistia até os dias de hoje.

Bolsas para estudar fora

Foi então que os dois juízes do Trabalho resolveram que era a hora de realizar o sonho: eles se tornaram voluntários e abriram a casa onde moram com os dois filhos e a vida familiar para receber estudantes estrangeiros. A experiência foi tão gratificante que eles já receberam três estudantes. Fynn Conrad, um alemão de 16 anos que chegou no início de agosto de 2012, é o terceiro“filho com sotaque” da família.

fagundes2
A família Fagundes (todos em pé na foto) já hospedou três estudantes estrangeiros em Porto Alegre. A primeira foi Paulina, da Alemanha (no centro), a segunda foi a Rebeca dos Estados Unidos (na esquerda) e depois o Fynn (da Alemanha)

Como hospedar um intercambista sem tretas?

Tudo começou em 2009, quando eles começaram a pesquisar na internet diversas organizações e programas que cadastrassem famílias voluntárias para hospedar intercambistas:

– Visitamos amigos que estavam recebendo intercambistas e descobrimos que não havia necessidade da reciprocidade, até porque as crianças eram pequenas na época (Artur, o mais velho, tem 13 anos hoje, e Martina, a mais nova, tem quatro). Todos se empolgaram com a ideia. Preenchemos uma ficha na internet e começamos o processo – conta a juíza.

Na documentação, eles falaram dos hábitos da família e sobre que tipo de jovem gostariam de receber. Tudo para evitar que o choque cultural pudesse causar conflitos insuperáveis. Além disso, eles ainda receberam a visita de uma psicóloga.

– A visita de alguém do programa é importante para que a família tire dúvidas e até para dar mais segurança para quem recebe. Assim fica claro que há toda uma estrutura por trás do jovem com quem eles conviverão por um ano ou seis meses – explica Ruy Temberg,coordenador daYouth For Understanding (YFU) Brasil, organização que envia brasileiros e recebe jovens de mais de 50 países todos os anos.

>>> Como é morar com uma família no Exterior

– No início, fiquei meio desconfortável. Era como se alguém estivesse nos avaliando, mas depois me tranquilizei. Afinal, eles têm que se certificar que tudo o que a família diz nos formulários é verdade, para a segurança dos adolescentes – comenta Aline.

Uma semana depois, os Fagundes receberam os primeiros perfis de adolescentes. Aí começou o dilema: era a hora de escolher qual daquelas caras sorridentes nas fotos conviveria com a família por um ano.

– Nos encantamos pelo perfil da Paulina Banzerus, uma alemã de 15 anos na época. A única “exigência” era que ela tinha de “ser” colorada, não importava o time para o qual ela torcesse na Alemanha – brinca o juiz do Trabalho. – O Fynn, por exemplo, já é até sócio do Inter e vai aos jogos comigo.

>>> Quanto custa fazer intercâmbio no Ensino Médio

Ao hospedar intercambista é preciso ter paciência
paulina1

A ideia de receber um jovem estrangeiro é justamente essa: integrar o adolescente na vida familiar e fazer com que a família possa ter uma experiência de intercâmbio sem sair de casa. Na família Fagundes, a experiência deu tão certo que a filha mais nova do casal ficou confusa quando a primeira intercambista voltou para casa:

– Durante um tempão, a Martina ainda achava que a Paulina fosse voltar. E chamava o quarto vazio de“o quarto da Paulina”– conta Artur, 13 anos.

Mas os conflitos com os jovens estrangeiros também surgem e por isso é muito importante ter paciência e conversar muito. Principalmente os cuidados com segurança, muitas vezes chocam os estudantes estrangeiros. Fynn, que mora em Berlim, na Alemanha, estranhou o fato de os pais gaúchos não permitirem que ele voltasse para a casa de ônibus das festas com os amigos.

– Assim como fazemos com nossos filhos, precisamos mostrar quais os limites e que certas coisas que eles fazem em casa são impraticáveis aqui. Nós somos os responsáveis por eles. Então, do mesmo jeito que eu não deixaria meu filho voltar de ônibus de uma festa às 3h, busco o Fynn das festas da escola, mesmo que ele ache a coisa mais exagerada do mundo – pondera Aline.

>> Dicas para viver com a host family numa boa

Se assim como a família Stefani Fagundes você quer hospedar um intercambista em casa, entre em contato com organizações de intercâmbio e agências da sua região.

Dicas para quem vai hospedar um intercambista

Para hospedar um intercambista e ter uma boa relação, alguns cuidados são importantes:

  • Paciência, capacidade de diálogo e interesse por outras culturas são fundamentais para receber um estudante estrangeiro.
  • Não é necessário ter filhos. Duas pessoas que vivem juntas, seja por laços afetivos ou sanguíneos, já podem se candidatar.
  • O consenso de todos os membros da família é muito importante para que a experiência de ser host family seja bem sucedida.
  •  A casa precisa ter estrutura suficiente para hospedar um intercambista. No entanto, não é indispensável que o jovem tenha um quarto só para ele. Adolescentes do mesmo sexo podem dividir quarto.
  • Os jovens não devem ser recebidos como hóspedes. Deve haver esforço dos dois lados para integrar o intercambista à vida familiar.
  • Não é necessário reciprocidade, quem recebe um intercambista não necessariamente precisa enviar um jovem.

Todas as bolsas abertas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

35 comentários em “Quer hospedar um intercambista? Veja como faz para ser host family”

  1. Ja hospedei muitos intercambistas na minha residência. É uma experiência incrível. Depois da pandemia ainda não recebi estudantes. Quero ampliar meus anúncios para receber estudantes. Ja fui intercambistas na França. Uma experiência ímpar.

  2. Ja hospedei muitos intercambistas na minha residência. É uma experiência incrível. Depois da pandemia ainda não recebi estudantes. Quero ampliar meus anúncios para receber estudantes.

  3. Quero hospedar intercambistas. Já hospedei dois estudantes da Colômbia e México.
    Moro na capital de São Paulo
    Por favor envie informações.

  4. Gostaria de saber como faço para inscrever minha casa e minha família para ser uma host family .
    Passei por essa experiência qdo fui morar no Canadá e achei muito enriquecedor para ambas as partes.
    Quem o qual.entidade preciso procurar?

  5. Bom dia , como faço para participar?No caso queria receber uma pessoa do sexo feminino e enviar minha filha de 21 anos para um país de lingua inglesa , seria ótimo essa troca pois ela ja esta em busca de um intercambio e para nós seria uma otima experiência

  6. adoraria receber estudantes para homestay. falo inglês fluente por ter morado e trabalhado no Canadá por 11 Anos. A troca cultural e da língua é o que nos motiva a receber um estudante em nossa casa. Como posso saber mais informações da possibilidade de ser um Host Family?

  7. Minha esposa e eu gostaríamos de acomodar intercambistas de língua inglesa
    Por favor, informe-nos o passo a passo e a ficha cadastral
    Obrigado!

  8. Quero hospedar um intercambista em minha casa aqui no Brasil Rio de janeiro tem algum site que eu possa me cadastrar para tal finalidade

  9. Gilberto Bandeira

    Gostaria de saber mais sobre o programa. Ten ajuda de custo? Quanto tempo máximo e mínimo que o intercambista pode passar? Quem recebe vai sustentar o intercambista? O que ele vem fazer no Brasil? Aprender o idioma? Estudar?…….

  10. Meu esposo e eu gostaríamos de acomodar intercambistas de língua inglesa
    Por favor, informe-nos o passo a passo e a ficha cadastral
    Obrigada!

  11. Meu esposo e eu gostaríamos de acomodar intercambistas de língua inglesa
    Por favor, informe-nos o passo a passo
    Obrigada!

  12. Gostaria muito de hospedar jovens de preferência sexo feminino pois moro sozinha. e também séria uma ótima oportunidade para aprender inglês. Não quero cobrar pela hospedagem. Gostaria de saber como faço para me cadastrar.

  13. ondina rivera kestring

    Boa noite, gostaria de saber se somente pode hospedar adolescentes .? Nada contra.Tenho um filho de 20 anos e temos condições p receber uma pessoa e na verdade gostaríamos de também poder aprender um pouco de inglês .

  14. Patricia de Oliveira Santos

    Eu estou me inscrevendo em varias agencias para receber intercambistas estrangeiros e quando ligo pedindo mais informaçoes na respectiva agencia eles dizem que nao trazem só levam intercambistas,isso é frustrante pois já recebi 2 intercambistas que só nos preparativos para recebe los foi o suficiente para sair da depreção e o médico dar alta eu preciso continuar recebendo intercambistas por recomendação médica.

  15. Olá, gostaria de participar deste programa, mas fico receoso de consultar qualquer programa destes que tem na Internet, vocês poderiam indicar algum que fosse confiável. e se possível indicar algum que eu possa trocar com alguma familia para mandar minha filha também para intercambio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais