AFS Global STEM Academies: programa dá bolsas para jovens em diferentes países
O AFS Global STEM Academies é um programa extraordinário de bolsas para jovens que desejam fazer intercâmbio gratuito em diferentes países. Em 2025, os selecionados viajam para uma experiência imersiva de quatro semanas na China, Egito ou Índia. As inscrições vão até 15 de janeiro de 2025.
A iniciativa é voltada a estudantes do ensino médio que sejam cidadãos ativos que estejam motivados a ajudar a resolver alguns dos maiores desafios globais da atualidade. Ela combina aprendizagem digital e presencial e reunirá jovens de mais de 16 países.
Durante o programa e por meio de um currículo interativo e prático, os participantes aprimoram os seus conhecimentos de sustentabilidade e as suas competências STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática). Além disso, desenvolvem competências globais críticas, a resolução de problemas, compreensão intercultural e inovação.
>>> A real para quem quer fazer intercâmbio no Ensino Médio
Como é o programa de bolsas para jovens da AFS
Inicialmente, os selecionados passam 12 semanas participando de aulas online e se envolvendo em competências globais, impacto social e workshops com foco em sustentabilidade – isso entre 8 de março a 7 de junho de 2025. Os conteúdos foram desenvolvidos pela AFS em parceria com o Centro de Estratégia de Impacto Social da Universidade da Pensilvânia.
Essa primeira parte do programa de bolsas para jovens da AFS se conclui com a apresentação de projetos de impacto social e de potenciais soluções para os desafios do mundo real, com ênfase nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, incluindo os tópicos das alterações climáticas e da transição energética.
Após completar essa primeira etapa, os bolsistas viajam para uma experiência imersiva de quatro semanas para um dos três destinos da edição de 2025: Egito, China ou Índia.
As bolsas para jovens são voltadas para aquisição das competências críticas STEM e para a compreensão intercultural para a sustentabilidade global. Além disso, os bolsistas também terão uma imersão na cultural local e participarão de serviço comunitário.
Eles também terão a oportunidade de conferir como empresas e organizações estão utilizando competências STEM na prática para enfrentar os desafios da indústria e da sociedade, sobretudo relacionados à sustentabilidade.
Depois de concluir o AFS Global STEM Academies, os bolsistas recebem o Certificado Avançado de Competência Global para o Impacto Social, atribuído pela AFS e pelo Centro de Estratégia de Impacto Social da Universidade da Pensilvânia.
>>> Melhores bolsas para estudar no Canadá
Como são as bolsas para jovens do AFS Global STEM
As bolsas para jovens do AFS Global STEM inclui:
- Experiência online de 12 semanas (de casa);
- Intercâmbio de quatro semanas, com foco em conhecimento de sustentabilidade e habilidades STEM, no Egito, China e Índia;
- Hospedagem;
- Alimentação;
- Passagem internacional (ida e volta);
- Despesas com o deslocamento durante o intercâmbio (do aeroporto até o local da hospedagem ou deslocamento para as atividades do intercâmbio);
- Seguro médico internacional (exceto para doenças pré-existentes);
- Orientações antes, durante e depois da experiência;
- Passagem doméstica até o ponto de embarque internacional;
- Suporte emergencial de 24 horas;
- Passeio cultural;
- Assistência com a preparação (application e visto);
- Orientações durante a experiência;
- Taxas de visto e passaporte.
>> Playlist com tudo sobre intercâmbio para menores de idade
Os destinos intercâmbio gratuito da AFS
Egito
Intercâmbio previsto para acontecer entre 18 de julho e 16 de agosto. Os bolsistas serão convidados a explorar as maravilhas da engenharia antiga e as práticas de sustentabilidade da cidade do Cairo.
O uso da robótica para resolver problemas relacionados às alterações climáticas será um dos focos do programa. Os selecionados também participarão de workshops de arte e dança folclórica egípcia.
Além de ter a experiência de estadia em uma família local, os bolsistas terão a oportunidade de ter aulas de árabe e de participar de projetos de serviço comunitário.
Índia
A viagem está prevista para acontecer entre 19 de julho e 17 de agosto. Na Índia, os bolsistas vão participar de workshops com foco em robótica e software orientado para a tecnologia. Além disso, farão viagens de campo e terão encontros com líderes da indústria energética.
Combustíveis com baixas emissões, carregamento de veículos elétricos, soluções de baixo carbono e outros temas relacionados ao mercado de combustíveis serão aprofundados.
Ainda, o intercâmbio inclui também visitas e atividades extracurriculares, como música, dança e arte para aprofundar a compreensão da cultura e história do país.
China
Os jovens que forem para China, viajam de 4 a 31 de julho e ficam alojados em uma das melhores escolas STEM do país, em Chengdu, capital da província de Sichuan.
O futuro da mobilidade, inovação e energia sustentável serão temas abordados durante o intercâmbio, que contará também com uma visita à fábrica da Volvo e ao seu hub de inovação.
Também estão no cronograma viagens de campo imersivas, incluindo uma ao centro voltado à preservação dos pandas gigantes que estão em risco de extinção.
Requisitos para participar do AFS Global STEM Academies
Para se candidatar às bolsas, é preciso atender aos requisitos do edital, entre eles:
- Ser brasileiro;
- Ter entre 15 e 17,5 anos na data prevista para começar o programa (nascidos entre 1º de setembro de 2007 e 1º de abril de 2010);
- Estar cursando o ensino médio em escola pública ou particular em 2025;
- Nunca ter sido reprovado;
- Ter nível intermediário de inglês para poder participar de todas as atividades;
- Demonstrar bom desempenho nas disciplinas STEM, como ciências, química, física e matemática (com média mínima 7);
- Ter motivação alinhada com o que o programa oferece – vivência em grupo, oficinas de aprendizagem intercultural e atividades nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática;
- Autorização e apoio da família;
- Acesso a um computador, smartphone ou outro dispositivo digital para acessar o conteúdo virtual do programa, webcam e microfone, internet estável ou conexão wifi.
Entre os requisitos, a AFS também elenca uma série de competências comportamentais que são esperadas dos candidatos às bolsas para jovens na Índia, China e Egito. Entre elas, estão flexibilidade, disposição para aprender, interesse por outras pessoas, empatia, liderança e curiosidade.
Além disso, a organização afirma que o programa busca jovens talentosos que refletem a diversidade das populações de todo o mundo. Nesse sentido, mulheres jovens, populações sub-representadas e estudantes com grande necessidade financeira são fortemente encorajados a se inscrever.
>>> Universidades no Exterior que aceitam ENEM
Candidatura às bolsas para jovens da AFS
Os interessados no AFS Global STEM Academies que preencherem os requisitos, devem se inscrever pelo site da AFS. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 15 de janeiro.
A 1ª fase inclui o preenchimento de um formulário de pré-candidatura com informações pessoais, de formação e saúde. Depois disso, o candidato faz um elenco dos destinos por ordem de preferência, indicando onde gostaria de fazer o intercâmbio. Contudo, vale mencionar que a decisão final será dos organizadores.
Na 2ª fase, após revisar a documentação dos candidatos, a AFS Brasil seleciona 30 semifinalistas, que serão entrevistados até 11 de fevereiro. O objetivo é conhecer melhor os estudantes e verificar o conhecimento de inglês.
De acordo com o edital, o principal critério de desempate entre semifinalistas que tiverem os requisitos necessários será a renda familiar. A AFS solicitará o contracheque ou imposto de renda dos responsáveis para fazer o desempate e oferecer a bolsa ao candidato que tiver maior necessidade financeira.
O resultado da seleção dos bolsistas será divulgado na semana do dia 14 de fevereiro no site da AFS.
Para mais informações ou dúvidas no processo ou sobre as inscrições, você pode entrar em contato por email: [email protected].
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições abrem em julho e são poucas vagas.
Confira a conversa ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Clica no vídeo abaixo pra conhecer as mentoradas e ver as dicas delas:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.
Saiba mais sobre o programa
Envie a sua candidatura
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Jaqueline Crestani
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.