Inscrições para mestrado do Ciência sem Fronteiras estão abertas
Boa notícia para quem quer uma oportunidade de bolsa de intercâmbio: estão abertas as inscrições para o mestrado do Ciência Sem Fronteiras. A Capes divulgou nesta segunda-feira a nova chamada pública nº 1/2013, que irá selecionar candidatos para bolsa de estudo de mestrado profissional nos Estados Unidos pelo programa Ciência sem Fronteiras. As inscrições vão até o dia 31 de janeiro de 2014.
Até mil bolsas de estudos em cursos de mestrado profissional nos EUA serão concedidas nessa chamada! As bolsas terão duração de até dois anos acadêmicos. O início das atividades está previsto para o segundo semestre de 2014. A Capes arcará com os custos referentes às taxas escolares e à concessão da bolsa, no valor de 1.150 dólares mensais, pagos diretamente ao bolsista. Serão também concedidos auxílio instalação, auxílio seguro-saúde e auxílio deslocamento ou passagem aérea de ida e volta.
Quem pode participar? Candidatos que preencham os seguintes requisitos:
– Ter concluído a graduação, após 1998 ou com previsão de conclusão antes de agosto de 2014, em curso de nível superior reconhecido pelo MEC, em áreas previstas no Ciência sem Fronteiras (veja a lista abaixo);
– Ter nacionalidade brasileira;
– Apresentar um dos testes de proficiência de língua inglesa válidos (TOEFL iBT ou IELTS), realizado após 1 de fevereiro de 2012, com pontuação mínima igual ou superior a 79 (TOEFL) ou 6,5 (IELTS)
– Conforme exigência das instituições americanas apresentar o teste Graduate Record Examination (GRE), serão aceitos testes realizados após 01 de fevereiro de 2009.
Faça sua inscrição!
Leia o edital completo para as bolsas de mestrado do Ciência sem Fronteiras.
Áreas contempladas para mestrado do Ciência sem Fronteiras:
a) Engenharias e demais áreas tecnológicas;
b) Ciências Exatas e da Terra;
c) Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde;
d) Computação e Tecnologias da Informação;
e) Tecnologia Aeroespacial;
f) Fármacos;
g) Produção Agrícola Sustentável;
h) Petróleo, Gás e Carvão Mineral;
i) Energias Renováveis;
j) Tecnologia Mineral;
k) Biotecnologia;
l) Nanotecnologia e Novos Materiais;
m) Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;
n) Biodiversidade e Bioprospecção;
o) Ciências do Mar;
p) Indústria Criativa, com ênfase em produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação; e
q) Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva.
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Posts relacionados
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.