Estudar na Finlândia de graça e em inglês? agora é só para europeu

Estudar na Finlândia de graça não é mais possível para estudantes não europeus desde agosto de 2017. O governo aprovou a cobrança de taxas anuais para cursos de graduação e mestrado em inglês para estudantes internacionais. Entenda melhor como vai funcionar e também quais as bolsas de estudos que existem para brasileiros para estudar na Finlândia sem pagar nada.

Ver todas as bolsas 

>> Veja o que brasileiros que moram na Finlândia falam de estudar por lá

 

Em 2015,  fui para a Finlândia e publiquei várias matérias aqui falando de como o ensino lá é legal, cheio de cursos em inglês e grátis. Inclusive, fiz uma guia detalhado sobre como se inscrever para um mestrado na Finlândia.   Pois bem, alegria de pobre dura pouco. Infelizmente, estudar na Finlândia de graça não vai mais ser para qualquer um. O parlamento finlandês aprovou a cobrança de taxas de estrangeiros que queiram fazer bacharelado ou mestrado na Finlândia em cursos que não sejam em finlandês ou sueco. Uma péssima notícia para quem sonha em estudar no país, eu sei 🙁  As taxas começaram a ser cobradas a partir de agosto de 2017.

estudar na Finlândia de graça Foto: Riitta Supperi/Keksi/Team Finland

Foto: Riitta Supperi/Keksi/Team Finland

Estudar na Finlândia de graça não rola mais, mas quanto custa estudar na Finlândia para estrangeiros? 

Desde que a implementação as taxas para que estudantes de fora da União Europeia passou, estudar na Finlândia ficou bem caro. Em 2016, se falava que as universidades deviam cobrar pelo menos 1500 euros por ano. O que até não parece muito se você dividir por 12 meses. Mas, na realidade, essa boa notícia não se concretizou. Para estudar na Universidade de Helsinque em 2018, por exemplo, em um mestrado completamente em inglês custa entre 12 e 15 mil euros por ano. Ou seja isso somado ao fato de que o custo de vida na Finlândia é BEM alto comparado com outros países da Europa e isso, acaba com os planos de brasileiros de estudar na Finlândia gastando pouco.

Mas e quanto custa fazer graduação na Finlândia em inglês? Aqui os números também não são nada animadores. Na Aalto University, uma universidade super renomada em áreas como arquitetura, engenharia e inovação, a graduação em inglês não sai por menos de 12 mil euros por ano. Nesta universidade finlandesa os mestrados são ainda mais caros e custam 15 mil por ano.

>> Brasileira conta como é fazer mestrado na Finlândia

 

Só os brasileiros não podem mais estudar de graça na Finlândia?

 Não. A cobrança para estudar na Finlândia vale para estudantes de fora da União Europeia. Então, se você tiver cidadania europeia, você pode estudar na Finlândia de graça em cursos em inglês. Porque a regra não vale  para cidadãos europeus, ou seja, brasileiros com cidadania italiana, portuguesa, espanhola, polonesa e de outros países da UE  estudam na Finlândia de graça tanto no mestrado quanto na graduação.

>> Veja nosso guia sobre fazer mestrado na Finlândia

 

A cobrança para estudar na Finlândia vale  pra todos os cursos?

Não. Somente cursos de mestrado e bacharelado em línguas que não sejam finlandês ou sueco. Os cursos de doutorado na Finlândia também seguem sendo de graça. Quem começar seus estudos antes de agosto de 2017 também não será pego pela nova lei e vai seguir estudando sem ter que pagar as novas taxas anuais.

>>> EduFi dá bolsas para doutorado na Finlândia

 

E tem bolsa de estudos para estudar na Finlândia de graça então?

A situação no momento não é das melhores. Na época que  as cobranças para estudar na Finlândia começaram, o site do Study in Finland, dizia que iam ter bolsas e que existiam planos das Universidades e politécnicas de lançarem bolsas de estudos para que alunos internacionais pudessem estudar na Finlândia de graça. No entanto, a gente ainda não achou muita bolsa para estudar na Finlândia.

O interessante então é ficar ligado nos sites das Universidades e também nas bolsas do programa Erasmus Mundus para fazer mestrado na Europa. O que não é a situação ideal, mas se estudar na Finlândia é o que você quer, é o jeito, pelo menos, por enquanto.

>> FCP programa que leva jornalistas para a Finlândia

 

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 🙂

COMENTÁRIOS

3 respostas para “Estudar na Finlândia de graça em cursos em inglês? só para europeu!”

  1. Lucas disse:

    Tenho cidadania europeia e sou brasileiro. Ainda sim será necessário pagar pela faculdade?

  2. Gabriel Silva disse:

    Bom vídeo informativo!!

  3. Bia disse:

    Bem isso!
    Ouvi rumores (apenas rumores, nada confirmado) que na Universidade de Helsinki a tuition fee será em torno de 25k e em Oulu, 10k.
    E, de fato, quem é que fala finlandês pra poder entrar num mestrado na língua local? Emprego aqui para quem não fala finlandês é realmente muito difícil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *