APAL: curso de alemão e formação profissional na Alemanha com tudo pago
O programa Parcerias para a Formação Profissional Dual com Escolas na América Latina (APAL) é uma oportunidade para aprender alemão e se aperfeiçoar na área da saúde. Para se candidatar, é preciso ter somente a educação básica. Os selecionados realizam formação profissional na Alemanha com todas as despesas pagas.
A iniciativa do Goethe-Institut Brasil é fruto de cooperação com parceiros como a Central Mediação de Profissionais do Exterior da Agência Federal do Trabalho da Alemanha e hospitais alemães.
> Trabalhar na Alemanha: dicas para quem quer fazer carreira por lá
Como funciona o APAL
O APAL funciona da seguinte forma: o interessado envia a sua candidatura e, se selecionado, inicia o curso de alemão no Goethe-Institut Brasil até atingir o nível B1. Assim, poderá solicitar o visto e o reconhecimento do histórico escolar brasileiro na Alemanha.
Finalizado esse processo, o candidato viaja para a Alemanha, onde faz cursos de alemão para atingir o nível B2. Assim que concluir essa etapa, inicia a formação profissional dual na Alemanha.
Por fim, é importante saber que, para fazer a formação profissional na Alemanha, será preciso atingir o nível B2 no idioma dentro dos prazos especificados.
A duração do programa geralmente é de três anos a partir do seu início. Após a conclusão, o profissional pode seguir trabalhando na empresa de formação, receber treinamento adicional ou estudar em áreas de enfermagem ou medicina na Alemanha, conforme seus interesses.
>> Visto para trabalhar na Alemanha
O que está incluído no programa de formação profissional na Alemanha
O APAL oferece apoio e suporte financeiro para o profissional da saúde que deseja se aperfeiçoar no país. Isso inclui:
- Formação profissional gratuita na Alemanha;
- Remuneração mensal garantida por contrato de formação entre aproximadamente 1.341 e 1.503 euros;
- Bolsa de estudos para curso de alemão no Goethe-Institut no Brasil (30h semanais) e na Alemanha;
- Apoio na tradução de documentos para o visto e apoio financeiro para passagens de avião;
- Na Alemanha: taxa fixa inicial para mobiliar o apartamento, primeiro mês de acomodação gratuita e pagamento da caução do aluguel;
- Suporte financeiro para um voo de ida e volta (incluindo bagagem) para o Brasil durante o período de formação.
>> Estudar na Alemanha é de graça (ou quase)
Funções contemplados pela formação do APAL
O programa de formação profissional na Alemanha contempla algumas atuações específicas da área da saúde. Isso significa que quem deseja se especializar em um desses âmbitos pode se candidatar:
Assistente cirúrgico
Profissionais que participam da preparação e da realização de operações, preparando os pacientes para a cirurgia e ajudando os médicos durante a operação. São corresponsáveis pela higiene do centro cirúrgico e são encarregados pela manutenção dos equipamentos técnicos e da esterilização dos instrumentos, além de exercer também outras funções.
Enfermeiros
Profissionais que cuidam e acompanham pessoas de todas as idades nos departamentos de enfermagem, enfermagem pediátrica e cuidado de idosos. Também estão envolvidos na internação de pacientes, na garantia da qualidade e gerenciamento do estoque de medicamentos, entre várias outras tarefas.
Assistente de laboratório médico-técnico
Profissionais que realizam exames laboratoriais de tecidos e fluidos corporais, como sangue, urina e suco gástrico. Como as análises químicas e médicas formam a base do diagnóstico médico, os assistentes documentam o procedimento e os resultados. Além disso, esterilizam aparelhos e instrumentos e monitoram o cumprimento das normas de higiene, entre outras atividades.
Assistente técnico-médico de radiologia
Profissionais que aplicam diagnósticos radiológicos e outros procedimentos de imagem e realizam exames de medicina nuclear, radioterapia, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Para tanto, organizam as unidades e equipamentos e os operam, tomam as precauções de segurança necessárias, documentam o exame e garantem que o material do filme e os dados digitais sejam armazenados adequadamente.
>>> Pré-integração do Goethe-Institut: projeto ajuda quem quer trabalhar e viver na Alemanha
Requisitos para se candidatar à formação profissional na Alemanha
A seguir, listamos os requisitos para se candidatar ao APAL com base no conhecimento ou não de alemão. Para ambos os casos, os organizadores gostariam que os participantes estejam totalmente focados no aprendizado do alemão. Por isso, recomendam que os profissionais não realizem atividades paralelas que possam comprometer a participação no curso de idioma.
Para candidatos sem conhecimento de alemão
- Ter entre 18 e 24 anos;
- Ter concluído a educação básica no Brasil (correspondente a 12 anos de educação básica);
- Grande interesse no cuidado do paciente;
- Excelente capacidade de trabalhar em uma equipe hospitalar multidisciplinar;
- Motivação profunda pelo aprendizado da língua alemã e interesse pela cultura alemã;
- Dispor de uma infraestrutura adequada para participar do curso de alemão online: um local tranquilo para estudar, um computador, uma conexão estável à internet e fones de ouvido.
Para candidatos com conhecimento de alemão
- Ter entre 18 e 24 anos;
- Ter concluído a educação básica no Brasil (correspondente a 12 anos de educação básica);
- Possuir um certificado de alemão correspondente ao nível A2;
- Ter disponibilidade integral para participar dos cursos (superintensivos) de alemão;
- Grande interesse no cuidado do paciente;
- Excelente capacidade de trabalhar em uma equipe hospitalar multidisciplinar;
- Motivação profunda pelo aprendizado da língua alemã e interesse pela cultura alemã;
- Dispor de uma infraestrutura adequada para participar do curso de alemão online: um local tranquilo para estudar, um computador, uma conexão estável à internet e fones de ouvido.
>> Materiais para estudar alemão
Como funciona a candidatura ao APAL
Tanto candidatos que sabem alemão quanto aqueles que não têm conhecimento devem se candidatar por meio de um formulário online até o dia 9 de fevereiro.
A seguir, elencamos os documentos exigidos para a candidatura:
- Currículo (em português ou alemão) – (Exemplo: Criar o seu CV Europass | Europass) (Nome do arquivo: Name_Lebenslauf_APAL);
- Carta de Motivação (em português ou alemão) (Nome do arquivo: Name_Motivationsschreiben_APAL);
- Cópia do certificado de conclusão do Ensino Médio ou do certificado provisório com as notas dos três últimos anos (Nome do arquivo: Nome_Schulzeugnis_APAL);
- Cópia do documento de identidade válido (Nome do arquivo: Nome_Personalausweis_APAL).
- Cópia do certificado de alemão no nível A2 ou superior conforme o Quadro Europeu de Referência para as Línguas (QERL) (Nome do arquivo: Sobrenome_ Nome_Deutschzerfifikat_APAL) – apenas para quem tem conhecimento.
O certificado de conclusão do Ensino Médio deverá ser enviado no original um mês antes da obtenção do certificado B1.
Os candidatos sem conhecimento prévio de alemão podem se candidatar ao APAL com cofinanciamento do programa Fit para o mercado de trabalho alemão (FIMA).
Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato por e-mail: [email protected].
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições abrem dia 6 de janeiro e são poucas vagas.
Confira a conversa ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Clica no vídeo abaixo pra conhecer as mentoradas e ver as dicas delas:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.
Saiba mais sobre o programa
Acesse o formulário de candidatura
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.