Início » vídeo » O que não colocar na carta de motivação

Quem quer ganhar uma bolsa de estudos precisa se acostumar: quase todo o edital pede uma carta de motivação. Aqui no Partiu Intercâmbio, eu já dei dicas de como escrever uma boa carta de motivação. Mas como o assunto assusta muita gente e alguns erros básicos são MUITO comuns, resolvi falar pra vocês o que não colocar na carta de motivação.

 

Esses 5 errinhos são SUPER comuns e podem ser decisivos na hora de o avaliador considerar você para a bolsa ou não. No vídeo, eu explico rapinho os 5 erros que vocês não devem cometer na carta de apresentação. Afinal, quem nunca ficou tentado a colocar uma frase de efeito para parecer inteligente? Ou fez uma carta só colocando em texto EXATAMENTE o que tá no currículo?

Pois é! Esses dois deslizes somados aos terríveis: carta muito longa, erros de “digitação” e uso excessivo do tradutor online podem arruinar as suas chances. Dá o play aí no vídeo e entenda melhor o que não escrever na sua carta de motivação e aumente suas chances de conseguir uma bolsa para estudar no Exterior.

E caso vocês tenham comentários, dúvidas, sugestões sobre o vídeo ou sobre o assunto, é só conversar comigo nos comentários. Eu leito TODOS e tento responder o mais rápido possível (com email eu levo uma eternidade, já aviso!).

Se vocês querem ver mais vídeos, também é legal curtir o canal do Partiu Intercâmbio no YouTube. Não dói, é grátis e me motiva a produzir mais conteúdo em diferentes formatos aqui pro blog.

No mais, me contem sobre as dúvidas que vocês têm sobre carta de motivação e vamos transformar esse post num fórum bacana para quem busca ajuda na hora de escrever a carta 🙂

beijo e até mais!

Aqui –> vocês podem ver todos os vídeos publicados no Partiu Intercâmbio

COMENTÁRIOS

  • Gabriel Silva

    Como eu posso treinar minha carta de recomendação?

    • Escrevendo, dando pros amigos ler e se inscrevendo pra diversos concursos. É tudo treino mesmo 🙂

  • Adriano Camargo Machuca

    Muitos comentários que eu tenho duvidas iguais não estão respondidos :/
    Pra participar dessa bolsa de intercambio, precisa ter um inglês bom ou pode ser o básico ?

    • Adriano, “dessa bolsa” qual? nesse post a gente não fala de bolsa específica. No geral, somente bolsas para cursos de inglês que não vão exigir inglês bom.

  • Flávia Ullrich

    Olá, gostaria de saber se quando você começou a ganhar as bolsas de intercâmbio você já possuía domínio da língua inglesa ou do idioma do país de destino?

    • Flávia, quando eu fiz o primeiro intercâmbio para os EUA (com bolsa), eu já tinha um bom conhecimento de inglês. Quando fui para Alemanha pela primeira vez, não tive bolsa e não sabia nada de alemão.

  • Pingback: Duas bolsas em 2 anos: veja relato sobre intercâmbio nos EUA e na China()