Curso de Direito Internacional dos Refugiados na Itália com bolsa
O Instituto Internacional de Direito Humanitário divulgou recentemente a 100ª edição do Curso de Direito Internacional dos Refugiados. Ele acontecerá de 21 a 26 de outubro, em Sanremo, na Itália, onde fica a sede do IIHL. E o melhor: há possibilidades de bolsa!
O Pacto Global sobre Refugiados (Global Compact on Refugees – GCR) foi assinado em dezembro de 2018. Ele clama por uma resposta mais forte e justa aos grandes movimentos de refugiados no mundo. O documento destaca a necessidade de uma estrutura baseada nos princípios de cooperação internacional e divisão de responsabilidades para a resolução da questão.
Para divulgar e contribuir com o GCR, o Instituto Internacional de Direito Humanitário, abriu uma turma do curso sobre Direito Internacional dos Refugiados. A edição especial, que será sobre o documento, tem o apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
Saiba mais sobre o curso de Direito Internacional dos Refugiados
O objetivo do curso é incentivar as instituições a incorporarem os princípios do GCR. Ele também visa identificar possibilidades de parceria entre organizações regionais.
O curso de Direito Internacional dos Refugiados é dedicado a representantes de instituições governamentais, acadêmicas, ONGs, da mídia e da iniciativa privada de países em desenvolvimento. Apenas 25 participantes serão selecionados na edição deste ano.
O currículo se concentra nos elementos chaves da proteção aos refugiados. Os selecionados terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades de ensino sobre o Pacto Global sobre Refugiados. Ele mescla teoria e prática e utiliza uma metodologia criativa e participativa. Além de discussões e simulações, o curso terá estudos de caso e interação com profissionais e especialistas em proteção internacional.
>>> Guia: Tudo o que você precisa saber para estudar na Itália
Bolsas integrais e parciais do IIHL
Para participar do curso de Direito Internacional dos Refugiados, é preciso pagar uma taxa de 900 euros. No entanto, um algumas bolsas de estudo são financiadas pelos parceiros e disponibilizadas pelo IIHL.
Há dois tipos de auxílios: bolsa integral e bolsa parcial. A primeira inclui passagens aéreas e transporte para Sanremo, alojamento em regime de pensão completo, taxas de registro e documentação.
Já a bolsa parcial inclui transporte de Nice a Sanremo, alojamento, taxas e documentação. O restante das despesa são de responsabilidade dos participantes.
>>> Bolsas para mestrado em Direito na Alemanha do DAAD
>>> Brasileira aprovada com bolsa no mestrado em Direitos Humanos na Itália dá dicas
Como se candidatar e concorrer à bolsa
As candidaturas devem ser enviadas até o dia 6 de setembro. Os interessados precisam preencher um formulário online com suas informações pessoais e profissionais. Além disso, devem mencionar a organização à qual estão ligados.
Durante a candidatura, também é preciso também anexar o currículo e descrever quais os benefícios e retornos você espera do curso de Direito Internacional dos Refugiados.
Os interessados nas bolsas parciais ou integrais devem sinalizar no formulário que desejam ser considerados para o apoio financeiro.
Leia tudo sobre a bolsa
Veja as respostas para as dúvidas frequentes
Envie a sua candidatura
Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.
Precisa de ajuda na candidatura?
Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.
Sobre o autor
Jaqueline Crestani
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.
3 comentários em “Curso de Direito Internacional dos Refugiados na Itália com bolsa”
Attn.Sr.
Faz favor preciso algumas informações relacionadas a esta bolsa, sou Angolano e residente em Angola, qual e a possibilidade para candidatura de Africa.
Miguel da Costa
Solicito uma orientação quanto à possibilidade de estudo _via intercâmbio_ de brasileira , 40a ,formada em Direito no Brasil . que esta irregular/ visto vencido nos EEUU.
Boa tarde!! Você sabe me informar se o curso será em italiano?