mestrado da Deutsche Welle mestrado em comunicacao na alemanha vale a pena partiu intercambio bruna amaral

Tudo sobre o mestrado da Deutsche Welle na Alemanha

 

Vocês sempre fizeram um monte de perguntas sobre o mestrado da Deutsche Welle que eu fiz em Bonn, na Alemanha, então, aqui estão as respostas! 🙂 O vídeo tá enorme, mas tem tudo: o que é legal, o que não é tão legal, se dá pra trabalhar, como é morar em Bonn, se fazer mestrado na Alemanha ajuda a conseguir emprego na Alemanha, se precisa saber alemão perfeito para fazer o curso, se o curso é muito teórico e muito mais. Compilei todas as perguntas que já recebi de vocês nesses 10 minutos para esclarecer tudinho sobre o IMS.

>> Inscreva-se para a bolsa para o mestrado em comunicação da DW

 

O mestrado da Deutsche Welle

O curso de mestrado em International Media Studies da Deutsche Welle abre inscrições todos os anos e é uma opção muito legal se você quer fazer mestrado em comunicação na Alemanha, aprender pra caramba e ter a mesma vida bacana que eu tive em Bonn durante dois anos. O IMS é exatamente o mestrado que eu fiz de 2013 a 2015.  O curso de mestrado da Deutsche Welle tem aulas em inglês e alemão e tem duração de quatro semestres. O IMS é um curso em tempo integral.

No currículo, estão disciplinas de mídia e desenvolvimento, jornalismo, comunicação e gerenciamento de mídia. O curso é fruto de uma parceria entre a Universidade de Bonn, a Hochschule Bonn Rhein- Sieg (HBRS) e a Deutsche Welle (DW), emissora pública internacional da Alemanha. As inscrições  só podem ser feitas online, bolsas totais e parciais estão disponíveis para brasileiros. Caso alguém tenha mais perguntas, é só escrever aí nos comentários que eu respondo TUDINHO.

>> Veja mais detalhes sobre a bolsa para o IMS
>>> Veja todas as bolsas abertas para estudar na Alemanha

 

Dúvidas muuuuito específicas sobre o processo de inscrição, bolsas ou qualquer outra coisa também podem ser enviadas para [email protected]. E não esqueçam, as inscrições para a bolsa para o curso de mestrado da Deutsche Welle vão até 30 de abril.

 

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post ?

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

4 comentários em “Tudo sobre o mestrado da Deutsche Welle na Alemanha”

  1. Ah, quando digo processo seletivo, quero dizer o processo depois do envio das documentações, que normalmente é composto por entrevistas… Só queria saber se é comum fazerem esse tipo de processo para seleção do mestrado, pois li algumas pessoas dizendo que tiveram que passar por isso…

  2. Oi, Bruna! Ótimo vídeo! Tenho muito interesse em fazer um mestrado na Alemanha e tenho pesquisado muito sobre isso… Porém, ainda tenho algumas dúvidas sobre questões que não consigo encontrar nas minhas pesquisas e queria saber se você poderia responder algumas delas… Em primeiro lugar, como faço para saber se o meu certificado de conclusão de graduação daqui é aceito na Alemanha? Me formei no ano passado (dez/2017) e pretendo começar as aplicações para o mestrado lá ainda no final desse ano… Outra questão é sobre esses “processos seletivos” que tenho lido algumas pessoas comentarem… Em todas as universidades que tenho pesquisado não há nenhuma menção à qualquer tipo de processo seletivo… Você sabe me dizer se esse é um procedimento comum à todas universidades ou só algumas o realizam (e, caso seja a segunda opção, onde posso encontrar informações sobre esses processos?)?
    Por último, também tenho dúvidas quanto ao fato de eu não ter nenhuma experiência profissional (somente alguns meses em que trabalhei voluntariamente em uma empresa júnior)… A questão é: Você sabe se isso pode contar/pesar muito na minha aplicação?
    No mais, agradeço desde já pelo post super esclarecedor do seu blog, já me ajudou bastante! E espero que possa me responder… No aguardo!

    1. Érica, normalmente, as universidades têm tudo bem explicadinhos sobre seus processos de seleção. Não sei se você está perguntando de forma de geral ou sobre esse processo específico do post. Mas no geral, as universidades entrevistam os candidatos que passaram na primeira fase (a da documentação). Sobre experiência profissional, depende muito do curso. Esse aí por exemplo, exige dois anos de experiência depois de formado, então, sem isso você não passa nem da fase de documentação. Mas nem todos os processos pedem isso porque cada curso tem um foco diferente.
      Sobre seu certificado de graduação, também depende. Cada mestrado diz que tipo de curso d egraduação aceita para que se curse um mestrado na universidade. Mas, no geral, para mestrado a Alemanha só aceita certificados de cursos de graduação das que duram no mínimo quatro anos, então, cursos mais curtos já não são aceitos. No entanto, só perguntando pra universidade específica sobre o curso específico que você quer cursar.
      Beijo!

  3. Cara, eu sou doida pra estudar na Alemanha e apesar de cumprir quase todos os requisitos fico super perdida nesses processos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais