Início » Bolsas de Estudo » UWC oferece bolsas para fazer intercâmbio no Ensino Médio em diversos países

uwc jady sampaio

Tá procurando uma bolsas para fazer intercâmbio no Ensino Médio? 20 de junho a 26 de agosto  dá para se inscrever para o processo seletivo dos United World Colleges (UWC) — colégios internacionais, localizados em diversos países. O UWC está selecionando jovens para bolsas integrais e parciais de estudo. Para participar é necessário esteja no primeiro ou segundo ano do ensino médio, ter entre 15 e 18 anos de idade. Conhecimento de inglês não é necessário.

 

O UWC têm como missão promover a paz e a compreensão entre os povos por meio da educação. As inscrições podem ser feitas online. O custo é de R$ 60 (inscrições até 5 de agosto) e R$ 90 depois. O processo seletivo tem três etapas:  provas objetivas de português, matemática, lógica e conhecimentos gerais e redação, entrevista e convívio durante um final de semana, em que várias dinâmicas de grupo são utilizadas para conhecer melhor os candidatos.

>>>> Oportunidades de bolsa para fazer o Ensino Médio no Exterior
>>> Concurso da bolsa para cursar um ano do Ensino Médio nos EUA

Diversos brasileiros já foram aprovados nos processos e estudaram em países como Armênia, Noruega, Itália, Alemanha e Índia. Para quem não conhece, o UWC é uma associação sem fins-lucrativos que compreende escolas de ensino médio localizadas em lugares como Estados Unidos, Itália, Canadá, Alemanha, Índia, Noruega, País de Gales, Suazilândia, Hong Kong, Singapura, Holanda, Armênia, Costa Rica e Bósnia-Herzegóvina. Eles selecionam, todos os anos, estudantes do mundo todo. O objetivo é reunir em um só lugar pessoas das mais variadas raças e culturas, que possam aprender juntas e discutir como promover a paz global. Cada escola tem estudantes e professores de mais de 100 nacionalidades.

A Jady Sampaio foi selecionada para estudar na escola UWC na Armênia e contou para gente como é estudar por lá: “Eu sinto que vir pra cá foi o melhor presente que eu poderia ganhar, porque além de amigos, e do mundo, eu ganhei sonhos. Agora que eu sei o quanto é bom viajar, conhecer, aquele friozinho na barriga, não quero mais parar!”, conta (o depoimento completo dela sobre estudar em um colégio interno vocês podem ler aqui).

A seleção do aluno, feita pelos comitês nacionais, se baseia no mérito. Os selecionados recebem então bolsas de estudo integrais e parciais angariadas pelos próprios UWCs ou pelos comitês nacionais. Além da idade, o UWC espera do das candidatos características como maturidade, responsabilidade, capacidade de liderança, motivação, perseverança e abertura para outras culturas e pessoas, além de bom desempenho escolar. Falar inglês é desejado, mas não obrigatório. A maior parte das escolas UWC oferece todas as aulas em inglês.

Veja os requisitos para concorrer a uma bolsa para fazer o Ensino Médio no Exterior:

  • Estar cursando o 1º ou 2º ano do Ensino Médio no momento da inscrição, como as inscrições são realizadas no ano anterior ao início da bolsa, por exemplo, para concorrer às bolsas de estudo 2017-2019, o candidato deverá estar cursando o 1º ou 2º ano do Ensino Médio no ano de 2016.
  • Candidatos que, após as inscrições, sejam reprovados no final do 1º ou 2º ano do Ensino Médio serão desclassificados
  • Candidatos que tenham participado anteriormente do processo seletivo e chegado à fase do convívio não poderão se recandidatar.
  • Ser brasileiros ou residentes permanentes no Brasil com RNE.
  • Ter entre 15 e 18 anos de idade até 31/08 do ano em que ingressariam no UWC. Por exemplo, para inscrever-se no processo seletivo de 2017-2019, é necessário estar nessa faixa etária em 31/08/17.

Para saber mais do processo de seleção, leia as respostas para as perguntas mais frequentes para a seleção de bolsas para fazer intercâmbio no Ensino Médio do UWC
Veja a lista do que cai na prova escrita
Faça sua inscrição online

COMENTÁRIOS

  • Pedro raposo

    Bruna, hj dia 05/09 ainda estao aberta as inscriçoes?

  • Gabriella Larissa

    Mesmo não sabendo muito de inglês..tem chance…
    E um exemplo: se eu participar dessa bolsa e ganhar, ai irie ganhar alguma porcentagem de desconto..ou seria totalmente gratuito no caso.
    Obg pela atenção.

  • Bryan Hipolito

    Ainda tem como eu conseguir uma bolsa? Obrigado pela atenção

  • Ana Lívia

    Olá Bruna, sou estudante do primeiro ano do ensino médio, gostaria de saber se eles irão abrir as inscrições para o ano que vem.

  • Felipe Mota Santana

    Ola Bruna
    queria saber se as inscriçoes estao abertas e para quando elas serao . Estou no primeiro ano do ensino medio.

    Obrigado pela atençao

  • Pedro Fanan

    Ola Bruna
    queria saber se as inscriçoes estao abertas e para quando elas serao . Estou no primeiro ano do ensino medio.
    Obrigado pela atençao

  • Srwilson Araújo

    Bruna Passos Amaral como faço para me escrever estou cursando o ensino médio já e gostaria de fazer intercambio contato..5573991828122

  • Marilene Monroe

    Ola Bruna, no titulo da materia menciona varios Paises? Somente pra Alemanha que as inscricoes estao abertas? Obrigada pela atencao.

    • Marilene, as bolsas são para os países onde o UWC tem escolas. Os países são: Estados Unidos, Itália, Canadá, Alemanha, Índia, Noruega, País de Gales, Suazilândia, Hong Kong, Singapura, Holanda, Armênia, Costa Rica e Bósnia-Herzegóvina

  • Priscila Custódio

    Olá Bruna, faço 15 anos em dezembro, não tem nenhuma possibilidade de me inscrever para concorrer a uma bolsa de estudos para cursar o ensino médio a partir do ano de 2017, nesse progama?

    • Priscila, se no edital eles pedem que você já esteja no Ensino Médio quando se inscrever, acredito que não seja possível se inscrever antes disso.

  • Júlio

    Esse intercâmbio conta como conclusão do ensino médio?

  • Stella

    BRUNA ME AJUDA. É preciso ter feito alguma atividade extracurricular para poder concorrer a bolsa?

  • lele

    este programa manda para países que falam ingles, como Austrália, USA e Inglaterra?

    • Estados Unidos, Itália, Canadá, Alemanha, Índia, Noruega, País de Gales, Suazilândia, Hong Kong, Singapura, Holanda, Armênia, Costa Rica e Bósnia-Herzegóvina são os lugares onde o UWC tem colégios




Newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

[X]

Obrigado!
Cadastro realizado com sucesso!