Programa da Universidade de Pádua dá bolsas para pós-doutorado na Itália
O Supporting Talent in Research — STARS Grants 2025 está recebendo inscrições até 20 de fevereiro. O programa da Università di Padova oferece bolsas para pós-doutorado na Itália.
O objetivo da iniciativa é financiar pesquisadores de uma das 28 áreas científicas da instituição, que ficam abaixo do guarda-chuva dos seguintes campos: ciências físicas e engenharia, ciências da vida e ciências humanas e sociais.
>>> Guia: Tudo o que você precisa saber para estudar na Itália
Quais os requisitos das bolsas para pós-doutorado na Itália
O edital oferece três tipos de financiamento com uma abordagem “bottom-up”, sem áreas temáticas pré-definidas. Está aberto a Pesquisadores Principais (PIs) de qualquer idade e nacionalidade que desejem realizar suas atividades de pesquisa em um Departamento da Universidade de Pádua. Os candidatos devem demonstrar a inovação, ambição e viabilidade do projeto científico proposto.
O edital está aberto a “Principal Investigators” (PIs) de qualquer idade e nacionalidade que desejam desenvolver a sua atividade em um departamento da Universidade de Pádua.
Os interessados são convidados a enviar um projeto de pesquisa e demonstrar a natureza inovadora, a ambição e a aplicabilidade da sua proposta científica.
Categorias do pós-doutorado na Itália
STARS Starting Grant (STARS-StG): destinado a PIs – inclusive externos à UNIPD – que estão começando a estabelecer sua própria equipe de pesquisa e/ou iniciar suas atividades de pesquisa independentes. Os PIs devem ter defendido seu primeiro título de Doutorado em um período máximo de 5 anos antes de 1º de janeiro de 2025 (datas de corte: 01/01/2020 – 31/12/2024, inclusive).
STARS Consolidator Grant (STARS-CoG): destinado a PIs que já conduzem pesquisas na Universidade de Pádua e estão consolidando sua própria equipe de pesquisa e/ou suas atividades de pesquisa independentes. Os PIs devem ter defendido seu primeiro título de Doutorado entre um mínimo de 5 e um máximo de 10 anos antes de 1º de janeiro de 2025 (datas de corte: 01/01/2015 – 31/12/2019, inclusive).
STARS Wild Card Grant (STARS-WiC): destinado a PIs que já realizam pesquisas na Universidade de Pádua, que se candidataram aos editais ERC de 2023 e 2024 indicando a UNIPD como sua Instituição Hospedeira, e cujo projeto obteve uma pontuação final de “A”, mas não foi financiado devido a limitações orçamentárias.
>>> Veja outras bolsas para pós-doc no Exterior
Como é o programa da Universidade de Pádua
As bolsas para pós-doutorado na Itália têm duração de dois anos. O financiamento inclui os custos da pesquisa (máximo 100 mil euros) e um salário para o pesquisador.
>>> Melhores bolsas no exterior em 2025
Candidatura às bolsas para pós-doutorado na Itália
Quem quiser se candidatar deve apresentar um projeto de pesquisa através da plataforma da universidade. O projeto deve ser escrito em inglês, conforme orientações do edital. Além disso, deverá estar acompanhado da documentação solicitada. Os documentos devem ter tradução em inglês.
O prazo para se candidatar termina no dia 20 de fevereiro às 13h (horário da Itália). Em outubro, serão realizadas as entrevistas com os pré-selecionados.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições abrem dia 6 de janeiro e são poucas vagas.
Confira a conversa ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Clica no vídeo abaixo pra conhecer as mentoradas e ver as dicas delas:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.
Saiba mais sobre o programa
Veja as áreas de pesquisa contempladas pelo programa
Acesse o edital
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok, Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.