DAAD dá auxílio para espécie de doutorado sanduíche na Alemanha para bolsistas brasileiros
O DAAD está com chamada aberta para o Programa de auxílio para doutorandos com bolsa nacional. Trata-se de um financiamento complementar a bolsistas brasileiros. O programa oferece uma espécie de bolsa adicional para doutorado sanduíche na Alemanha. Os interessados podem se candidatar entre 2 de setembro e 31 de outubro de 2024.
O objetivo do edital é oferecer financiamento complementar à bolsa nacional concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou por uma Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa (FAP) participante do programa (lista abaixo) para viabilizar viabilizar parte da pesquisa da tese na Alemanha.
O programa é voltado a docentes e pesquisadores de alto nível que sejam bolsistas de uma das instituições participantes e visa consolidar a cooperação científica entre os dois países.
Serão concedidos auxílios de dois a seis meses para estudantes de doutorado (sem interrupção da vigência da bolsa da Capes ou de uma das FAP). Os estudantes podem escolher entre universidades, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas para realizar pesquisas específicas, relevantes para o desenvolvimento da tese de doutorado.
>>> 5 bolsas para doutorado pleno no Exterior
O que a bolsa semelhante a um doutorado sanduíche na Alemanha inclui
Os benefícios oferecidos pelo DAAD como auxílio adicional para essa estadia, que é muito semelhante a um doutorado sanduíche na Alemanha, incluem:
- Pagamento mensal de 735€;
- Seguro saúde;
- Auxílio para viagem (1.775€ – a menos que as despesas sejam cobertas por outra fonte de financiamento).
O financiamento pode ter duração de dois a seis meses e não pode ser renovada.
>>> Bolsas para fazer doutorado fora do Brasil
Requisitos para participar do programa
Para concorrer a uma das bolsas e fazer essa espécie de doutorado sanduíche na Alemanha, é preciso ser bolsista de doutorado da Capes ou de uma das fundações participantes no Brasil (lista abaixo), apresentar a pesquisa científica e ter a confirmação de orientação na Alemanha.
Outro detalhe importante a ser levado em consideração: no momento da inscrição, o doutorando não pode estar morando na Alemanha há mais de 15 meses.
Além disso, os candidatos não podem ter se formado há mais de seis anos no momento da inscrição. Também não podem ter iniciado o doutorado há mais de três anos.
Ainda, é necessário se candidatar no prazo correto das bolsas para doutorado sanduíche na Alemanha, que é 31 de outubro para estadias de pesquisa entre maio de 2025 e janeiro de 2026.
Instituições do Brasil elegíveis para as bolsas
As fundações participantes do programa no Brasil são:
- CAPES;
- FACEPE – Pernambuco;
- FAPDF – Brasília;
- FAPEAL – Alagoas;
- FAPEAM – Amazonas;
- FAPEAP – Amapá;
- FAPEG – Goiás;
- FAPEMA – Maranhão;
- FAPEMIG – Minas Gerais;
- FAPERGS – Rio Grande do Sul;
- FAPERJ – Rio de Janeiro;
- FAPERN – Rio Grande do Norte;
- FAPES – Espírito Santo;
- FAPESB – Bahia;
- FAPESC – Santa Catarina;
- FUNDECT – Mato Grosso do Sul;
- FAPERO – Rondônia;
- FAPT – Tocantis;
- Fundacao Araucária – Paraná;
- FAPEPI – Piaui.
Como é morar na Alemanha sem saber alemão?
>>> Motivos para aprender alemão
Candidatura a espécie de doutorado sanduíche na Alemanha
As inscrições para as bolsas de doutorado na Alemanha devem ser feitas pelo site do DAAD. A documentação que precisa ser anexada em PDF à candidatura é a seguinte:
- Formulário online;
- Currículo (máx. 3 páginas);
- Lista de publicações (máx. 10 páginas);
- Projeto de pesquisa;
- Cronograma da pesquisa na Alemanha;
- Comprovante de recebimento de bolsa da Capes ou de uma das fundações de pesquisa participantes;
- Diploma e histórico de graduação e mestrado;
- Comprovante de proficiência no idioma (inglês ou alemão dependendo da pesquisa e instituição);
- Comprovante de admissão à tese de doutorado ou certificação da data em que o exame será realizado antes do início da bolsa;
- Carta de aceite de um supervisor na instituição na Alemanha (deve incluir informação sobre o idioma de trabalho falado na instituição, entre outras informações).
Todos os documentos precisam ser traduzidos para o inglês ou alemão.
De acordo com o portal do DAAD Brasil, é para desconsiderar o item que fala sobre a necessidade de enviar documentos pelo correio, pois isso não é necessário. Sendo assim, a documentação deve ser submetida somente online por meio do DAAD Portal (link abaixo).
Dúvidas podem ser enviadas para [email protected] ou por telefone (21)2553-3296.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições estão abertas e restam poucas vagas. Em julho, conversamos ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Confira no vídeo abaixo dicas e a experiência delas sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos
Leia o edital do programa
Saiba mais sobre as bolsas
Inscreva-se
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Jaqueline Crestani
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.