Bolsa para fazer curso técnico no Japão na área das exatas recebe inscrições
Mais um concurso que oferece bolsa para estudar no Japão – mesmo para quem não tem conhecimentos de japonês – está com inscrições abertas. O Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT) oferece bolsa para fazer curso técnico no Japão na área de exatas com duração de quatro anos. São três anos para o curso técnico e um ano de curso preparatório de língua japonesa e outras disciplinas.
A bolsa tem o valor de cerca de R$ 3,7 mil mensais, passagens de ida e volta e isenção de taxas escolares. Para poder concorrer é necessário ter de 17 a 21 anos e já ter concluído o ensino médio ou ter a conclusão prevista para dezembro deste ano. Além disso, ter fluência em inglês ou japonês e um bom histórico escolar são indispensáveis.
>>> Bolsa para fazer pesquisa no Japão mesmo sem saber japonês
>>> Bolsa para fazer curso profissionalizante no Japão
>>> Encontre bolsas para estudar no Japão
Os cursos abrangem áreas como Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Eletrônica, Engenharia da Informação, da Comunicação e Rede, Engenharia de Materiais, Arquitetura e Engenharia Civil, Engenharia Marítima e outras áreas. A inscrição precisa ser feita pessoalmente ou por carta (para candidatos que moram em cidades sem consulado ou embaixada) até 30 de junho. Veja qual jurisdição se aplica à cidade onde você mora no site da Embaixada do Japão. Os selecionados viajam em abril do ano seguinte.
Os documentos necessários para inscrição são:
– Ficha de Inscrição com uma foto 3×4
– Cópia simples da Identidade
– Para os que concluíram o Ensino Médio: Histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio (cópia autenticada em cartório).
– Para os que estão no 3° ano: testado de matrícula (original) e cópias simples dos boletins do 1º , 2º ano e do 1º bimestre do 3º ano do ensino médio.
– Para os que concluíram o ensino médio e estão cursando o ensino superior: Histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio (cópia autenticada em cartório); histórico acadêmico e declaração de aluno regular do ensino superior (original da instituição ou cópia autenticada em cartório).
– Carta de recomendação da última escola frequentada (ensino médio, faculdade ou cursinho), em papel timbrado da instituição
– Redação (em inglês, de 30 a 40 linhas, fonte Arial 12, tamanho A4, digitado) explicando o motivo de opção pelo estudo no Japão, o curso pretendido naquele país, as razões dessa escolha e a atividade profissional que pretende desenvolver no futuro. A redação tem que ter título e o nome do candidato.
Exames escritos serão aplicados na representação diplomática responsável pela sua região e todo o processo de inscrição deve ser realizado na sua representação:
DF, Goiás ou Tocantins: Embaixada do Japão em Brasília
Amapá, Maranhão, Pará e Piauí: Consulado do Japão em Belém
Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima: Consulado-Geral do Japão em Manaus
Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe: Escritório Consular do Japão em Recife também pelo email: [email protected]
Espírito Santo, Minas Gerais (exceto o Triângulo Mineiro) e Rio de Janeiro: Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro
Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Triângulo Mineiro: Consulado-Geral do Japão em São Paulo
Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul: Consulado-Geral do Japão em Curitiba
Veja o edital da seleção para bolsa no Japão
>> Bolsa para fazer pesquisa no Japão mesmo sem saber japonês
>>> Bolsa para fazer curso profissionalizante no Japão
>>> Encontre bolsas para estudar no Japão
>>> Veja todas as bolsas para estudar no Exterior abertas no momento
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.