Hoje, existe intercâmbio para todos os gostos, tipos, idades e bolsos. Sendo assim, muita gente aproveita a oportunidade para fazer voluntariado no exterior. É um jeito de conhecer gente, aprender um monte e fazer coisas bacanas. A estudante de Design Gráfico Lídice Copstein, de 22 anos, de Porto Alegre, optou por fazer isso em um lugar bem diferente: nas Filipinas.
Durante o intercâmbio nas Filipinas, ela trabalhou como voluntária em um projeto que queria transformar o rio subterrâneo Puerto Princesa em uma das sete maravilhas da natureza.
Como é fazer voluntariado no Exterior:
“Fui para as Filipinas tentar ajudar a transformar o rio subterrâneo Puerto Princesa em uma das sete maravilhas da natureza. Para tal, havia um concurso online e por sms e um esforço nacional para estimular os votos em Puerto Princesa. Meu trabalho lá consistiu, principalmente, em criar peças para essa campanha.
Durante meu trabalho voluntário no Exterior, tive a oportunidade de ver meus trabalhos em grandes jornais, em poster nas paredes do metrô, nos shoppings, em todo lugar! A sensação foi surreal e incrível. Como se tudo isso não fosse suficiente, pude conhecer um país cheio de natureza e belezas. Visitei o rio subterrâneo que divulgava, tive reuniões com o ministro do meio ambiente, prefeitos, secretários e várias outras figuras importantes. Vivi uma cultura completamente diferente, aprendi muito, mudei a forma como vejo e encaro o mundo e me desenvolvi absurdamente.
Me perguntam se a viagem do meu voluntariado no Exterior foi o que eu esperava. Não foi. Seria impossível eu imaginar que pudesse viver tanta coisa, porque o aprendizado foi muito maior do que eu poderia pensar ser possível. Voltei pra casa com o sentimento de dever cumprido, com uma experiência fantástica e a certeza de que fiz a diferença.”
Trabalhos voluntários pretendo fazer