Quais universidades da Alemanha cobram de quem não é da Europa

Começamos o ano com esta bomba: Universidades da Alemanha cobram de quem não é da Europa a partir de setembro de 2017. Mas calmem! Por enquanto, isso foi aprovado apenas em Baden-Württemberg e, a princípio, tudo segue igual nos outros Estados da Alemanha. A diferença é que agora não tem mais aquilo de estudar na Alemanha quase de graça nas universidades que ficam nesse estado.

Pra vocês entenderem a mudança começou a valer nas universidades de Baden-Württemberg a partir de setembro de 2017. A partir desta data, qualquer estudante sem passaporte europeu precisa pagar 1500 euros por semestre para fazer cursos de graduação ou mestrado nas universidades deste Estado. Bem mais salgado do que aquele precinho camarada de até 300 euros por semestre.

>>> Veja bolsas para estudar na Alemanha de graça
>>> 5 motivos para não estudar na Alemanha

Universidades da Alemanha que cobram de estrangeiros

Até o momento isso foi aprovado em Baden-Württemberg e não se sabe se outros estados vão seguir esse “exemplo”. Para vocês terem noção, algumas das universidades de Baden-Württemberg onde agora brasileiros e qualquer outra pessoa sem passaporte europeu precisa pagar 1500 euros por semestre para fazer mestrado ou graduação na Alemanha são:

Universidade de Tübingen
Universidade de Stuttgart
Universidade de Karlsruhe
Universidade de Heidelberg
Universidade de Freiburg
Universidade de Mannheim

Além dessas, tem várias outras que também ficam no Estado de Baden-Württemberg, essas são só as universidades mais famosas da região e conhecidas pelo seu ensino de excelência, mas a cobrança tá valendo pra TODAS as universidades deste estado, então, tem que prestar atenção antes de escolher o curso e a universidade na Alemanha.

>>> Como fazer graduação na Alemanha de graça
>>> Passo a passo para fazer mestrado na Alemanha de graça

E as outras universidades da Alemanha cobram de estrangeiros?

Até o momento, tudo segue na mesma nas universidades públicas de outros estados. Inclusive se vocês quiserem encontrar cursos “de graça” para estudar na Alemanha, a gente já fez um post lindão explicando como fazer. Então, ainda rola estudar em Berlim, Bonn, Hamburgo, Munique e muitas outras cidades sem pagar esses 1500 euros. A única coisa que é preocupante é se as universidades dos outros estados resolverem seguir essa moda. Por enquanto, não se sabe nada, mas se você quer estudar na Alemanha, é melhor ir se agilizando antes que todo mundo tenha que pagar essas taxas.

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 🙂

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *