AFS abre inscrições de bolsas para ensino médio no Exterior
O AFS Brasil está recebendo candidaturas para oito bolsas para ensino médio no Exterior. O número de bolsas, a duração do intercâmbio e o país de destino – Alemanha, Itália ou Costa Rica – depende do estado de residência do candidato.
Estudantes provenientes do Rio Grande do Sul terão a oportunidade de concorrer a uma bolsa para ensino médio na Alemanha durante seis meses. Para alunos do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Tocantins estão disponíveis seis bolsas para estudar na Itália. Já quem for do Mato Grosso do Sul pode concorrer a uma bolsa semestral para a Costa Rica.
>> Programa Jovens Embaixadores dá viagem aos Estados Unidos para jovens de escolas públicas
Tá mas o que exatamente é intercâmbio de High School?
>> UWC oferece bolsas para fazer intercâmbio no Ensino Médio em diversos países
Como são as bolsas para ensino médio no Exterior
Nas bolsas para ensino médio do AFS estão incluídos:
- Passagem aérea internacional de ida e volta;
- Seguro médico;
- Hospedagem em casa de família;
- Colocação em escola ou projeto social;
- Livros escolares;
- Atividades de orientação.
As bolsas para ensino médio no Exterior não cobrem as despesas relativas à emissão do visto, as passagens domésticas dentro do Brasil, o uniforme escolar (se necessário) e as despesas pessoais do selecionado. Além disso, todos os bolsistas precisam pagar uma taxa de adesão de 500 dólares e gastos referentes à residência ou ao visto, que variam entre 150 euros 480 euros.
>> Veja outras oportunidades de bolsa para fazer o Ensino Médio no Exterior
Quais são os requisitos para participar
O programa do AFS de bolsa para ensino médio no Exterior tem o objetivo de atrair pessoas que exercitam a cidadania e buscam gerar impacto positivo no mundo. Para participar, entre os requisitos que valem para todas as bolsas estão:
- Ter entre 15 e 17 anos até janeiro de 2018;
- Estar cursando o primeiro ou o segundo ano do ensino médio em 2018;
- Ser aluno de escola pública ou bolsista em escola particular;
- Ter médias acima de 8 no boletim e não ter nenhuma reprovação no histórico escolar;
- Ter renda familiar bruta de até R$6 mil (comprovada através do contracheque e do imposto de renda dos responsáveis);
- Demonstrar interesse em viver uma experiência intercultural.
Além disso, especificamente para estudar na da Alemanha, é necessário ter conhecimento básico de alemão e de inglês.
>>> Confira todas as bolsas com edital aberto no nosso buscador
Como se candidatar para as bolsas para ensino médio no Exterior
As inscrições devem ser feitas no site da organização até as 9h do dia 4 de setembro. O candidato deverá enviar:
- Comprovante da renda familiar;
- Carta de recomendação de um professor;
- Carta dos pais ou responsáveis;
- Histórico ou boletim escolar dos últimos dois anos;
- Redação sobre um problema em sua comunidade.
A redação deve ser de autoria do candidato e precisa citar possíveis soluções inovadoras para a situação. O formato deve responder às seguintes perguntas: “Qual o problema e quando ele ocorre? Quem é afetado e o que vai acontecer se o problema persistir? Como você sente que pode atuar sobre essa situação?” O texto deve ter 1 página, formato A4, fonte Arial 12.
Durante a candidatura online também é necessário responder brevemente a seguinte pergunta: “Fale sobre você e o que te motiva a fazer parte de uma organização como o AFS?”.
Ainda no mês de setembro serão realizadas as etapas presenciais da seleção em cada região. No dia 28 de setembro está previsto para ser divulgado o resultado final.
Veja todas as informações sobre as bolsas do AFS
Confira as respostas para as dúvidas frequentes
Inscreva-se agora
Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. Lá eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post.
Sobre o autor
Jaqueline Crestani
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.
6 comentários em “AFS abre inscrições de bolsas para ensino médio no Exterior”
Olá, estudo em ensino médio técnico e ano que vem estarei no 3 ano, porem a grade curricular de algumas materias que terei em 2019 vao equivaler ao 2 ano, pelo fato de nosso ensino ser dividido em 4 anos e não somente 3. Acham que existe alguma possibilidade de me aceitarem no 3 ano? Queria muito tentar 🙁
Olá, Bruna.
Minha pergunta é breve, o aluno precisa saber inglês ?
Depende do edital
Boa noite, Bruna!
No momento curso o primeiro ano do ensino médio, sempre fui excelente aluna, estudo em colégio particular com bolsa, a renda da minha família é baixa, entre os outros fatores necessários, porém, no ano passado tive problemas de locomoção até a escola em que eu estudava, uma vez que fazia migração pendular, e minhas notas caíram um pouco, e a média foi 7.5. Desse modo, você me recomenda a desistência, ou acha que tenho chances se obtiver êxito nas notas desse ano?
Se você tem todos os requisitos, inscreva-se.
Boa tarde, Bruna!
Sou estudante do 1º ano do ensino médio da rede pública, estou indo para o 2º em 2018. Meus planos são tentar uma bolsa de estudos no fim de 2018, mas esse ano meus pais não me matricularam na escola no 1º bimestre, mas nos três outros, minhas notas são excelentes. Se eu conseguir notas muito boas no próximo ano, será que tenho chance?