Bolsa para o Japão Foto: Laitr Keiows

Bolsa para estudar no Japão tem inscrições abertas

Bolsa para o Japão Foto: Laitr Keiows

Mais um concurso que oferece bolsa para estudar no Japão – mesmo para quem não tem conhecimentos de japonês – está com inscrições abertas. O Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT) agora oferece bolsa para cursos Profissionalizantes no Japão com duração de 3 anos. Dois anos são do curso específico e um ano é de curso preparatório e aprendizado de língua japonesa. A bolsa tem o valor de cerca de R$ 3 mil, passagens de ida e volta e isenção de taxas escolares. Para poder concorrer é necessário ter de 17 a 21 anos  e já ter concluído o ensino médio  ou ter a conclusão prevista para dezembro de 2015. Além disso, ter fluência em inglês ou japonês e um bom histórico escolar são indispensáveis.

Os cursos são nas áreas de Tecnologia, Nutrição, Educação e Assistência Social, Negócios, Moda e Economia Doméstica ou Cultura e Educação Geral. A inscrição precisa ser feita pessoalmente ou por via de procuração até 30 de junho. Veja qual jurisdição se aplica à cidade onde você mora no site do Consulado do Japão em São Paulo. Os selecionados viajam em abril de 2016.

Os documentos necessários para inscrição são:
Ficha de Inscrição
– 2 fotos 3 x 4 (recentes e iguais)
– Cópia simples da Cédula de Identidade
– Para os que concluíram o Ensino Médio: Cópias simples do Histórico Escolar e Certificado de Conclusão Para os que estão no 3o. ano: Cópia simples dos boletins do 1o.,2o. ano e do 1º bimestre do 3 ° ano; (A cópia do boletim do primeiro bimestre do 3º ano pode ser substituída pelo atestado de matrícula)
– Carta de recomendação da última escola frequentada (ensino médio, faculdade ou cursinho), em papel timbrado da instituição
– Redação (em português manuscrita, de 30 a 60 linhas em A4) explicando: o motivo de opção pelo curso profissionalizante no Japão, o curso pretendido naquele país, as razões dessa escolha e a atividade profissional que pretende desenvolver no futuro. Além disso, a redação deve ter título e o nome do candidato.

A lista geral com todos os cursos oferecidos, pode ser consultada no site do consulado.

Exames escritos serão aplicados em 15 de julho em São Paulo.

Veja edital completo da seleção para bolsa para curso no Japão

Dúvidas sobre o processo de seleção ou a documentação a ser enviadas podem ser mandadas para: [email protected] por telefone: (11) 3254-0100. O horário de informações pelo telefone é de segunda a sexta-feira (exceto aos feriados) das 9:00 às 12:00 e 13:30 às 17:30.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

3 comentários em “Bolsa para estudar no Japão tem inscrições abertas”

  1. DALILA TOLEDO DA SILVA

    Oi Bruna,
    É possível fornecer o seu email?
    Preciso de muitas dicas e direcionamento, e gostaria de conversar fora do site.
    Deixarei o meu email para que vc envie o seu, e assim eu possa te enviar o meu projeto e vc emitir sua opinião.
    Desde já, agradeço-lhe a atenção.
    Dalila ([email protected])

    1. Dalila, infelizmente, eu não tenho como dar atendimento individual para as pessoas. Além do site, eu trabalho em outros três lugares (porque o site é feito na base do amor e não paga minhas contas). No entanto, sempre que posso, respondo dúvidas aqui. Até porque as respostas podem ser aproveitadas por mais pessoas 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais