DAAD tem edital de bolsas para pesquisa na Alemanha
Como já era de se esperar – afinal o DAAD tem uma série de programas diferentes – o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico também tem bolsas para pesquisa na Alemanha. E o edital está aberto: as inscrições podem ser feitas até o dia 1º de abril!
O programa é voltado a estudantes universitários e pesquisadores estrangeiros. Ele oferece aos bolsistas a oportunidade de fazer pesquisa e continuar os estudos na Alemanha. Há possibilidades de financiamento para diferentes fases da carreira acadêmica.
As bolsas para pesquisa na Alemanha têm o objetivo de financiar estadias de curta duração em universidades ou instituições alemãs. Além disso, ele busca promover a troca de experiências e conhecimento entre acadêmicos.
Quais são os requisitos para participar do programa
Podem se candidatar professores universitários, pesquisadores estabelecidos, pós-doutorandos e investigadores que, de preferência, já tenham doutorado e trabalhem em uma universidade ou instituto de pesquisa no seu país de origem.
A duração do programa é de três meses ou depende do projeto e do cronograma do candidato. Não há possibilidade de renovação.
>>> Todas as bolsas do DAAD para estudar na Alemanha publicadas no Partiu
>>> Veja mais posts sobre estudar na Alemanha
>>> Encontre outras bolsas para estudar na Alemanha de graça
Como são a bolsas para pesquisa na Alemanha
Os pagamentos das bolsas para pesquisa na Alemanha são mensais no valor de 2 mil euros para professores assistentes e 2.150 euros para professores de carreira. Além disso, os contemplados também ganham subsídios para a viagem.
A seleção é feita por um comitê independente que analisará as candidaturas. Os critérios de seleção mais importantes são: realizações acadêmicas recentes documentadas no currículo, publicações e um projeto de pesquisa convincente e bem planejado.
Como se candidatar
A candidatura às bolsas para pesquisa na Alemanha deve ser feita através do portal do DAAD. Durante o procedimento, o interessado deve fazer o upload dos seguintes documentos:
- Formulário de inscrição;
- Curriculum Vitae completo (tabular form – máx. 3 páginas);
- Lista de publicações acadêmicas (máx. 3 páginas);
- Projeto de pesquisa (máx. 10 páginas);
- Cronograma e itinerário (institutos ou universidades anfitriãs);
- Carta da instituição anfitriã confirmando a cooperação acadêmica (no que se refere ao projeto e ao local de trabalho).
Além de candidatar-se online, também é preciso enviar pelo correio uma cópia do Resumo da candidatura – um arquivo PDF gerado após o procedimento de inscrição.
O prazo para a solicitação da bolsa se encerra no dia 1º de abril para estadias no período entre setembro de 2018 a abril de 2019.
Para dúvidas e informações adicionais, é possível contatar o DAAD através do email [email protected].
Confira o edital do programa
Acesse o link para fazer a inscrição
>>> O passo a passo para fazer mestrado na Alemanha
>>> Confira outros guias sobre viver e estudar na Alemanha
>>> Veja todos os editais abertos para estudar no exterior com bolsa
Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post ?
Sobre o autor
Jaqueline Crestani
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.
1 comentário em “DAAD tem edital de bolsas para pesquisa na Alemanha”
Ótimas dicas perfeito….