Universidade americana cria bolsa de estudos Marielle Franco

bolsa de estudos marielle franco sais johns hopkins

A Escola de Estudos Internacionais Avançados da Universidade Johns Hopkins (SAIS) acabou de anunciar a criação de uma bolsa de estudos Marielle Franco. O fundo da instituição de ensino superior americana tem o objetivo de homenagear a brasileira que era vereadora, feminista e defensora dos Direitos Humanos e que foi assassinada em março deste ano.

Bolsas para mestrado

A SAIS é uma importante escola de pós-graduação em relações internacionais que tem campi em países de três continentes diferentes: Estados Unidos (Washington DC), Itália (Bolonha) e China (Nanjing).

Bolsa homenageia política brasileira

A bolsa de estudos Marielle Franco foi criada pelo Programa de Estudos Latino-Americanos (LASP). A homenagem à trajetória da brasileira tem o intuito de dar suporte a estudantes sub-representados e comprometidos com o avanço da justiça social, da igualdade e de uma representação política mais ampla.

O programa irá beneficiar anualmente um aluno de um dos cursos de mestrado da escola com foco em estudos latino-americanos. Todos os estudantes que se candidatarem para mestrado na SAIS com esse direcionamento serão considerados na seleção.

A escola não anunciou exatamente como será a bolsa de estudos Marielle Franco. Mas, como se trata de uma universidade particular, é provável que o bolsista seja no mínimo isento das taxas de matrícula. Se for isso mesmo, já será uma grande ajuda, pois um mestrado na SAIS custa mais de 50 mil dólares por ano.

De acordo com o que foi divulgado, a bolsa poderá ser renovada para o segundo ano do curso. Para garantir o auxílio durante todo o mestrado, o bolsista deverá, porém, manter uma média exigida pela escola.

>>> Veja outras bolsas na área das Relações Internacionais

Como se candidatar à bolsa de estudos Marielle Franco

A candidatura para os cursos de mestrado da SAIS deve ser feita pela site da escola. Todos os documentos e materiais solicitados devem ser submetidos online. São eles:

  • Formulário de candidatura;
  • Currículo;
  • Carta de motivação;
  • Ensaio analítico;
  • Histórico acadêmico;
  • Duas cartas de recomendação;
  • GRE ou GMAT;
  • Certificado de inglês (TOEFL ou IELTS).

É possível se candidatar até o dia 7 de janeiro de 2019. O resultado da seleção da bolsa Marielle Franco deve sair no dia 15 de março do próximo ano.

>>> Fundação oferece bolsas de estudo no Exterior para mulheres na área de exatas

Sobre os cursos de mestrado da SAIS

Em uma época de instabilidade econômica com muitos desafios relativos à segurança, à pobreza e à desigualdade para serem enfrentados, a SAIS busca formar uma geração de futuros líderes. Os cursos capacitam o estudante para resolver problemas e lidar com as complexas questões do mundo atual.

Os mestrados da Escola de Estudos Internacionais Avançados da Johns Hopkins reúnem teoria (economia, relações internacionais e estudos regionais) e prática. No geral, os cursos têm duração de dois anos. Há opções para estudar nos Estados Unidos, na Itália ou na China.

Sobre a morte de Marielle Franco

A vereadora Marielle Franco foi assassinada a tiros no dia 14 de março de 2018 no Rio de Janeiro. O carro no qual ela estava com o motorista Anderson Pedro Gomes foi alvejado quando ela voltava para casa depois de um evento na Lapa.

Até agora, nenhum suspeito foi preso pelo crime e a Anistia Internacional já sugeriu que se crie uma comissão externa e independente para acompanhar as investigações.

Marielle foi eleita vereadora da Câmara do Rio de Janeiro pelo PSOL. Ela era feminista, defensora dos direitos humanos e das minorias.

Saiba mais sobre a bolsa
Veja a lista de cursos da SAIS
Inscreva-se agora

Todas as bolsas abertas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *