mestrado em alternancia na franca

Mestrado em alternância na França: tudo o que você precisa saber

Um dos desafios de quem faz pós-graduação é conciliar estudos acadêmicos e experiência profissional. O mestrado em alternância na França é uma modalidade que combina esses dois mundos e ainda tem a vantagem de que, geralmente, a empresa arca com os custos da formação e ainda garante um salário ao estudante.

A França é um dos destinos mais procurados por estudantes internacionais que desejam cursar uma pós-graduação. Com uma vasta oferta acadêmica e um forte mercado de trabalho, o país oferece diversas modalidades de ensino que combinam teoria e prática.

Uma delas é o mestrado em alternância (“alternance”, em francês), um modelo que permite aos estudantes seguir com os estudos e ter também uma experiência profissional remunerada em uma empresa.

Sendo assim, o mestrado em alternância na França é uma excelente opção para quem deseja adquirir experiência prática e, ao mesmo tempo, financiar seus estudos. Esse formato de ensino tem ganhado popularidade entre os estudantes internacionais devido às suas vantagens acadêmicas e financeiras. Neste artigo, vamos explicar como funciona esse tipo de mestrado, suas vantagens e como se candidatar.

O que é o mestrado em alternância na França?

O mestrado em alternância na França é uma modalidade que combina fases teóricas e fases práticas, que se alternam. Em outras palavras, ela combina ensino acadêmico com experiência profissional no mercado de trabalho.

Diferente de um mestrado tradicional, no qual o aluno estuda em tempo integral na universidade, no modelo de “alternância” ele divide o seu tempo entre a instituição de ensino e o ambiente corporativo.

O formato é amplamente adotado em diversas áreas, como Engenharia, Administração, Marketing, Tecnologia da Informação e Ciências Sociais. Um dos diferenciais é justamente o fato de que a estrutura do curso é planejada para garantir que o aluno possa aplicar, no ambiente de trabalho, os conhecimentos adquiridos na universidade.

>> Como é fazer mestrado na França: dicas de uma brasileira

Como funciona o mestrado em alternância na França?

No mestrado em alternância na França, o estudante assina um contrato de trabalho com uma empresa, tornando-se um colaborador enquanto realiza os seus estudos. O candidato também pode ser aceito no curso e entrar na universidade e, em paralelo, já ter um contrato com uma empresa.

A modalidade tem duração de dois anos e é estruturada da seguinte forma:

  • O estudante passa parte da semana ou do mês na universidade e outra parte na empresa;
  • As taxas acadêmicas são, em muitos casos, pagas pela empresa que emprega o estudante;
  • O aluno recebe um salário mensal, cujo valor depende do tipo de contrato e da sua idade.

Tipos de contratos de alternância

Existem dois tipos principais de contratos para estudantes de mestrado em alternância:

  • Contrat de professionnalisation: focado na inserção no mercado de trabalho, esse contrato é destinado a jovens e adultos em formação. Ele permite que o estudante desenvolva competências profissionais enquanto estuda.
  • Contrat d’apprentissage: mais voltado para a formação acadêmica e profissionalizante, esse contrato é frequentemente utilizado em escolas de engenharia e administração.

Em geral, o contrato mais comum para quem faz mestrado em alternância na França é mesmo o contrat d’apprentissage. Esse contrato pode ter duração determinada (tipo de seis meses ou um ano) ou indeterminada – ou seja, semelhante aos contratos de trabalho que temos aqui no Brasil.

>> Como conseguir uma bolsa para estudar na França

Existe idade definida para o mestrado em alternance?

De acordo com o Campus France Brasil, a agência oficial do governo francês para promoção dos estudos superiores, o projeto é voltado, em princípio, para estudantes que tenham entre 16 a 29 anos completos.

Existem, porém, algumas exceções, sendo a principal delas estudantes até 34 anos completos que desejam ingressar em um nível de diploma superior ao atual. Ou seja, por exemplo, se o candidato tem graduação aqui no Brasil e ainda não tem mestrado, ele pode se candidatar se tiver menos de 34 anos, alegando que não tem o nível do master.

As outras exceções são para casos específicos, para os quais não há limite de idade, como casos de pessoas com deficiência ou atletas de ponta.

Remuneração no mestrado em alternância na França

A remuneração varia conforme a idade e o ano do estudante no mestrado em alternância na França. À medida que avança no curso e tem mais idade, a remuneração é maior, variando de 43% do salário mínimo na França até 100% do mesmo.

Quais são os cursos acessíveis para mestrado em alternância

Segundo informações do site do Campus France na França existem diferentes formações em “alternance”, incluindo desde o nível técnico até o “master” (mestrado).

Contudo, apenas dois tipos são acessíveis para estudantes que não completaram pelo menos um ano de estudos na França – ou seja, que querem se candidatar daqui e ir direto do Brasil para a França especialmente para o mestrado em alternância na França:

  • Cursos de mestrado reconhecidos pelo Estado: buscar no site Trouver mon master;
  • Formações reconhecidas pela Conférence de Grandes Ecoles: buscar no site oficial.

As demais formações são acessíveis para brasileiros, mas será preciso ter pelo menos um ano de estudos na França.

Quais universidades e escolas oferecem mestrados em alternância?

Várias instituições na França oferecem essa modalidade, incluindo:

  • Universidades públicas e privadas;
  • Escolas de negócios como HEC Paris e ESSEC;
  • Escolas de engenharia como CentraleSupélec e INSA.

A busca pode ser feita diretamente nos sites das universidades ou através dos sites que indicamos acima.

>>> Melhores bolsas para intercâmbio em 2025

Outras modalidades de trabalho durante os estudos na França

Além do mestrado em alternância na França, uma vez que a legislação do país permite que estudantes internacionais trabalhem durante os estudos, existem também outras modalidades possíveis.

Uma delas é o trabalho de meio período, que é direito do estudante internacional que vai para França, o que corresponde a  964 horas anuais de trabalho. Desse modo, não será necessário nenhum tipo de autorização especial para trabalhar enquanto estuda no país.

Para esse tipo de trabalho se tem uma remuneração mínima baseada no salário mínimo francês. No entanto, dificilmente o estudante encontrará um trabalho desse tipo na sua área de estudo. Os trabalhos mais comuns que os intercambistas costumam realizar são em restaurantes, hotéis ou cuidando de crianças.

A outra modalidade é o estágio durante os estudos. No entanto, diferentemente do que acontece no Brasil, o estágio será em um período específico do curso, não em simultâneo com as aulas. Isso acontece porque, via de regra, as aulas são em período integral e fica difícil de encaixar na rotina.

Em relação à remuneração, para estágios com duração mínima de mais de dois meses, é determinado que o estudante receba um valor de 600,60 euros por mês – o que é bem pouco.

Qual é a diferença entre mestrado em alternância e estágio?

De acordo com o Campus France Brasil, diferentemente dos estágios, as formações em alternância são mais bem remuneradas e propõem uma divisão do tempo do estudante entre o trabalho e a universidade.

Normalmente, o estágio obriga os estudantes a trabalharem por um período específico, tipo um semestre e depois acaba. Já no caso do mestrado em alternância na França, a experiência em uma empresa não fica restrita a um semestre, ela é simultânea aos estudos durante o período do curso.

Isso significa que é possível passar três dias da semana na empresa e dois dias na universidade, por exemplo. Ou, ainda, uma semana trabalhando e a outra na instituição de ensino. A organização exata dessa divisão vai depender do formato do curso escolhido.

>> Carta de motivação: quais os erros mais comuns e como evitar

Quais são as vantagens do mestrado em alternância?

Fazer um mestrado em alternância na França oferece diversas vantagens, tanto para a vida acadêmica quanto para a carreira profissional. Confira algumas delas:

  • Experiência profissional na área de interesse integrada aos estudos: os estudantes adquirem competências técnicas e práticas antes mesmo de concluírem o curso.
  • Remuneração durante os estudos: diferente de um mestrado tradicional, no qual os estudantes precisam buscar meios de se sustentar, na alternância eles recebem um salário melhor do que no estágio.
  • Inserção no mercado de trabalho: experiência profissional formal e reconhecida. A modalidade “é vista como excelente porta de entrada para o mercado de trabalho francês”, segundo o Campus France;
  • Maior empregabilidade: empresas frequentemente contratam estudantes que realizaram alternância, pois eles já conhecem a cultura organizacional e possuem experiência.
  • Redução de custos com estudos: muitas empresas assumem os custos das taxas acadêmicas do aluno.

Qual é o visto necessário para fazer mestrado em alternância na França?

O visto que você deverá solicitar para realizar um mestrado em alternância na França é um visto de estudante normal. Não existe um visto especial para essa modalidade.

Para tirar o visto, será necessário apresentar:

  • Aceite no curso de Master;
  • Contrato de aprendizagem devidamente validado pelo serviço competente (OPCP);
  • Recursos financeiros (eventualmente, os dados do contrato podem ser considerados nessa avaliação).

Como se candidatar a um mestrado em alternância na França?

A candidatura para um mestrado em alternância na França exige planejamento e atenção aos prazos. O processo envolve a escolha de um programa de estudos, a candidatura ao mestrado e a obtenção de um contrato com uma empresa.

Primeiramente, o interessado faz a candidatura normal para o mestrado de interesse, não sendo necessário, inicialmente, o contrato de trabalho. Este será cobrado somente no momento da solicitação do visto. 

Existem duas formas de candidatura possíveis para fazer mestrado em alternância na França:

  • Via Campus France: por meio da plataforma do Campus France. Porém, os cursos não vão estar necessariamente sinalizados como alternance. Logo, o candidato precisa verificar antes se a universidade está mesmo disponibilizando o curso de interesse como alternância ou somente como “formação inicial”.
  • Diretamente na instituição: não são todas as universidades que estão conectadas ao Campus France, como as universidades privadas. Nesses casos, a candidatura é realizada diretamente na instituição.

Como encontrar um trabalho para fazer mestrado em alternância na França

O Campus France não auxilia nesse processo, é o próprio candidato que tem que fazer essa busca. Eventualmente, as escolas podem dar um apoio nessa procura, então é indicado que você consulte a instituição. 

De qualquer modo, é importante destacar que não é só porque você foi aceito em um master que você automaticamente consegue um trabalho na França. O processo de procura pode ser bem difícil e não existe garantia.

Como buscar um trabalho estando no Brasil pode ser ainda mais desafiador, o que o candidato pode fazer é entrar em um mestrado em formação inicial e, depois, quando estiver na França e encontrar um trabalho, mudar para a alternância.

Requisitos para candidatura

Os requisitos variam conforme a universidade e o programa de estudos, mas em geral incluem:

  • Diploma de graduação reconhecido;
  • Proficiência em francês ou inglês, dependendo do curso;
  • Experiência profissional pode ser um diferencial, mas não é obrigatória.

Processo de inscrição e seleção

  1. Escolha do curso: o primeiro passo é identificar os programas que oferecem a modalidade de alternância;
  2. Contato com empresas: os candidatos devem buscar empresas que oferecem contratos de alternância, utilizando plataformas de emprego e redes de networking;
  3. Envio de documentação: inclui diploma, histórico acadêmico, currículo, carta de motivação e cartas de recomendação.
  4. Entrevista: algumas instituições e empresas exigem entrevistas para avaliar a compatibilidade do candidato com o programa.

Dicas para conseguir um contrato de alternância

O caminho para fazer mestrado em alternância na França não é tão simples. Além de conseguir ser admitido em uma universidade francesa que tenha esse formato de curso, será necessário também conseguir um trabalho. Então, aqui vão algumas dicas:

  • Use plataformas especializadas: sites que oferecem vagas para estudantes em alternância e também o LinkedIn.
  • Adapte seu currículo ao mercado francês e à vaga disponível: mantenha um formato claro e objetivo, destacando experiências relevantes para a vaga específica.
  • Faça networking: entrar em contato com pessoas pelo LinkedIn, participar de feiras de carreiras e eventos universitários pode ajudar a aumentar as chances de encontrar uma empresa parceira.

É hora de se jogar!

O mestrado em alternância na França é uma excelente alternativa para estudantes que desejam integrar formação acadêmica e experiência profissional.

Com a possibilidade de receber um salário, reduzir custos acadêmicos e aumentar as chances de empregabilidade, essa modalidade é ideal para quem busca crescimento profissional no exterior.

Se você deseja estudar e trabalhar simultaneamente na França, agora que você já tem as informações necessárias, é hora de pesquisar as opções disponíveis e começar sua preparação!

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições abrem em julho e são poucas vagas.

Confira a conversa ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Clica no vídeo abaixo pra conhecer as mentoradas e ver as dicas delas:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais