Mirian Ferreira faz um relato sobre a seleção do Jovens Embaixadores 2015
Sempre que as inscrições abrem para o concurso Jovens Embaixadores da Embaixada Americana no Brasil, eu faço o maior alarde aqui no blog. Não sei se vocês sabem, essa foi a primeira bolsa de estudos que eu consegui na vida 🙂 isso foi lá em 2003, quando eu tinha só 16 anos e era uma guria cabeluda no Ensino Médio. Como eu morro de carinho pelo programa, que leva jovens de escola pública para passarem três semanas nos Estados Unidos, eu me sinto no dever de fazer muuuuita propaganda aqui no Partiu. Afinal, quanto mais gente souber, melhor! Todo ano inclusive, tento entrar em contato com algum jovem selecionado e peço um relato sobre a seleção do Jovens Embaixadores ou umas palavrinhas sobre como foi o programa. Para minha surpresa, em 2015, uma Jovem Embaixadora de Santos, São Paulo, a Mirian Ferreira, de 17 anos, se adiantou e fez questão de entrar em contato comigo.
A Mirian me mandou um e-mail todo querido para me contar que ela se inscreveu no Jovens Embaixadores depois de entrar aqui no blog, ler o meu relato e de outros JEs <3 Eu fico sempre doida de alegria quando recebo este tipo de mensagem. Não tem nada mais legal que saber que uma coisinha pequena que a gente fez/disse ajudou alguém a ir atrás dos seus sonhos. Muito obrigada pelo e-mail, Miriam! E vocês, confiram o relato dela sobre como foi a seleção e quem sabe vocês não se inspiram para se inscrever na próxima edição e, em 2016, vão ser vocês passando frio e aprendendo muito, nos Estados Unidos.
Relato sobre a seleção do Jovens Embaixadores:
“Sempre quis fazer intercâmbio mas nunca tive condições financeiras. Por isso, há anos venho pesquisando por blogs e páginas na internet como eu poderia fazer um intercâmbio e, principalmente, procurava a opinião e relatos de intercambistas sobre todo o processo desde a escolha do local até a viagem de volta. Um mês antes das inscrições para o Jovens Embaixadores começarem, descobri o seu site. Ele me ajudou muito por causa dos seus relatos e também o de outras pessoas.
Já estava com o plano traçado na cabeça e decidida: tentaria tudo o que estivesse ao meu alcance até realizar o sonho de fazer um intercâmbio no exterior. De matéria em matéria, encontrei o seu texto sobre o Jovens Embaixadores e as suas dicas de como entrar no processo, a explicação de como o programa funcionava e tudo mais. Pensei “Vou começar agora a perseguir o meu sonho”. Realmente não esperava ser selecionada, mas estava disposta a enfrentar quantas tentativas fossem necessárias até eu conseguir alguma coisa.
1a parte da seleção do Jovens Embaixadores: inscrição online
Entrei no Facebook do programa, fiz a pré-inscrição. Essa é a primeira parte da seleção do Jovens Embaixadores e, nela, você coloca alguns dados e depois vem um resposta por e-mail automático dizendo se você se encaixa nos pré-requisitos do programa. Me inscrevi sem muitas esperanças, queria ver como era e quem sabe já até adquirir alguma experiência para futuras tentativas em outros programas. A segunda fase da inscrição do JE era dividida em várias etapas e pedia contas de luz, comprovantes de renda dos meus pais, cartas de recomendação de um professor e do coordenador de onde eu faço trabalho voluntário, várias perguntas sobre mim, etc. Corri atrás disso tudo e passei para a próxima fase, que era a da prova oral e escrita em um centro binacional na minha cidade.
2a parte da seleção do Jovens Embaixadores: as provas
Para os que são aprovados na parte online, tem a segunda parte da seleção do Jovens Embaixadores em que fazemos algumas provas. No dia da prova haviam outros cinco jovens, a maioria deles já fazia inglês há anos e foi ali que eu achei que seria vencida. Um dos garotos era formado em inglês já fazia dois anos. Eu nunca tive oportunidade de fazer um curso de inglês contínuo. Minha madrinha pagou um semestre com aulas 2x por semana em uma escola de idiomas local, mas não pude dar continuidade ao curso. Continuei aprendendo em casa com filmes, artigos, músicas, chats, tudo que encontrasse para aprender inglês. Além disso, também enchia minha professoras de inglês da escola de perguntas.
Curtiu o relato sobre o Jovens Embaixadores? Não perca tempo:
Muito do processo de seleção e da própria maneira que o concurso é conduzido muda de ano pra ano, mas certamente é uma oportunidade incrível para quem sonha em estudar no exterior. Então, fique atento as inscrições abrem anualmente!
Aqui estão alguns dos pré-requisitos do programa Jovens Embaixadores:
- Estar no Ensino Médio em escola pública
- Saber falar inglês
- Estar envolvido em atividades de voluntariado
- Ter perfil de liderança
- Ter boas notas
>>Veja os requisitos e participe do Jovens Embaixadores
>>> Como é prova escrita do Jovens Embaixadores?
>>> A Embaixada não está procurando alguém que tenha o inglês perfeito, conta Jovem Embaixadora
>>> Relato da Larissa Moreira: Jovens Embaixadores 2014
Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post ?
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Posts relacionados
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.
14 comentários em “Mirian Ferreira faz um relato sobre a seleção do Jovens Embaixadores 2015”
me ajuda com uma carta de recomendação para o PROGRAMA Jovens Embaixadores? Como foi feita a sua para eu ter uma referência? Sou professora de uma aluna que se inscreveu e gostaria muito de fazer uma carta que fosse perfeita como ela é…me ajude? Bjosss
Oiiie Bruna, acho que seria MUUUUITO viavel se você recolhesse mais informações com outros JE’s , a respeito das perguntas da prova oral e escrita, pra que possamos nos preparar melhor, principalmente a autoconfiança!!! Seu blog esta me ajudando muito!
Olá, gostaria de saber como são as provas? Farei-as na semana que vem, como que são as perguntas? O que pedem de “competências e habilidades”?
olá Bruna……só uma pergunta…..as provas escrita e oral são em português ou em inglês?
Olá Bruna! Inscrevi meu filho e gostaria de algumas dicas quanto a etapa escrita e oral. Pode me manda dicas e informações? Obrigado
Priscila, infelizmente, eu sou da turma “muito velha” do JE. Não sei como são as provas hoje. Posso perguntar pra alguém das turmas mais novas por dicas. Mas eu me prepararia pra escrever redação e tentaria conversar bastante em inglês antes da prova. Não deve ser nenhum bicho de sete cabeças, no entanto. É só estar seguro e calmo que tudo dá certo.
Ameei o seu blog e tenho uma dúvida: Se eu não tiver realizado nenhum trabalho voluntário posso participar?
Do Jovens Embaixadores, não. Mas de outros programas, sim 🙂
Olá, queria fazer uma pergunta se puder me responder, eu vou me incresver ano que vem em 2016 porém faço 15 anos em Abril
Tem alguma problema já que as inscrições são em apenas Maio? Ou a cada ano muda o mês de inscrição ?
Se souber pode por favor me responder
Patrícia, no Facebook do Programa, onde faz as inscrições eles especificam direitinho qual a data de nascimento necessária pra poder participar. abraço
Bruna, adorei a matéria. Tenho 15 anos e estou preenchendo a ficha da segunda etapa da primeira fase. São muuuitos documentos e eu já estou ficando perdida, haha. Estava procurando mais informações e alguns relatos, pois sou muito insegura e então achei seu maravilhoso site. Eu ajudava na igreja cuidando de crianças enquanto seus pais estavam na missa, precisei parar pois agora trabalho de menor aprendiz e é complicado. Você acha que tenho chance assim? Help 🙁
Alice, não sei dizer. Fiz parte do programa na primeira edição quando tudo era diferente. Mas informe isso na sua inscrição, eles vão saber te orientar melhor. Beijo e boa sorte
Como participante do Programa na Edição de 2012 e uma das semi finalistas do meu estado é um imenso prazer ouvir relatos e experiencias de uma de varios jovens que realizaram o seu sonho de participar de um intercambio pela Embaixada! Parabens pelo Blog!
Nossa que lindo!