Tire suas dúvidas sobre o Ciência sem Fronteiras

Início » Bolsas de estudo » Ciência sem Fronteiras: tire suas dúvidas

intercambio

Nesta quarta-feira, a Capes divulgou em seu Facebook uma série de respostas para perguntas frequentes sobre as novas chamadas do Ciência sem Fronteiras. Das novas chamadas abertas em outubro de 2013, onze estão sob responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. O FAQ responde várias das dúvidas mais comuns dos candidatos e também explica como fazer o TOEFL ITP gratuito pelo programa, o que já divulgamos aqui há alguns dias 😉

Veja o comunicado da Capes na íntegra:

“Caros candidatos, elaboramos este documento com Perguntas Frequentes para auxiliá-los com as dúvidas mais frequentes em relação aos editais de responsabilidade da Capes no programa Ciência sem Fronteiras.

Lembramos que todas as informações podem ser encontradas nos respectivos editais e, assim,aconselhamos todos os candidatos a lerem as informações atentamente e a regularmente acessarem a página do Programa para caso de possíveis atualizações nos documentos oficiais. É de responsabilidade do candidato acompanhar as datas e informações divulgadas no site oficial do Programa. Não nos responsabilizamos por dados obtidos em outros meios.

As chamadas Capes abertas no momento são:
156 – Estados Unidos;
157 – Alemanha;
158 – França;
159 – Itália;
160 – Suécia;
161 – Noruega;
162 – Irlanda;
165 – Japão;
163 – China;
164 – Hungria e
166 – Áustria.

1) Estou inscrito em um edital da chamada anterior, posso me inscrever nas novas chamadas?
Sim. No entanto, todos os candidatos que estão concorrendo a duas bolsas ao mesmo tempo deverão decidir entre uma ou outra até a concessão da bolsa pela Capes.

2) Não estou conseguindo fazer meu login no portal. Como devo proceder?
A interlocução com o Programa Ciência sem Fronteiras, inclusive para candidatos com dificuldades no acesso ao Formulário de Inscrições, deverá ser realizada obrigatória e exclusivamente via Portal do Programa Ciência sem Fronteiras – Fale Conosco, escolhendo a opção “Ciência sem Fronteiras” > “Bolsas no Exterior” > “Problemas Formulários Ciência sem Fronteiras”. Também é possível fazer a solicitação pelo telefone 0800616161, opção 0 e subopção 1, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h (horário oficial de Brasília/DF)”.

3) Tenho uma prova de proficiência, mas meu edital não a aceita. Por quê?
Somente são considerados os testes de proficiência indicados pelo Parceiro da Capes no exterior, determinados a partir das exigências das universidades estrangeiras.

4) Há alguma possibilidade de retificação dos editais baixando as notas dos testes de proficiência?
No momento, não existe previsão de modificação das exigências quanto aos testes de proficiência emnenhum dos editais abertos.

5) Quais editais das chamadas recentemente abertas aceitarão o ENEM 2013?
Todas as Chamadas lançadas no mês de outubro de 2013 irão aceitar a nota do ENEM realizado este ano. Lembramos que o ENEM é requisito inegociável do Programa Ciência sem Fronteiras, não havendo a possibilidade de um aluno que não possua nota acima de 600 pontos em exames realizados a partir de 2009 concorrer à bolsa.

6) Em quais editais é possível fazer o TOEFL ITP gratuito? Como posso fazer minha inscrição?
As chamadas que oferecem a possibilidade de fazer o TOEFL ITP gratuitamente são 156 – Estados Unidos; 165 – Japão; 163 – China; 164 – Hungria e 161 – Noruega. A inscrição pode ser feita  de 25 de novembro a 29 de novembro de 2013, no site do Inglês sem Fronteiras, de acordo com a disponibilidade de vagas e salas disponíveis. A participação no teste TOEFL-ITP gratuito é opcional.  As provas serão realizadas em pelo menos uma localidade de cada unidade da federação, com número limitado de vagas.Somente os candidatos inscritos nos editais anteriormente citados poderão acessar o site, até as 23 horas e 59 minutos da data limite, para selecionar o local, data e horário de realização do teste. Será realizada apenas uma aplicação de teste no período indicado e os candidatos só poderão se inscrever uma única vez. Sob nenhuma hipótese será realizada uma segunda chamada do teste. Não será permitida a alteração do local e do horário do teste após finalizada a inscrição. As notas serão divulgadas em 31 de janeiro de 2014.

7) O requisito de ter no mínimo 20% e no máximo 90% do curso no momento do início das atividades no exterior é calculado como?
É de responsabilidade do Coordenador do Programa Ciência sem Fronteiras nas Instituições de Ensino Superior (IES) o cálculo do porcentagem de integralização do curso.

8) Posso iniciar minha inscrição em um curso de graduação e mudar no meio do processo?

Não, isso acarreta indeferimento da candidatura.

9) Tenho dúvidas sobre a minha candidatura, qual o melhor canal para fazer peguntas?

Caso o candidato já tenha sido homologado pela sua IES, o meio de contato correto é o Linha Direta. Se o aluno ainda estiver no processo de inscrição e homologação, deverá seguir o que reza o item 16.2 dos Editais.

10) Como saber o numero de vagas oferecidas para cada chamada?
Nenhum Edital sob responsabilidade da Capes possui um número específico de vagas.”

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *