CAPES e Ministério dão bolsas para estudantes de turismo fazerem curso no Reino Unido
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Ministério do Turismo divulgaram recentemente a abertura de mais uma edição do Programa de Qualificação Internacional em Turismo e Hospitalidade. O edital prevê bolsas para estudantes de turismo realizarem um curso de capacitação na área e aperfeiçoar a fluência em inglês em escolas de excelência no Reino Unido.
O programa já enviou estudantes para cursos em Portugal, no Reino Unido e na Espanha e desta vez vai selecionar 120 estudantes de Turismo ou Hospitalidade para um curso em uma instituição de ensino britânica.
>>> Programa Fórmula Santander dá bolsas para estudar na Inglaterra, em Portugal e em outros 19 países
>>> Prêmio Viva o Seu Sonho dá bolsas de estudo para mulheres
>>> Veja outras bolsas para estudar no Reino Unido
Sobre o Programa de Qualificação Internacional em Turismo e Hospitalidade
Para participar, é preciso ser brasileiro e estar matriculado em um curso de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo em Turismo e/ou Hospitalidade e ter realizado entre 20% e 80% do currículo do curso. Os candidatos também precisam ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) igual ou superior a 600 pontos (em exame realizado a partir de 2009) e comprovar a proficiência em inglês. Serão selecionados no máximo 10 candidatos por instituição.
O curso que os bolsistas irão frequentar possui um formato desenvolvido exclusivamente para o programa. Ele é composto por aulas teóricas e práticas e é focado em técnicas avançadas de gestão do turismo e hospitalidade. O curso tem duração de aproximadamente 11 semanas.
As bolsas para estudantes de turismo incluem três mensalidades no valor de 420 euros; 1.022 euros para aquisição de passagem aérea; auxílio para seguro-saúde de 90 euros mensais. Os valores referentes às taxas escolares, alimentação e alojamento serão repassados diretamente à Association of Colleges.
Saiba como se candidatar às bolsas para estudantes de turismo
As candidaturas podem ser feitas até 25 de agosto no site da Capes. De acordo com a página do programa, o formulário de inscrição será disponibilizado no dia 24 de julho, mas já vale ir reunindo a documentação necessária:
- Histórico escolar de graduação, incluindo o semestre em curso no momento da inscrição;
- Documento emitido pela instituição de ensino que informe a lista das disciplinas que compõem a grade curricular do seu curso e as respectivas cargas horárias;
- Comprovante de matrícula na universidade;
- Certificado do teste de proficiência em inglês (TOEFL, IELTS, CPE, CAE ou FCE);
- Cópia do comprovante do ENEM que conste todas as 5 notas obtidas;
- Carta de apresentação em inglês.
Na carta de apresentação, o candidato deve explicar em no máximo uma págin a sua trajetória pessoal e os motivos pelos quais está se candidatando a uma das bolsas para estudantes de turismo da CAPES.
Mais informações podem ser obtidas ao entrar em contato por e-mail ([email protected]) ou pelo telefone (61) 2023-8291.
Acesse a página do programa
Leia o edital completo
>>> Veja todas as bolsas de estudos com seleção aberta
>>> Como fazer mestrado no Reino Unido? veja como se candidatar e as possibilidades de bolsa
>>> Confira oportunidades para fazer mobilidade acadêmica
Sobre o autor
Jaqueline Crestani
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.