fundação botín andressa reis

Bolsistas da Fundação Botín falam sobre o intercâmbio na Espanha

Poder contar a história de gente bacana que foi atrás e conseguiu realizar o sonho de estudar fora com bolsa de estudos, é um dos motivos porque eu faço o Partiu Intercâmbio. Eu tô sempre atrás dessas histórias e, às vezes, tenho a sorte de as pessoas legais me procurarem para dividir suas experiências com vocês. Foi bem isso que a Carolina Reis fez: ela me escreveu para contar da experiência de intercâmbio na Espanha grátis com bolsa da Fundação Botín. E para ter um relato mais recente, falamos com a Andressa Reis, que participou do programa em 2024.

A Carolina, enquanto estudava Direito na UFBA, na Bahia, foi selecionada para a IV edição do programa de Fortalecimento da Função Pública na América Latina da Fundação Botín. Já a Andressa foi selecionada para a XV edição.

O programa concede bolsa para fazer curso na Espanha – e, nas últimos edições, também em outros países – sobre Políticas Públicas. Durante o intercâmbio gratuito na Espanha, os participantes recebem treinamento em que o conteúdo acadêmico é ministrado em cinco áreas: Políticas Públicas, Ética Pública, Criatividade e Inovação, Liderança e Habilidades Pessoais e Tendências Globais e Sustentabilidade. A ideia é ampliar conhecimentos sobre os principais desafios da função pública e refletir sobre o papel do Estado hoje.

>>> Melhores bolsas para intercâmbio em 2025

Como é a experiência no programa da Fundação Botín

A Carolina disse que o intercâmbio na Espanha foi incrível: “O Programa da Fundação Botín foi uma das experiências mais gratificantes que tive durante a minha graduação. Veio naquele momento, que quase todo mundo passa, de desilusão e dúvida com o curso, com a carreira, de repensar a vida mesmo. A reflexão começou desde o processo seletivo, com as perguntas relativas à sua perspectiva sobre a América Latina e, em especial, seu país, e terminou com a certeza de que eu estava no caminho certo dentro das minhas práticas”.

bolsista brasileira fundação botin carolina reis capa
Carolina Reis em um dos eventos da bolsa em Madri

E contou mais: “o intercâmbio inclui aulas, oficinas e palestras com profissionais renomados de diversas áreas, com servidores públicos, com políticos e acadêmicos. Tudo isso para que o bolsista volte pro seu país inspirado, com a visão mais ampla possível de como usar o serviço público para o bem coletivo”.

Segundo ela, o programa de bolsa da Fundação Botín dá ferramentas para o desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico. “Ele te desperta a vocação, mas o mais importante de tudo isso é que ele te coloca lado a lado com pessoas incríveis, com desejo e atuação de mudança, que vão ensinar coisas valiosas e te mostrar outras realidades, outros pontos de vista – e todos eles serão justamente seus colegas de bolsa, futuros amigos e companheiros de sonhos”, disse.

intercambio na espanha Carolina com os outros bolsistas e ex-presidente do Chile, Ricardo Lagos
Carolina com os outros bolsistas e ex-presidente do Chile, Ricardo Lagos

Para concluir: “enquanto ex-bolsista, meu desejo é incentivar, encorajar o maior número de aplicações, exatamente porque acreditar que programa da Fundação Botín de Fortalecimento é uma experiência capaz de “cambiar tu vida”, como dizem todos os queridos da VI edição.”

>>> Vale a pena fazer um semestre da faculdade na Espanha

A candidatura para o intercâmbio na Espanha grátis.

A Andressa Reis tem 22 anos e é de Alegrete, no Rio Grande do Sul. Ela é formada em Design e está finalizando em 2025 a sua segunda graduação, agora  em Arquitetura e Urbanismo. Em 2024, a Andressa participou da XV edição do Programa para el Fortalecimiento de la Función Pública en América Latina da Fundación Botín, que teve início na Espanha e finalizou na Colômbia.

“O processo de candidatura foi um momento muito conturbado, porque nas últimas semanas de inscrição foi quando ocorreram as enchentes no Rio Grande do Sul, então, foi difícil terminar a candidatura, pois era bem cansativa e exigia muita atenção. Além disso, foi desafiador também porque toda a minha candidatura foi focada na minha trajetória em relação à questão ambiental”, contou a Andressa.

Contudo, no fim, a perseverança da estudante trouxe grandes frutos: “eu falei sobre o momento que estava vivendo tanto nos vídeos que tive que enviar quanto na entrevista, porque era um assunto que realmente estava me impactando”.

Um dos pontos destacados por ela foi o fato de que o programa aceita jovens de diferentes cursos, pois um dos objetivos é justamente a diversidade. “Eu estava lá como estudante de Arquitetura e Urbanismo, ao mesmo tempo que existiam pessoas de Engenharia, de Relações Internacionais, Direito, Psicologia”, contou.

fundação botín andressa reis
Andressa Reis com o certificado do curso (arquivo pessoal)

Dicas para se candidatar às bolsas para curso sobre Políticas Públicas

A Andressa também deixou algumas dicas bem importantes para quem quer aplicar para este edital do intercâmbio na Espanha grátis – aliás, essas dicas também valem para outros programas!

  1. FAÇA A CANDIDATURA AOS POUCOS: como o processo é extenso, faça cada dia um pouquinho e não deixe para fazer tudo na última hora em um único dia. Inicie preenchendo as informações principais e, dia após dia, vá respondendo o restante.
  2. REFLITA ANTES DE APLICAR: antes de tudo, busque refletir e construir um relato pessoal. Entenda quem você é para conseguir mostrar isso na candidatura. Fale com honestidade e explique por que isso é importante para você e para o mundo e como isso pode ajudar na esfera pública.
  3. NÃO FOQUE SOMENTE NA VIDA ACADÊMICA: mostre quem você é também fora da sala de aula, o que te apaixona, o que te encanta.
  4. CONFIE EM SI MESMO: é muito importante mostrar que você confia em si mesmo, nas suas ideias, nas suas habilidades e capacidades.
  5. DESTAQUE EXPERIÊNCIAS IMPORTANTES:  conte sobre a sua trajetória em voluntariados, em momentos de liderança, seja em movimentos de estudantes, em simulações, seja na escola, comunidade ou universidade.

Deixo aqui meu muito obrigada a Carolina e a Andressa pelos relatos! Aqui no Partiu Intercâmbio tem uma série de posts sobre estudar na Espanha e também um monte de conteúdo sobre intercâmbio na graduação com editais de bolsas de estudos e também relatos de quem já fez isso.

Ainda com dúvida sobre o intercâmbio na Espanha grátis.

Para tirar as dúvidas de vocês sobre o curso na Espanha com tudo pago da Fundação Botín, conversamos ao vivo com a Walesca, aluna de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Uberlândia. Walesca foi bolsista do programa da 8a edição da Fundação Botin e deu dicas sobre a candidatura, o processo de seleção e curso na Espanha. Confira a conversa completa abaixo:

Faça sua inscrição no programa!

O que é a fundação espanhola?

A Fundación Botín é uma organização sem fins lucrativos com sede em Santander, na Espanha. A Fundação Botín tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento integral da sociedade, explorando novas formas de detectar o talento criativo e apostando nele para gerar riqueza cultural, social e econômica. A Fundação Botín foi criada em 1964 por Marcelino Botín Sanz de Sautuola e sua esposa, Carmen Yllera. A fundação opera em toda a Espanha e na América Latina e oferece além das bolsas com foco em gestão pública, bolsas para artistas na Espanha.

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

2 comentários em “Bolsistas da Fundação Botín falam sobre o intercâmbio na Espanha”

  1. Thiago Ribeiro Matos

    A competência acadêmica e habilidade em motivar de ambas é incrível. Tenho orgulho de ser amigo e estudar com a Carol aqui na UFBA e ela é nossa referência em intercâmbio, assim como vc, Bruna. Obrigado por compartilhar, sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais