como é estudar no UWC jady sampaio partiu intercâmbio

Como é estudar em um colégio interno? Aluna do UWC Armênia conta

uwc jady sampaio 2

Você tá aí se perguntando sobre como é estudar em um colégio interno? No final de julho de 2014, contei aqui a história da Jady Sampaio que ganhou uma bolsa do United World Colleges (UWC) — colégios internacionais, localizados em diversos países – e saiu de São Paulo para fazer dois anos do Ensino Médio na Armênia (país que tá ali entre a Turquia, o Azerbaijão, o Irã e a Geórgia). Achei a história mega interessante e pedi um relato em que a bolsista conta mais sobre estudar no UWC Armênia.

Bolsas de intercâmbio no Ensino Médio

 

 

A rotina de estudar em colégio interno

Para vocês terem uma ideia como a vida da Jady mudou, agora que ela estuda no UWC Armênia, ela mora no colégio e tem todas as aulas em inglês. As aulas vão até 15h15. Ela pode escolher quais matérias cursa, mas  precisa cursar, no mínimo, uma matéria de cada área (ciências, artes, humanas, etc). Na escola, ela divide o quarto com outras meninas. A divisão dos quartos no colégio interno é escolhida pela escola e tenta misturar a maior variedade de línguas/continentes/culturas possível. Os colégios da UWC são um tipo de colégio interno, afinal, os estudantes moram lá, mas eles podem sair da escola. No caso da Armênia, a Jady conta que eles pedem apenas que os alunos saiam sempre em grupo e que voltem às 21h30min, mas que “no geral é bem livre, eles confiam bastante nos alunos”.

>>> Quem faz High School no Exterior repete o ano ao voltar?

Como faz para estudar em um colégio interno do UWC?

Se você não faz ideia do que é o UWC, eu explico:  são colégios internacionais espalhados por vários lugares do mundo. Todos os anos, eles promovem seleções para novos alunos para fazer dois anos do Ensino Médio no Exterior. O processo seletivo tem três etapas:  provas objetivas de português, matemática, lógica e conhecimentos gerais e redação, entrevista e convívio durante um final de semana, em que várias dinâmicas de grupo são utilizadas para conhecer melhor os candidatos. No final da seleção, eles divulgam quem vai ganhar bolsa de estudos e de quanto elas vão ser (isso geralmente varia de acordo com o perfil socioeconômico dos candidatos).

Além da Armênia, o UWC possui escolas em países como  Estados Unidos, Itália, Canadá, Alemanha, Índia, Noruega, País de Gales, Suazilândia, Hong Kong, Singapura, Holanda, Armênia, Costa Rica e Bósnia-Herzegóvina. Eles selecionam, todos os anos, estudantes do mundo todo com o objetivo é reunir em um só lugar pessoas das mais variadas raças e culturas. Cada escola tem estudantes e professores de mais de 100 nacionalidades.

Mas tá, nada melhor do que ouvir quem está lá para saber como é, né? Então, fiquem com o depoimento da Jady Sampaio.

Como está sendo estudar no UWC Armênia?

colégio interno, uwc armenia, jady sampaio
Jady no colégio interno com a colega Irem, da Turquia

“Faz dois meses que estou aqui, no colégio UWC Dilijan, na Armênia. Tento lembrar do dia em que cheguei, a cabeça pesada de jet lag mas a empolgação total. Aguardar os outros colegas, desfazer as malas, entrar na rotina das aulas, skype com a família, aprender umas palavrinhas em armênio, tudo isso fez parte desses dois meses. O mais fácil pra mim foi fazer amigos. Já tinha conversado com alguns colegas na internet, mas me aproximei de bastante gente que eu nem sabia que estaria aqui.

>>> Melhores bolsas de estudo de 2021

Nos primeiros dias, tudo parece lindo e maravilhoso. Com o tempo, você vai percebendo os defeitinhos, as manias, as particularidades de cada um – e vai conhecendo as suas, também. Tanta chatice minha que eu só fui descobrir aqui! O mais bacana é perceber o quanto todos são parecidos. Ainda que venhamos de diferentes realidades, línguas e famílias, todo mundo tem medos, anseios e amores e isso cria uma identificação tão poderosa que não te permite olhar pro mundo da mesma maneira.

>> Como funciona o intercâmbio no Ensino Médio

 

UWC Armênia colégio interno Jady Sampaio

Agora, a cada vez que ouvir – por exemplo – sobre a Ucrânia, não vou pensar em números, mas em pessoas. Pessoas que, como eu, têm mãe, irmãos, gato, cachorro, tristeza, alegria. E isso me tornou mais humana. Eu sinto que vir pra cá estudar no UWC foi o melhor presente que eu poderia ganhar, porque além de amigos, e do mundo, eu ganhei sonhos. Agora que eu sei o quanto é bom viajar, conhecer, aquele friozinho na barriga, não quero mais parar!

Claro que tem uns momentos difíceis. Tem a saudade, tem a dificuldade de sempre achar gente com opinião contrária à sua, de ser desafiado, e tem o orgulho ferido de perceber: “poxa, tô errada!”. Mas o que eu tirei de bom de todos esses momentos e pessoas vale tremendamente a pena. Tive dez vezes mais alegria do que qualquer outra emoção.

>>> Quanto custa fazer High School no Exterior

UWC Jady Sampaio

Estava conversando com uma amiga e falamos que, se nos dissessem há dois, três anos que iríamos morar na Armênia, nós não acreditaríamos. Mas agora, quando escuto a palavra “casa”, meu pensamento não voa pro Brasil, ele fica aqui: no meu quarto, na sala comum, na biblioteca. Minhas colegas de quarto se tornaram irmãs, meus amigos se tornaram uma outra família. E minha casa, agora, é aqui.”

>> Da Escola pública no Brasil para Universidade nos EUA

 

Tire suas dúvidas sobre a seleção e estudar no UWC

Se você está com dúvidas sobre a seleção do UWC para ganhar bolsa para intercâmbio no Ensino Médio, passa lá no canal do Partiu Intercâmbio e assiste a conversa que eu tive com bolsistas brasileiros do UWC. conversei com a Amanda Salgueiro, que foi aprovada em 2017 e está estudando no UWC Adriatic, na Itália, e também com bolsistas do UWC Canadá e do UWC Singapura. No vídeo, vocês podem ver o que os brasileiros acham de estudar em colégios internos e eles também dão dicas de como ser aprovado para estudar no UWC.

Bolsas de estudo de intercâmbio

 

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

3 comentários em “Como é estudar em um colégio interno? Aluna do UWC Armênia conta”

  1. Gabriela Freitas

    Soube da UWC através desse blog e estou simplesmente apaixonada pela proposta, vou tentar me inscrever ano que vem, estou muito ansiosa mas muito insegura em relação ao processo seletivo. Quem puder me ajudar em relação à isso, agradeceria rs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais