Início » Bolsas de Estudo » UWC oferece bolsas para fazer intercâmbio no Ensino Médio em diversos países

Divulgação/UWC

Tá procurando uma bolsas para fazer intercâmbio no Ensino Médio? De 08 de junho a 22 de julho dá para se inscrever para o processo seletivo dos United World Colleges (UWC) — colégios internacionais, localizados em diversos países. O UWC está selecionando jovens para bolsas integrais e parciais de estudo. Para participar é necessário estar no primeiro ou segundo ano do ensino médio, ter entre 15 e 18 anos de idade. Conhecimento de inglês não é necessário.

O UWC têm como missão promover a paz e a compreensão entre os povos por meio da educação. As inscrições podem ser feitas online. O custo é de R$ 70 (inscrições até 22 de julho) e R$ 100 até 31 de agosto. É possível solicitar a isenção da taxa de inscrição somente dentro do primeiro prazo e os critérios são:

  • Família com cadastro no CadÚnico ou
  • Candidato que estuda em escola pública ou em particular com bolsa integral e família com renda mensal média de até um salário mínimo e meio, ou
  • Candidato que estuda em escola pública ou em particular com bolsa integral e família com renda mensal média de até meio salário mínimo por integrante.

O processo seletivo tem três etapas:  provas objetivas de português, matemática, lógica e conhecimentos gerais e redação (veja o conteúdo completo aqui), entrevista e convívio durante um final de semana, em que várias dinâmicas de grupo são utilizadas para conhecer melhor os candidatos.

>> Veja as oportunidades de bolsa para fazer o Ensino Médio no Exterior
>>> Aluna selecionado pelo UWC conta sobre a sua experiência de estudos na Armênia
>>> Bolsa para viajar para a Índia e fazer um vídeo sobre a experiência recebe candidaturas 

Programa reúne estudantes e professores de várias nacionalidades

Diversos brasileiros já foram aprovados nos processos e estudaram em países como Armênia, Noruega, Itália, Alemanha e Índia. Para quem não conhece, o UWC é uma associação sem fins-lucrativos que compreende escolas de ensino médio localizadas em lugares como Estados Unidos, Canadá, Alemanha,Japão, Tailândia, País de Gales, Suazilândia, China, Singapura, Holanda, Costa Rica e Bósnia-Herzegóvina – além dos já citados anteriormente.

A associação seleciona, todos os anos, estudantes do mundo todo. O objetivo é reunir pessoas das mais variadas raças e culturas, que possam aprender juntas e discutir como promover a paz global. Cada escola tem estudantes e professores de mais de 100 nacionalidades.

A Jady Sampaio foi selecionada para estudar na escola UWC na Armênia e contou para gente como é estudar por lá: “Eu sinto que vir pra cá foi o melhor presente que eu poderia ganhar, porque além de amigos, e do mundo, eu ganhei sonhos. Agora que eu sei o quanto é bom viajar, conhecer, aquele friozinho na barriga, não quero mais parar!”, conta (o depoimento completo dela sobre estudar em um colégio interno vocês podem ler aqui).

uwc jady sampaio

Seleção e requisitos das bolsas para fazer intercâmbio no Ensino Médio

A seleção do aluno, feita pelos comitês nacionais, se baseia no mérito. Os selecionados recebem então bolsas de estudo integrais e parciais angariadas pelos próprios UWCs ou pelos comitês nacionais. Além da idade, o UWC espera do das candidatos características como maturidade, responsabilidade, capacidade de liderança, motivação, perseverança e abertura para outras culturas e pessoas, além de bom desempenho escolar. Falar inglês é desejado, mas não obrigatório. A maior parte das escolas UWC oferece todas as aulas em inglês.

Veja os requisitos para concorrer a uma bolsa para fazer o Ensino Médio no Exterior:

  • Estar cursando o 1º ou 2º ano do Ensino Médio no momento da inscrição, como as inscrições são realizadas no ano anterior ao início da bolsa, por exemplo, para concorrer às bolsas de estudo 2018-2020, o candidato deverá estar cursando o 1º ou 2º ano do Ensino Médio no ano de 2017.
  • Candidatos que, após as inscrições, sejam reprovados no final do 1º ou 2º ano do Ensino Médio serão desclassificados
  • Candidatos que tenham participado anteriormente do processo seletivo e chegado à fase do convívio não poderão se recandidatar.
  • Ser brasileiros ou residentes permanentes no Brasil com RNE.
  • Ter entre 15 e 18 anos de idade até 31/08 do ano em que ingressariam no UWC. Por exemplo, para inscrever-se no processo seletivo de 2018-2020, é necessário estar nessa faixa etária em 31/08/18.

Acesse a página oficial do programa de intercâmbio da UWC
Leia as respostas para as perguntas mais frequentes sobre as bolsas
Faça sua inscrição online

>>> Confira todas as bolsas com edital aberto no nosso buscador
>>> Tudo sobre intercâmbio de High School: como é viver com uma família estrangeira?
>>> Guia: como convencer seus pais a deixarem você fazer intercâmbio?

COMENTÁRIOS

  • Stephanie

    Queria muito, mas só faço 15 no final de Outubro ;-;

  • Paulo Caique

    Como eu estou no 8° eu posso concorrer a bolsa de 2019?

  • Bia de Oliveira

    Oii eu fazendo a prova esse ano quando as aulas terão início ?

  • Bruna Aparecida Ozzetti

    Oii Bruna, têm vagas para 2018??? Eu queria muuuito participar de um intercambio, é meu sonho. Porém meus pais só aceitam, se for com bolsa. Isso seria uma experiência incrível para mim e acho que para muitas outras pessoas que estão aqui procurando por isso. Bom, meu nível de inglês é bastante aceitável, eu consigo falar conversar, entender, até pq eu já fui para os eua, fiz amigos alguns amigos que moram lá, etc então ingles não seria problema algum. Estou muiitissimo interessada, ficaria muito feliz em receber uma resposta sua, pois é realmente um sonho para mim, em ter uma experiência dessa, em minha adolescência. Muito obrigada pela atenção Bruna, bjs Bruna Ozz

  • Stephanie Christinie Ferro

    Oi Bruna tem vagas para ano que vem
    Obrigado pela atenção

  • Pedro raposo

    Bruna, hj dia 05/09 ainda estao aberta as inscriçoes?

  • Gabriella Larissa

    Mesmo não sabendo muito de inglês..tem chance…
    E um exemplo: se eu participar dessa bolsa e ganhar, ai irie ganhar alguma porcentagem de desconto..ou seria totalmente gratuito no caso.
    Obg pela atenção.

  • Bryan Hipolito

    Ainda tem como eu conseguir uma bolsa? Obrigado pela atenção

  • Ana Lívia

    Olá Bruna, sou estudante do primeiro ano do ensino médio, gostaria de saber se eles irão abrir as inscrições para o ano que vem.

  • Felipe Mota Santana

    Ola Bruna
    queria saber se as inscriçoes estao abertas e para quando elas serao . Estou no primeiro ano do ensino medio.

    Obrigado pela atençao

  • Pedro Fanan

    Ola Bruna
    queria saber se as inscriçoes estao abertas e para quando elas serao . Estou no primeiro ano do ensino medio.
    Obrigado pela atençao

  • Srwilson Araújo

    Bruna Passos Amaral como faço para me escrever estou cursando o ensino médio já e gostaria de fazer intercambio contato..5573991828122

  • Marilene Monroe

    Ola Bruna, no titulo da materia menciona varios Paises? Somente pra Alemanha que as inscricoes estao abertas? Obrigada pela atencao.

    • Marilene, as bolsas são para os países onde o UWC tem escolas. Os países são: Estados Unidos, Itália, Canadá, Alemanha, Índia, Noruega, País de Gales, Suazilândia, Hong Kong, Singapura, Holanda, Armênia, Costa Rica e Bósnia-Herzegóvina

  • Priscila Custódio

    Olá Bruna, faço 15 anos em dezembro, não tem nenhuma possibilidade de me inscrever para concorrer a uma bolsa de estudos para cursar o ensino médio a partir do ano de 2017, nesse progama?

    • Priscila, se no edital eles pedem que você já esteja no Ensino Médio quando se inscrever, acredito que não seja possível se inscrever antes disso.

  • Júlio

    Esse intercâmbio conta como conclusão do ensino médio?

  • Stella

    BRUNA ME AJUDA. É preciso ter feito alguma atividade extracurricular para poder concorrer a bolsa?

  • lele

    este programa manda para países que falam ingles, como Austrália, USA e Inglaterra?

    • Estados Unidos, Itália, Canadá, Alemanha, Índia, Noruega, País de Gales, Suazilândia, Hong Kong, Singapura, Holanda, Armênia, Costa Rica e Bósnia-Herzegóvina são os lugares onde o UWC tem colégios