relato de intercâmbio na colômbia

Intercâmbio na Colômbia sem saber espanhol: "para aprender uma língua basta se esforçar"

relato de intercâmbio na colômbia

Muita gente sempre escreve com medo de ir para um país sem saber a língua local. E, certamente, embarcar num intercâmbio sem falar o idioma local é um grande desafio. A Amanda Lais Pereira Noleto, de 25 anos, viu na dificuldade uma oportunidade e foi fazer intercâmbio Colômbia para passar seis meses mesmo sem nunca ter tido aulas de espanhol. Ela foi com uma bolsa de mobilidade acadêmica oferecida pela universidade para fazer um semestre de intercâmbio na Colômbia e garante que com foco e esforço tem como aprender qualquer língua.

Bolsas para mobilidade

 

Como é fazer intercâmbio na Colômbia:relato sobre intercâmbio na colômbia

“Eu sempre quis fazer intercâmbio, era uma paixão que eu tinha desde muito nova e eu nem consigo lembrar agora quando essa paixão começou. Nunca tinha escolhido um destino ou o período que queria viajar, e confesso, nunca tinha ido atrás de editais de intercâmbio. Até pouco tempo atrás a única certeza que eu tinha era que queria fazer um, mas não tinha realizado nenhuma ação pra isso.

>>> Como é fazer intercâmbio sem saber a língua do país

Tudo mudou quando comecei a acompanhar os editais de intercâmbio para mobilidade acadêmica divulgados no site da minha universidade, Universidade Federal do Piauí (Ufpi), e essa é uma dica que eu dou para quem tem esse mesmo sonho: acompanhem sempre os editais publicados pela área de relações internacionais da suas universidades e os sites que tratam disso, como o Partiu Intercâmbio.

relato de intercâmbio na colômbia

Em setembro de 2014 me inscrevi numa seleção de intercâmbio realizado através de uma parceria entre a minha Universidade e Universidades da Colômbia. Esse mesmo edital (BRACOL – Brasil x Colômbia) foi divulgado em muitas outras universidades do Brasil e essa parceria para possibilitar o intercâmbio na Colômbia deve continuar por mais alguns anos. Então mais uma dica: se você tem interesse em bolsa para estudar na Colômbia, procure estar atento a publicação do Edital BRACOL.

>>> Vale a pena fazer intercâmbio durante a faculdade? 

Fui aprovada na seleção e vim fazer intercâmbio na Colômbia no final do mês de Janeiro. O intercâmbio tem a duração de seis meses e oferece hospedagem e todas as refeições (café, almoço e jantar) todos os dias da semana, exceto aos domingo. Não existe uma bolsa em dinheiro, mas acredito que por oferecer alimentação e hospedagem, já faz toda a diferença.

Estou morando em casa de família junto com outra brasileira, a Chris, e na frente da nossa casa também tem outra brasileira, a Gabi. Nós três fomos selecionadas pelo mesmo edital e somos de Universidades diferentes, Chris é da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Gabi é da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). No meu edital não especificava exatamente qual seria o alojamento, mas sempre quis morar com uma host family, porque acredito que é uma excelente maneira de conhecer mais sobre a rotina e os costumes do lugar. Estou adorando a experiência de ter uma “nova” família.

>>> Estudar no Exterior de graça: onde brasileiro não paga?

Esse edital só dá a opção de intercâmbio na Colômbia, mas pra mim já foi lucro porque nunca havia escolhido um lugar específico, só tinha a certeza que precisava sair de casa e conhecer o mundo e não me arrependo nem um segundo de ter vindo para cá. A Colômbia é linda, as pessoas são super amáveis, adoram festa e são muito muito muito carinhosas. Fico por aqui até Julho, quando regresso para o meu Estado, mas já digo para quem quiser ouvir: se pudesse, ficava por mais tempo, porque a Colômbia é simplesmente encantadora.

relato de intercâmbio na colômbia

Sou estudante de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, desde 2009 (explico: nesse enorme intervalo de tempo já “peguei” duas greves e já tranquei um ano para trabalhar). Escolhi esse curso muito cedo e sempre corri atrás de novas experiências, sempre que posso me inscrevo em cursos e seleções, porque sou defensora da máxima: toda experiência é bem-vinda. Para quem tem esse sonho de fazer um intercâmbio, aconselho que corra mesmo atrás! Busque editais, converse com pessoas que já conseguiram e nunca nunca desista, mesmo que pareça impossível! Foi assim que eu consegui fazer intercâmbio na Colômbia!

relato de intercâmbio na Colômbia

Eu não sabia falar muito o espanhol, que é a língua oficial aqui na Colômbia, mas não foi uma barreira não, com pouco tempo de convivência você já começa a falar bem. É super tranquilo, basta se esforçar um pouquinho 😉 Depois de conseguir esse intercâmbio, não quero mais parar! É uma experiência tão gostosa que você não quer mais parar! Quero ganhar o mundo! Esse é só o primeiro de muitos sonhos!”

Todas as bolsas abertas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

13 comentários em “Intercâmbio na Colômbia sem saber espanhol: “para aprender uma língua basta se esforçar””

  1. Eleonardo Souza

    Ola, tudo bem?
    Meu nome e Eleonardo e estou aprendendo a falar espanhol com muita força de vontade.
    Gostaria muito poder ter alguém com quem falar diariamente ou semanalmente, eu adoraria poder aprender um pouco mais de uma cultura espana. Quem puder me ajudar basta mandar convite no meu facebook; eleonardo da silva souza ou zap 55-81-9-8513-2215

  2. Renata Mariano

    Que legal o relato! Gostei muito! Há possibilidade de trabalho durante o período do intercâmbio?
    Muitíssimo obrigado por compartilhar sua experiência!

  3. Parabéns pelo texto. Fui intercambista na Colômbia no mesmo período que você esteve por lá. Sou da Universidade Federal do Rio Grande(FURG), minha hospedagem também foi em casa de família, porém na região de Boyaca, mais especificamente na cidade de Tunja.
    Ler o seu texto me trouxe boas recordações dessa maravilhosa experiência que vivi neste lindo país, espero poder voltar quando me formar e reencontrar os grandes amigos que fiz por lá.

  4. Amanda Nolêto arrasando como sempre. Parabéns pelo conquista e fico morta de inveja (inveja branca rsrs) quando vejo tuas fotos no insta! Bj e tudo de bom!

  5. Anna Paula Oliveira Mendes

    Ver a Colômbia sendo noticiada sem estar vinculada à violência ou às drogas é sempre um imenso prazer. Também fiz meu intercâmbio no país e é mesmo como dizem: “o perigo é você querer ficar”. Grande beijo!

  6. Somário de Oliveira França

    Muito bom Amanda! Eu também sou bolsista BRACOL pela UFPI. Realmente é uma experiência maravilhosa. A Colômbia me surpreendeu muito e pretendo voltar depois da minha graduação para conhecer melhor os pontos turísticos e talvez um mestrado. Eu estudo na UPTC (Univerdidad Pedagógica y tecnologia de Colombia) e também não sabia falar em espanhol quando cheguei aqui, mas agora consigo me comunicar e entender todas as pessoas. Recomendo a experiência para todos! 🙂

      1. Somário de Oliveira França

        Olha Renata, quando chegamos la na universidade a assessora internacional nos informou que não poderíamos trabalhar porque o convenio firmado entre as universidades não possibilitaria isso, mais para a imigração colombiana se você for com visto de estudante e outros, acho que não tem problema. A questão de proibir mesmo era apenas do programa BRACOL que não permitia.
        Em 11 de maio de 2016 13:29, Disqus escreveu:

        1. Renata Mariano

          Obrigado pela resposta Somário!
          Fui selecionada para o programa e para UPTC também! 🙂 Muitas dúvidas…
          A universidade concede algum tipo de bolsa, além da moradia e alimentação?
          Obrigadooo!

          1. Somário de Oliveira França

            Entre em contato comigo pelo face ou por e-mail que eu posso tirar algumas duvidas suas. (y) Somário França

            Em 26 de maio de 2016 16:21, Disqus escreveu:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais