Ship for World Youth inclui bolsas de intercâmbio para o Japão e programação em navio
O Ship for World Youth (SWY) é um programa custeado pelo governo japonês para formação de jovens líderes de diversos países que já está na sua 36ª edição. Neste ano, o edital oferece oito bolsas de intercâmbio para o Japão para jovens brasileiros.
A iniciativa existe desde 1967, mas, inicialmente, tinha outro nome – Japanese Youth Goodwill Cruise Program (JYGC). Em 1988, sofreu alterações no formato e passou a se chamar com o nome atual, sendo hoje administrada pelo Cabinet Office do Governo do Japão.
No atual formato, o SWY costuma oferecer um período de atividades online e outra parte presencial no Japão, sendo que durante um período os selecionados participam de programação a bordo do navio Nippon Maru.
O programa tem três pilares como valores principais:
- Compreensão da diversidade sociocultural: capacidade de aprofundar a compreensão mútua;
- Próxima geração de jovens líderes: estímulo ao desenvolvimento de jovens que irão impactar as suas localidades;
- Processo formativo em uma rede internacional: espaço de troca e processo de aprendizagem colaborativo.
Como é o programa de bolsas de intercâmbio para o Japão
Nesta 36ª edição, o Ship for World Youth terá atividades virtuais (entre novembro de 2024 e janeiro de 2025) e de atividades presenciais no Japão (entre janeiro e fevereiro de 2025).
Além dos brasileiros, também participam do programa de bolsas de intercâmbio para o Japão jovens de outros 11 países, incluindo Argélia, Austrália, Djibouti, Egito, Japão, Omã, Panamá, Peru, Polônia, Senegal, Sri Lanka e Suécia.
Os brasileiros selecionados representam a delegação do Brasil no SWY. Além de viver uma experiência intercultural muito rica, terão a oportunidade de desenvolver as capacidades de comunicação e de liderança, além das aptidões gerenciais por meio de:
- Grupos de discussão temáticos;
- Seminários liderados pelos(as) participantes;
- Atividades culturais e educativas;
- Apresentações nacionais;
- Workshops;
- Visitas técnicas;
- Outras atividades.
É esperando que, ao retornarem ao país, os jovens usem os conhecimentos, habilidades e contatos adquiridos para transformar as suas comunidades.
Período do programa conforme previsão do edital
Após a seleção dos candidatos, haverá um período de preparação e treinamento que requer dedicação de, no mínimo, 10 horas semanais dos bolsistas. A carga horária poderá sofrer alterações.
As atividades online terão encontros obrigatórios, sendo:
- Setembro de 2024 a janeiro de 2025: reuniões de alinhamento com os membros da delegação;
- 24/11 e 07/12: encontro online com participantes do programa.
O programa presencial no Japão está previsto para ocorrer entre 24 de janeiro e 21 de fevereiro de 2025 e inclui três dias de preparação prévia para a viagem.
O que o Ship for World Youth oferece
As bolsas de intercâmbio para o Japão financiadas pelo Cabinet Office incluem as despesas referentes ao programa como:
- Passagens de avião em classe econômica (ida e volta partindo do aeroporto internacional mais próximo a residência do participante);
- Hospedagem;
- Refeições;
- Taxa de seguro de viagem;
- Outras despesas necessárias para realização do programa.
Os selecionados não recebem nenhum tipo de remuneração durante o programa e devem arcar com as taxas e os custos para emissão do passaporte válido. Além disso, os bolsistas são responsáveis por ter o equipamento necessário para a preparação da parte online (acesso a computador, webcam, microfone, acesso a internet etc). Ainda, também são responsáveis pelas despesas referentes a custos pessoais e de transporte até o aeroporto.
Todos os participantes que já passaram pelas edições anteriores do programa se tornaram membros das Alumni Associations, que têm o objetivo de dar continuidade ao SWY em seus países de origem.
Nesse sentido, a Ship for World Youth Alumni Association Brazil (SWYAA Brasil) é uma rede de ex-participantes que busca impulsionar o engajamento e o desenvolvimento de ações, atividades e/ou projetos de contribuição à sociedade.
Requisitos e candidatura às bolsas de intercâmbio para o Japão
Entre os requisitos para participar do programa, estão:
- Ser brasileiro e residente no território brasileiro;
- Ter nascido entre 01/04/1994 e 01/04/2006;
- Ter conhecimento intermediário ou superior de inglês (na dúvida sobre o seu nível, é recomendado que você se inscreva e seja avaliado durante a seleção);
- Ter envolvimento ativo com as atividades, ações ou programas locais, nacionais e/ou internacionais de jovens, que tenham cunho social, acadêmico e/ou profissional;
- Possuir passaporte com validade mínima de um ano;
- Não ter participado previamente em programas internacionais de intercâmbio de jovens patrocinados pelo Cabinet Office do Japão, no ano de 2024 ou antes;
- Estar em boas condições físicas e mentais e poder suportar uma longa viagem.
Ainda, são requisitos desejáveis:
- Ter interesse no Japão e vontade de ampliar o intercâmbio e promover a amizade entre o Japão e os próprios países participantes.
- Ter pouca ou nenhuma experiência internacional;
- Possuir habilidades artísticas, como: dança, música, canto e teatro;
- Interesse em contribuir com a edição de vídeos e imagens, criação de artes e textos e elaboração de apresentações para participação das atividades culturais do programa;
- Possuir conhecimento ou habilidades consideráveis em áreas como sociedade, cultura, economia e política japonesas, em língua japonesa e/ou outros temas relacionados ao Japão;
- Ter um conhecimento considerável da sociedade e das culturas brasileiras;
- Ter interesse e compreensão dos países participantes além do próprio país.
No edital, existe uma lista de competências desejadas com a descrição de cada uma e vale a pena ler com calma. Além disso, outros critérios serão considerados na seleção:
- Ter pelo menos um participante de cada região do Brasil;
- Ter experiência acadêmica e/ou profissional diversa: universitários(as) de
- áreas variadas de conhecimento, representantes de organizações juvenis, membros(as) de ONGs, empresários(as), entre outras funções;
- Ter histórico em trabalho voluntário e/ou social.
As inscrições são online e devem ser feitas até o dia 15 de agosto.
Como é a experiência de participar do SWY
A Ana Claudia Furtado é de Salvador, Bahia, e participou do SWY 32 em 2020, quando 12 brasileiros formaram a delegação do Brasil. A Ana tem formação em Comunicação Social e Gênero e Diversidade e deixou um relato sobre a experiência:
“Eu participei do SWY 32, em 2020. Fui uma dos 12 brasileiros presentes nesse intercâmbio que durou quase dois meses. Foi uma oportunidade incrível onde foi tudo custeado pelo Governo Japonês. Parte do programa aconteceu no Japão, outra parte dentro de um cruzeiro e depois no México. Eles mudam o trajeto do cruzeiro a cada edição. Na minha edição eu tive a viagem mágica cruzando o pacífico!”
Ela contou ainda que a convivência com os demais bolsistas no navio foi muito especial:
“Durante o meu programa foram praticamente 230 participantes, com representantes de 11 países: Japão, Brasil, Peru, México, Nova Zelândia, Sri Lanka, Bahrain, França, Reino Unido, Quênia e Egito. Foi uma experiência absurdamente imersiva! Durante o navio eu não tive acesso nenhum a internet, então pude me conectar profundamente com todos ali presentes. Foram oficinas, palestras, treinamento, brincadeiras, sempre algo para promover conexão e troca cultural e formação de jovens lideranças.”
E finalizou falando sobre a conexão que fez com as pessoas:
“Temos o lema de SWY Family porque realmente vira uma família ali! Durante 2 meses tudo que tive acesso eram essas pessoas, compartilhar minhas emoções, tudo tinha que ser com essas pessoas. E o acolhimento de cada um, o carinho e o afeto é realmente para a vida toda. Esse foi o melhor intercâmbio que já participei na vida!”
Veja mais informações sobre a bolsa
Confira o edital do programa
Acesse a página de inscrições
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail.
Sobre o autor
Jaqueline Crestani
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.