AFS dá bolsa para fazer um ano do Ensino Médio nos EUA

Início » Bolsas de Estudo » AFS dá bolsa para fazer um ano do Ensino Médio nos EUA para estudantes do RJ, MG e GO
Foto: AFS, Divulgação

Foto: AFS, Divulgação

Esse post é para quem quer bolsa para fazer um ano do Ensino Médio nos EUA! O programa Global Citizens of Tomorrow, da AFS, recebe inscrições até 3 de fevereiro às 12h. Neste ano, o programa oferece seis bolsas de estudos para High School nos Estados Unidos. As vagas destinadas a estudantes com ótimo desempenho particularmente em matemática, ciências, tecnologia e outras áreas importantes para a indústria de energia e que não têm condições financeiras de arcar com os custos do programa. Para participar da seleção é necessário frequentar escola no estado do Rio de Janeiro (3 bolsas disponíveis) ou no entorno das unidades industriais da BP Biocombustíveis em Goiás ou Minas Gerais (3 bolsas disponíveis). Neste último caso, os estudantes precisam frequentar escola em Edéia/GO, Indiara/GO, Acreúna/GO, Porteirão/GO, Turvelândia/GO, Itumbiara/GO, Cachoeira Dourada/GO, Ituiutaba/MG ou Gurinhatã/MG.

O que é intercâmbio de High School

Como eu já expliquei aqui no blog, o intercâmbio de High School, esse em que se passa uma parte do Ensino Médio em outro país é a oportunidade de imersão na cultura americana, morando com uma família local e estudando com jovens do país. Isso tudo além de ser a melhor forma de turbinar o seu inglês. Caso você ainda tenha dúvidas sobre como o programa funciona, é só dar uma olhada na nossa série Tudo Sobre High School com todos os detalhes sobre fazer esse tipo de intercâmbio.

 

Precisa saber inglês para fazer intercâmbio? A Bruna te explica!

 

O que a bolsa da AFS para fazer High School nos EUA cobre

Os selecionados pelo programa Global Citizens of Tomorrow da AFS e British Petroleum terão todas as despesas do programa de High School pagas! Dê uma olhadinha aqui para saber quanto custa fazer intercâmbio de High School.  O programa oferece suporte 24 horas no país de destino; orientação antes, durante e após a experiência; despesas com taxa de emissão de visto americano (apenas a taxa); ajuda de custo de US$ 120,00 por mês durante a experiência;  passagem doméstica no Brasil até o aeroporto de São Paulo ou Rio de Janeiro (local único de embarque a ser definido pelo AFS) na ida e na volta; passagem internacional de ida e volta; passagem doméstica nos EUA até a cidade que ficará hospedado; hospedagem e alimentação em casa de família voluntária;  material escolar, colocação escolar, seguro saúde e uma mala de viagem.

 

>>> Saiba como funciona o intercâmbio no Ensino Médio

Requisitos para concorrer à bolsa para fazer um ano do Ensino Médio nos EUA

  • Ser nascido entre 11/03/1999 a 11/08/2002;
  • Ter renda familiar bruta de até cinco salários mínimos: deverá ser comprovada através de: 3 contracheques recentes, declaração anual da IR ou 03 últimos recibos de RPA ou documento equivalente;
  • Estar cursando o ensino médio em escola pública ou bolsista integral em escola particular em 2017 (não pode ter cursado o último ano em 2016);
  • Ser das cidades do entorno das unidades industriais da BP Biocombustíveis (Edéia, Indiara, Acreúna, Porteirão, Turvelândia, Itumbiara, Cachoeira Dourada – GO, Ituiutaba, Gurinhatã – MG) ou do Estado do Rio de Janeiro;
  • Nunca ter tido uma reprovação na escola;
  • Nível de inglês intermediário. Haverá testes nas etapas eliminatórias;
  • Demonstrar bom desempenho acadêmico nas ciências e em matemática;
  • Autorização e apoio da família.

Como é o processo de seleção

Caso você preencha todos esses requisitos, você pode iniciar sua inscrição online. A seleção terá três fases e os candidatos vão passar por diversos testes e entrevistas. Todo o processo de seleção para bolsa para fazer um ano do Ensino Médio nos EUA é gratuito. E fique atento: assim que você finalizar a inscrição, automaticamente abrirá um link para prova, por isso, você deve estar preparado para realizá-la antes de começar a fazer a inscrição. O candidato terá uma hora para responder 20 questões de múltipla escolha de inglês e redigir um texto de autoria própria em português sobre um problema em sua comunidade e como ele sente que pode atuar sobre esta situação. O nome dos selecionados será divulgado em fevereiro e o embarque para os Estados Unidos rola em agosto de 2017.

 

Yasmym com os outros intercambistas em Chicago nos EUA

Yasmym (de camiseta com a bandeira do Brasil) com os outros intercambistas em Chicago nos EUA

Em 2015, inclusive, tive o prazer de publicar aqui o relato da Yasmym Magnante, do Rio Grande do Sul, que foi bolsista do programa. Só clicar e ler o que ela tem pra contar sobre ganhar a bolsa para fazer um ano do Ensino Médio nos EUA.

Veja detalhes sobre o processo de seleção no RJ
Veja detalhes sobre o processo de seleção em GO e MG
Faça sua inscrição

Caso você tenha dúvidas sobre o processo e as bolsas, você pode entrar em contato pelo 0800 2910121.

>>>Veja mais bolsas para High School no Exterior
>>> 5 motivos porque intercâmbio no Ensino Médio é a melhor maneira de aprender um idioma
>>> Fazer intercâmbio sem saber o idioma é possível?

COMENTÁRIOS

16 respostas para “AFS dá bolsa para fazer um ano do Ensino Médio nos EUA para estudantes do RJ, MG e GO”

  1. Amanda Carolina disse:

    Eu moro no interior de Minas, seria possível a minha participação no programa?

  2. Samara Cardoso disse:

    Sou de bh, sera que é possivel eu participar?

  3. debora disse:

    é recente esta noticia??

  4. Julia disse:

    Reprovei um ano… Ja não sou qualificada?

  5. Marina disse:

    Oi Bruna, tudo bom? Tenho pesquisado muito sobre bolsas de estudo (principalmente para cursar o ensino médio no exterior) e ainda não vi nada que se enquadre no perfil dos alunos que estudam em escolas particulares sem serem bolsistas. Pode me dizer se todos os programas são assim, e se não, conhece alguma exceção? Tenho lutado muito pelo sonho de fazer intercâmbio algum dia e o lado financeiro é o mais preocupante para a minha família, e por ter escola particular paga, não vejo muitas opções de bolsa nesse caso. Agradeço desde já. Adoro o site. Parabéns!

  6. Derik Melo disse:

    Haverá inscrições para o ano de 2016? alguém poderia me responder?

  7. Elen Vitória disse:

    Olá , estou cursando o 9°ano e no ano de 2018 gostaria de cursa na high school Mais ai nas descrição de oque precisa pra conseguir uma bolsa diz que tem que ter nascido em determinados anos e eu nasci em 2002 acha que poderia conseguir una bolsa mesmo assim ??

    • Luiz Claudio disse:

      Já está encerrado isso.
      Também quero fazer ensino médio nos eua e também estou cursando o 9º ano..
      Você pulou de série? 2002 no 9º ano?

      • Brenda disse:

        Eu tbm queria saber se terá como fazer inscrição esse ano para ir em 2017, e ela n deve ter pulado pois tbm estou no 9 ano e nasci em 2002😂😂

  8. Açucena Valentim disse:

    Olá Bruna, sou a Açucena e estou cursando o 9º ano. Ano que vem eu gostaria de fazer high school nos EUA. Minha mãe tem uma amiga que mora em Boston, e no caso eu ficaria na casa dela. Como que rola esse processo todo? Minha mãe teria que assinar algo que dê a ela(amiga) a responsabilidade sobre mim? Como funciona ir por conta própria?

  9. Bianca Rafaela disse:

    olá, isso vai ter em 2016 tbm ?

  10. Larissa Prates disse:

    Poxa, perdi a oportunidade :/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *