Instituto de Ciência e Tecnologia da Áustria (ISTA) oferece oportunidade para estágio científico na Europa
Se você é estudante de graduação ou mestrado ou já obteve o diploma nesses níveis e está em busca de uma oportunidade de intercâmbio, o programa de estágio científico do Institute of Science and Technology Austria – ISTA (Instituto de Ciência e Tecnologia da Áustria) pode ser a sua chance!
O programa de Scientific Internships oferece toda a estrutura necessária para estudantes de todo o mundo desenvolverem suas habilidades em um ambiente de pesquisa de ponta na Europa. Os selecionados têm acesso a instalações de última geração, com equipamentos de bioimagem, nanofabricação e computação científica.
Trata-se de uma oportunidade para descobrir se você gosta de fazer pesquisa independente e qual é a área de estudos na qual tem maior interesse.
Como funciona o estágio científico no ISTA
O programa de estágio científico do ISTA é projetado para proporcionar uma imersão completa no ambiente de pesquisa científica. Os estagiários têm a oportunidade de trabalhar diretamente com os cientistas do instituto, participando de projetos inovadores que abrangem diversas áreas do conhecimento, como biologia, física, química, matemática e ciência da computação.
O estágio tem duração variável, dependendo do projeto e da disponibilidade do estudante, mas pode durar até um ano.
Os estagiários são orientados por um supervisor enquanto trabalham em seus projetos. A atuação específica vai depender, é claro, da área de pesquisa. Por exemplo, estagiários de laboratórios de ciências biológicas (como biologia ou neurociência) ou física experimental normalmente realizam experimentos, fazem pesquisas bibliográficas e aprendem novas técnicas para abordar questões específicas da investigação.
Já nas ciências teóricas, como matemática, ciência da computação e data science, os estagiários realizam leituras e escrevem, podendo, inclusive, assinar publicações como coautores sobre os resultados.
Como são as bolsas do programa
Os selecionados para o estágio científico na instituição terão um contrato de trabalho com o ISTA e recebem uma bolsa mensal para cobrir suas despesas durante o período do estágio. O valor a ser pago para os estagiários é de 1.462€ mensais.
Em alguns casos, o ISTA pode oferecer suporte para a acomodação e cobrir parcialmente os custos de viagem.
Quais são os requisitos para se candidatar ao estágio científico do ISTA
O estágio científico do ISTA é voltado para estudantes que desejam obter experiência em pesquisa em diferentes áreas. Na verdade, para se candidatar, é preciso estar na graduação ou mestrado ou já ter obtido o diploma em ciências naturais ou da computação, matemática ou disciplinas relacionadas.
Ainda, é necessário ter formação acadêmica relevante para o projeto de pesquisa de interesse e bom domínio do inglês, tanto escrito quanto falado.
Não é possível fazer o estágio se o candidato já estiver empregado ou receber algum tipo de financiamento de outra instituição.
Como se candidatar para o estágio científico na Áustria
As candidaturas para o estágio científico no ISTA são aceitas de forma contínua, mas é importante notar que é preciso se inscrever pelo menos dois meses antes da data de início desejada.
Para se candidatar, os interessados devem contatar diretamente a liderança do grupo de pesquisa de seu interesse ou os cientistas da equipe – links abaixo.
Os candidatos são selecionados pelo responsável do grupo de pesquisa – um professor ou professor auxiliar – ou pelos cientistas responsáveis e a nomeação está sujeita à disponibilidade de fundos para o pagamento do subsídio e à aprovação pelo escritório de assuntos acadêmicos.
Participar do programa de estágio científico do ISTA é uma excelente forma de ampliar seus conhecimentos, ganhar experiência prática em pesquisa e colaborar com cientistas de renome.
Sobre o ISTA
O Instituto de Ciência e Tecnologia da Áustria é uma instituição pública, aberta e internacional com uma equipe científica de mais de 70 nações. Ele fica localizado em Klosterneuburg, nos arredores de Viena, capital da Áustria.
O ISTA oferece oportunidades de desenvolvimento de carreira para jovens cientistas para prepará-los para seus próximos passos e disponibiliza inúmeros benefícios sociais e adicionais, como acomodação, refeitório, esporte e lazer, cursos de idiomas, ônibus gratuito da ISTA e creche no campus, dependendo da disponibilidade.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições estão abertas e restam poucas vagas. Em julho, conversamos ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Confira no vídeo abaixo dicas e a experiência delas sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos
Saiba mais sobre o programa
Conheça os grupos de pesquisa de cada área
Contate as equipes de cientistas
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.