Bolsa Gabriel García Márquez de jornalismo cultural

Bolsa Gabriel García Márquez de jornalismo cultural recebe inscrições

bolsa gabriel garcia marquez de jornalismo cultural

Estão abertas até 11 de janeiro as inscrições para uma nova edição da bolsa Gabriel García Márquez de Jornalismo Cultural. O programa da Fundación Gabriel García Márquez para el Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI) vai levar 15 jornalistas de todo o mundo por oito dias para Cartagena das Índias, na Colômbia.  A oportunidade tem o objetivo de estabelecer um programa de treinamento internacional de criação jornalística para que os profissionais possam compartilhar experiências, reforçar capacidades para o jornalismo cultural, conhecer a Colômbia e narrar as histórias da cultura local.

 

O workshop desta edição vai de 28 de fevereiro a 6 de março. O foco da oficina será a relação entre jornalismo e cinema e o curso ocorre durante o festival internacional de cinema de Cartagena. Durante o evento haverá também a oportunidade para pensar sobre a questão dos gêneros com os quais se constrói quotidianamente o jornalismo cultural. Além disso, os participantes também serão convidados a refletir sobre o papel do jornalismo cultural em uma época em que o criador e o público tem um contato cada vez mais direto por conta das ferramentas digitais.

>>> Bolsas para jornalistas: as melhores oportunidades
>>> Concurso dá viagem de graça para a Europa para escrever sobre a experiência
>>> ONU oferece bolsas para jornalistas em Nova York

Os focos principais do workshop serão as cidades de Cartagena das Índias, Barranquilla e Aracataca. Os bolsistas serão incentivados a participar das práticas e dinâmicas culturais nesses três locais para conhecer suas realidades, suas histórias e seus protagonistas e escrever sobre eles. A bolsa cobre o curso, passagem, acomodação, alimentação, seguro-saúde e materiais de trabalho.

Como se inscrever para a Bolsa Gabriel García Márquez de jornalismo cultural

Para se inscrever, é necessário ter bom domínio do inglês, fazer um cadastro no site da FNPI e enviar online os seguintes materiais:

  •  Autobiografia com no máximo 800 palavras (em inglês , espanhol ou português ), que enfatiza a experiência jornalística no campo cultural e as motivações para participar da bolsa de estudos;
  •  Carta de recomendação do veículo em que o jornalista trabalha atestando a relação de trabalho. No caso de freelancers, é necessária uma comprovação de que o jornalista recomendado publicou no veículo em questão nos últimos seis meses.  A carta deve especificar como o meio pretende publicar matérias realizadas durante a bolsa quando for o caso;
  • Matéria de autoria do candidato publicada no ano passado.

 

Leia o edital do programa
Faça sua inscrição

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post ?

>>> Universidade de La Rioja: bolsa para curso de espanhol na Espanha recebe inscrições

>>> Concurso de redação da ONU dá viagem para Nova York

 

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais