viagem a China

Viagem à China: Prêmio leva jovens brasileiros ao país asiático

Já imaginou ganhar uma viagem à China com tudo pago? Se você é estudante universitário, pode se inscrever no Prêmio Na Prática Protagonismo Universitário. A competição seleciona os melhores universitários das regiões Sul, Sudeste, Centro-oeste, Nordeste e Norte do Brasil.

Esta é a 1ª edição do prêmio, iniciativa do Na Prática, organização sem fins lucrativos que impulsiona a carreira de jovens, do estágio à liderança, através de informação, educação de carreira, liderança e empreendedorismo e conexão de jovens universitários e recém formados a oportunidades do mercado de trabalho.

Os selecionados ganham uma viagem à China para conhecer o sistema operacional do empreendedorismo chinês. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 15 de setembro de 2025, às 23h59.

Sobre o prêmio que leva jovens em viagem à China

O Prêmio Na Prática Protagonismo Universitário foi criado com a proposta de reconhecer, apoiar e dar visibilidade a jovens que, mesmo antes do diploma, já se destacam como empreendedores, na vanguarda de pesquisas, inovação em estágios ou em atuações em causas sociais.

O prêmio também visa apoiar o desenvolvimento de carreira dos jovens selecionados. A partir de uma jornada criteriosa de seleção, os semifinalistas receberão formação em liderança e terão acesso a uma comunidade para trocas e oportunidades de trabalho.

>>> Melhores concursos de redação que dão intercâmbio

Como funciona a premiação

Os 15 finalistas viajam juntos para São Paulo com despesas pagas para participar de um curso de 12 horas sobre Liderança Empreendedora e da cerimônia de premiação.

Os cinco universitários selecionados para representar cada uma das regiões brasileiras ganham uma viagem à China com tudo pago. Os vencedores serão acompanhados por uma equipe de suporte e farão um roteiro de aprendizado e networking durante sete dias no país asiático.

É uma oportunidade única para conhecer o ecossistema empreendedor e educacional de grandes centros da China.

>>> Melhores bolsas para intercâmbio em 2025

Como se candidatar ao Prêmio Na Prática Protagonismo Universitário

Podem participar e concorrer a uma viagem à China jovens na faixa etária dos 18 a 34 anos que sejam estudantes de qualquer universidade pública ou privada do país. Os universitários devem demonstrar comprometimento acadêmico e resultados concretos. O edital busca jovens com trajetória acadêmica consistente e projetos ou experiências com impacto prático. O projeto pode ser voluntário, estágio ou pesquisa, o que importa é o seu impacto real – alcance financeiro, social, científico ou inovador.

Os critérios de seleção vão além das notas e avaliam a capacidade de execução, a inovação, o raciocínio lógico e a visão de futuro dos candidatos.

Como é a seleção do prêmio que dá viagem à China

As etapas do processo seletivo iniciam com uma avaliação dos critérios de elegibilidade e análise inicial de projeto. Os candidatos que atenderem aos requisitos, são chamados para uma entrevista e, posteriormente, passam por uma banca final. Veja mais detalhes a seguir:

Triagem inicial de candidaturas

Com base em todas as informações coletadas durante a inscrição, o time de seleção realizará uma triagem da base de candidatos conforme os critérios de elegibilidade e os resultados apresentados.

Entrevistas individuais

As entrevistas individuais serão uma etapa de aprofundamento dos resultados e competências nos casos apresentados durante a inscrição. Os candidatos receberão todas as orientações necessárias sobre como se preparar e realizar a entrevista. Nesta etapa, é preciso apresentar documentos comprobatórios das informações dadas na inscrição, como, por exemplo, comprovante de matrícula e histórico da universidade.

Avaliação técnica dos resultados

Todas as informações coletadas nas etapas anteriores passarão por avaliação específica de caráter técnico ou de aprofundamento da realidade regional, conforme necessidade.

Apresentação do pitch para banca final

Os 15 finalistas terão a oportunidade de apresentar seus projetos para uma banca composta por especialistas e referências em liderança no país. A banca final será realizada presencialmente em São Paulo no dia 31 de outubro de 2025. Todos os finalistas terão seus custos com passagem, hospedagem, alimentação e despesas pagos pela organização do prêmio.

Curso exclusivo de liderança

Os finalistas participarão de uma experiência formativa exclusiva sobre liderança. Esta etapa não tem caráter avaliativo, mas é uma etapa obrigatória e oportunidade única de desenvolvimento para todos os 15 finalistas. Todos os finalistas terão seus custos com passagem, hospedagem, alimentação e despesas com o roteiro proposto pelo Na Prática pagos pela organização do prêmio.

Como fazer uma candidatura forte?

Milhares de brasileiros já descobriram que estudar fora com bolsa integral não é privilégio de poucos – é questão de estratégia certa. O Partiu Pós no Exterior é o programa de mentoria para estudar fora do Partiu Intercâmbio que transforma candidaturas medianas em aprovações com financiamento completo nos melhores programas de mestrado e doutorado do mundo.

O segredo? Orientação personalizada de quem já passou por isso e sabe exatamente o que funciona. As vagas limitadas e estão abertas agora – não espere a próxima turma para começar sua jornada.
Veja a transformação de quem confiou no processo:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

Saiba tudo sobre o programa
Acesse o regulamento

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTokTwitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail.

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais