Como não escrever uma carta de motivação: 5 erros comuns para evitar

Início » vídeo » Como não escrever uma carta de motivação: 5 erros comuns para evitar

Como não escrever uma carta de motivação? Com esses 5 erros super comuns! Quem quer ganhar uma bolsa de estudos precisa se acostumar: quase todo o edital pede uma carta de motivação. Aqui no Partiu Intercâmbio, eu já dei dicas de como escrever uma boa carta de motivação. Mas como o assunto assusta muita gente e alguns erros básicos são MUITO comuns, resolvi falar pra vocês o que não colocar na carta de motivação nesse vídeo.

 

Como não escrever uma carta de motivação

Veja cinco erros comuns na hora de escrever uma carta de motivação que podem custar suas chances de ganhar uma bolsa de estudos

1 ) Só com descrição de tudo que já está no seu currículo

Tudo que está no seu currículo já está lá. Então, a carta não precisa repetir tudo isso com outras palavras. A carta de motivação é onde você mostra outras coisas que não estão no currículo ou explica bem pontos que são favoráveis a você mas que não ficam super claros no currículo. Mas não desperdice suas preciosas linhas só fazendo um novo currículo é perda de tempo e vai irritar que tiver lendo a sua carta.

2) Usando citações de outras pessoas

Eu sei que dá aquela vontade de parecer inteligente na hora de escrever um carta de motivação. Por mais que sua mão queria muito digitar frases de efeitos de escritores, cientistas ou seja lá quem for, não faça isso. Usar citação só come espaço que deveria ser usado pra falar de você e é encarado como encheção de linguiça, então não faça isso, ok?

3) Usando tradutor online pra carta toda

Escrever em um outro idioma não é fácil, eu sei. Mas se você quer estudar no exterior, você precisa começar a se acostumar com a ideia de que vai precisar escrever em inglês, alemão, francês ou seja qual a língua do país para onde você vai. O tradutor online é uma maravilha que pode e deve ser usada para tirar dúvidas pontuais, mas NUNCA, JAMAIS para traduzir pedaços inteiros da sua carta de motivação. Por mais avançado que o Google translator esteja hoje em dia, ainda fica super BIZARRO o texto (bem como eu mostrei no vídeo). Então, não abuse do tradutor.

>> 5 dicas de um professor americano pro seu inglês destravar
>>> Como ganhar uma bolsa de estudos
>>> Como faz para estudar em Portugal

4) Com erros de digitação

Você pode errar gramática, estrutura da língua,… qualquer coisa, afinal, você não é nativo, mas você não pode enviar uma carta com erros de digitação. Já inventaram o dicionário no computador, então, se liguem e nada de escrever uma carta de motivação cheia de erros de digitação, não. Isso é sinal de correria e desleixo.

5) maior do que o necessário

Cada bolsa tem suas regras, algumas delimitam o número de caracteres, outras de palavras e outras de páginas. Nunca, jamais, ultrapassem o limite do que o edital pede ou vocês serão desclassificados de cara. Se a bolsa não tiver imposto um limite pro tamanho na hora de escrever uma carta de motivação, pensem como o avaliador: vocês iam gostar de ler mais de duas páginas de uma centena de candidatos? Não, então, seja objetivo.

Ainda tem dúvidas sobre como escrever uma carta de motivação?

Me contem sobre as dúvidas que vocês têm sobre carta de motivação e vamos transformar esse post num fórum bacana para quem busca ajuda na hora de escrever a carta 🙂 e também dá pra acessar meu post com dicas para uma carta de motivação que se destaca

beijo e até mais!

>>> Veja todas as bolsas abertas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 🙂

COMENTÁRIOS

8 respostas para “Como não escrever uma carta de motivação: 5 erros comuns para evitar”

  1. Amanda disse:

    eu queria saber essa carta de recomendação tem que ser escrita por mim ou por outra pessoa ? e se precisa ser em ingles?

  2. Gabriel Silva disse:

    Como eu posso treinar minha carta de recomendação?

  3. Adriano Camargo Machuca disse:

    Muitos comentários que eu tenho duvidas iguais não estão respondidos :/
    Pra participar dessa bolsa de intercambio, precisa ter um inglês bom ou pode ser o básico ?

  4. Flávia Ullrich disse:

    Olá, gostaria de saber se quando você começou a ganhar as bolsas de intercâmbio você já possuía domínio da língua inglesa ou do idioma do país de destino?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *