Edital da CAPES recebe candidaturas para expedição na Austrália
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES) está recebendo inscrições para um edital bem interessante. O selecionado participará de uma grande expedição na Austrália a bordo do navio JOIDES Resolution. Ao retornar, deverá divulgar os resultados do programa científico no Brasil.
Trata-se da “Expedição 369 – Australia Cretaceous Climate and Tectonics” promovida pelo International Ocean Discovery Program (IODP). O programa internacional de pesquisas marinhas tem o objetivo de investigar a história e a estrutura da Terra e monitorar ambientes de sub-superfície.
A expedição na Austrália acontece entre os dias 26 de setembro e 26 de novembro e o selecionado, ou seja, o “agente de divulgação” (é esse o nome do cargo) será contemplado com: passagens aéreas de ida e volta; auxílio seguro saúde; alimentação e hospedagem no navio; recurso de custeio de R$ 10 mil para as atividades a serem realizadas depois da expedição. Ao retornar, o selecionado deverá divulgar as atividades científicas do IODP e os resultados da expedição para estudantes, pesquisadores, professores e profissionais.
>>> Quer trabalhar na ONU? Veja vagas abertas para brasileiros
>>> Competição de vídeo tem como prêmio viagem à Alemanha para trabalhar em evento da ONU
>>> Programa para fazer estágio remunerado no Exterior recebe inscrições
Requisitos para se inscrever para a expedição na Austrália
Para concorrer à vaga e participar da expedição, o candidato precisa:
- Ser brasileiro;
- Ter mais de 21 anos;
- Possuir diploma de nível superior reconhecido pelo MEC em qualquer área;
- Possuir currículo na Plataforma Lattes do CNPq;
- Ter proficiência em inglês (TOEFL ou IELTS);
- Ter atuado profissionalmente por cinco anos em uma das seguintes áreas: educação/ensino de ciências; divulgação científica; popularização da ciência; produção jornalística escrita e/ou audiovisual voltada a conteúdos educacionais.
Candidatura e processo seletivo
As candidaturas devem ser feitas através do sistema de inscrição da CAPES até o dia 31 de julho. Além do formulário de candidatura e da documentação necessária, o interessado deve enviar uma carta de recomendação, um proposta de atividades educacionais e de divulgação, um ensaio (em inglês) e um portfólio.
O processo seletivo é composto por três fases: análise documental, análise de méritos e entrevista em língua inglesa. Serão convocados para a terceira etapa somente os candidatos aprovados nas primeiras duas fases da seleção. O resultado final será divulgado no dia 28 de agosto.
Acesso o edital com todas as informações
Saiba mais sobre a expedição e o programa IODP
Inscreva-se agora
>>> Confira todas as seleções abertas para trabalhar ou estudar no exterior
>>> Veja outras oportunidades para trabalhar fora do Brasil
>>> Acesse mais editais para ir para a Austrália
Sobre o autor
Jaqueline Crestani
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.