summer school na China

Bolsas para summer school na China: programa do BRICS está com inscrições abertas

Você já imaginou passar um verão imerso na cultura chinesa enquanto aprende relações internacionais em uma das cidades mais dinâmicas do mundo? O Shanghai Summer School (BRICS Program) 2025 oferece exatamente essa oportunidade! O programa internacional concede bolsas para summer school na China.

A iniciativa é voltada para estudantes dos países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e combina cursos acadêmicos com experiências culturais únicas em Xangai, o coração financeiro e tecnológico da China.

As inscrições para esta edição estão abertas até 30 de abril, e os selecionados terão a chance de vivenciar a China por 4 semanas, com aulas ministradas em inglês na Fundan University, uma das melhores universidades da China.

Trata-se de uma oportunidade única para vivenciar a cultura chinesa, ampliar sua rede internacional e adquirir conhecimentos em um dos centros econômicos mais importantes do mundo. Além disso, o certificado de conclusão pode enriquecer seu currículo, especialmente se você tem interesse em carreiras globais ou em relações com os países do BRICS.

> Melhores bolsas para estudar fora em 2025

Como é o Shanghai Summer School BRICS Program?

O Shanghai Summer School BRICS Program é um programa intensivo de summer school na China que reúne estudantes dos cinco países BRICS para uma experiência acadêmica e cultural em Xangai.

Com duração de um mês (de 30 de junho a 25 de julho de 2025), o curso é ministrado em inglês e abrange temas como economia global, desenvolvimento sustentável, relações internacionais e inovação tecnológica, sempre com foco na cooperação entre os países BRICS.

Além das aulas teóricas, os participantes terão atividades práticas, como visitas a empresas líderes em tecnologia e instituições governamentais e passeios culturais em Xangai. Um dos destaques é a oportunidade de aprender sobre a cultura chinesa, com viagens e excursões a pontos turísticos icônicos.

O objetivo principal do programa é fortalecer os laços entre os países BRICS e proporcionar uma visão aprofundada sobre o papel da China no cenário global. Os participantes saem não apenas com novos conhecimentos acadêmicos, mas também com uma rede internacional de contatos e uma compreensão mais ampla das oportunidades de colaboração entre essas nações emergentes.

>> Brasileiro conta como é estudar na China

Como é o currículo da summer school na China

Governança Global e Cooperação entre os BRICS

  1. Cooperação dos BRICS na desafiadora governança global;
  2. Reforma financeira global e cooperação financeira dos BRICS;
  3. Multipolaridade global e cooperação dos BRICS;
  4. Cooperação industrial e desenvolvimento entre os BRICS;
  5. Cooperação global em energia e os países BRICS;
  6. NDB (Novo Banco de Desenvolvimento): Diferenciação como vantagem competitiva;
  7. Governança do ciberespaço internacional e soberania de dados dos BRICS;
  8. Colóquio: Cooperação pragmática dos BRICS.

Política e Diplomacia da China

  1. Diplomacia pública da China;
  2. China e América Latina;
  3. China e Europa;
  4. China e Sul da Ásia;
  5. China e África;
  6. China e Oriente Médio.

Conhecendo Xangai

  1. O povo e a cultura de Xangai;
  2. Passeio panorâmico pelo Rio Huangpu;
  3. Arquitetura histórica de Xangai;
  4. Passeios culturais pela região de Xangai.

Como são as bolsas para a summer school na China?

A edição de 2025 da summer school na China selecionará 50 candidatos, dos quais 20 serão financiados pelos BRICS Program e 30 deverão arcar com os custos totais do curso.  As bolsas cobrem a maior parte dos custos do programa, tornando-o acessível para jovens de diferentes realidades financeiras. Os benefícios incluem:

  • Isenção da taxa de matrícula (o valor do curso é totalmente coberto);
  • Acomodação gratuita em dormitório universitário ou residência estudantil em Xangai;
  • Seguro durante todo o período do programa.

As passagens aéreas ficam a cargo dos bolsistas, pois não estão incluídas.

Quais os requisitos para se candidatar à summer school na China?

Para concorrer a uma vaga no Shanghai Summer School BRICS Program 2025, os candidatos devem atender aos seguintes critérios:

  • Ser cidadão de um dos países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China ou África do Sul);
  • Ser estudante de graduação ou pós-graduação ou recém-formado (não precisa ter formação em Relações Internacionais);
  • Saber inglês (não precisa ter proficiência em inglês, mas é preciso ter conhecimento para acompanhar o programa);
  • Motivação (descrever em uma carta por que deseja participar e como o programa contribuirá para seus objetivos acadêmicos e profissionais).

>> Dicas para um personal statement digno de bolsa de estudos

Como se candidatar ao Shanghai Summer School?

O prazo para envio de materiais e indicação de alunos pelas universidades parceiras é até 30 de abril de 2025. Para fazer a candidatura, é preciso enviar a documentação por e-mail para [email protected]. Entre os documentos exigidos, estão:

  • Formulário de inscrição preenchido (disponível no site oficial);
  • Currículo;
  • Carta de motivação;
  • Histórico acadêmico atualizado (traduzido para inglês, se necessário);
  • Carta de recomendação (de professor ou orientador).

A lista com os candidatos selecionados será divulgada no dia 8 de maio de 2025.  Os selecionados serão instruídos sobre visto, acomodação e preparação para a viagem.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições abrem em julho e são poucas vagas.

Confira a conversa ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Clica no vídeo abaixo pra conhecer as mentoradas e ver as dicas delas:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

Saiba mais sobre o programa

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais