Bolsa permite estudar no Japão sem saber japonês

Bolsas_Ibero_Americanas_ santander

Se você tem até 34 anos, é brasileiro e quer estudar no Japão sem saber japonês, essa bolsa é pra você. O Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT) está com inscrições abertas para quem queira realizar pesquisa acadêmica no país. A bolsa é válida para diversas áreas e o site do Consulado do Japão informa que dá até pra seguir mestrado ou doutorado já iniciado no Brasil. As inscrições estão abertas até 29 de maio e devem ser feitas nos consulados do Japão no Brasil presencialmente ou pelo correio.

Apesar do programa não exigir Japonês fluente, um dos requisitos é o inglês fluente (é o mínimo, né, gente). Outro pré-requisito é estar apto a embarcar para o programa em abril ou outubro de 2016. As bolsas têm duração de dois anos ou um ano e meio. O governo oferece para os selecionados bolsa total no valor de 143.000 ienes mensais (cerca de R$ 3,5 mil), a passagem de ida e volta e a isenção de taxas escolares. Algumas das universidades oferecem curso de japonês nos seis primeiros meses da bolsa. Todos os requisitos e a documentação necessária para a inscrição podem ser consultados no edital.

Os selecionados para o programa de dois anos viajam em abril de 2016 e ficam até março de 2018. Os selecionados para o programa de um ano e  meio viajam em outubro de 2016. O exame de proficiência de japonês e inglês será realizado no dia 9 de junho e, quem for aprovado, fará  entrevista no dia 2 de julho.

Dúvidas sobre o processo de seleção ou a documentação a ser enviadas podem ser mandadas para: cgjcultural5@sp.mofa.go.jp ou podem ser feitas pelo telefone: (11) 3254-0100. O horário de informações pelo telefone é de segunda a sexta-feira (exceto aos feriados) das 9:00 às 12:00 e 13:30 às 17:30.

Consulte o edital
Veja mais oportunidades para estudar no Japão

COMENTÁRIOS

9 respostas para “Quer estudar no Japão sem saber japonês? Essa bolsa é pra você”

  1. Larissa disse:

    Não falo inglês fluente, mas sei me virar usando tal língua (inglesa e japonesa – tendo amplo conhecimento principalmente no japonês, assim como a cultura). Mesmo assim não é possível fazer intercâmbio?
    Grata.

  2. Rinoattacks disse:

    Tenho japonês fluente, então não hueheuheuahhueuuhhuehue

  3. Thiago Alves de Lima disse:

    hehehehehehehehehehe

  4. Ana Beatriz Aguiar disse:

    Olá. Gostaria de saber se essa bolsa vale para estudantes de ensino medio tambem, ou apenas universitarios.

  5. Daniel Paulo Pires disse:

    eu gostaria de saber qual a idade mínima, quero fazer ensimo médio lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.