Teaching Assistantships: como financiar sua pós-graduação nos EUA

 

Se você tem vontade de fazer mestrado ou doutorado nos EUA, então precisa saber mais sobre as Teaching Assistantships. Em Português, uma tradução direta fica difícil, já que as funções de um Teaching Assistant, ou TA, como são conhecidos, podem se igualar as de um monitor aqui no Brasil, mas podem também incluir diversas outras variantes. Neste post, vamos falar um pouco sobre as TAs e como elas podem ser uma ótima forma de você financiar sua pós-graduação nos EUA.

Todas as bolsas

O que são e como funcionam?

As Teaching Assistantships são posições de trabalho dentro das universidades, onde você atua em algumas funções que podem variar, mas sempre incluem o universo acadêmico. Isso porque a posição de TA está sempre atrelada à alunos de Mestrado e, principalmente, Doutorado, e tem como objetivo principal preparar estes alunos para uma vida como professor.

>>>Como conseguir uma bolsa para estudar nos EUA

Existem duas principais atividades desenvolvidas por um Teaching Assistant, ou TA: ministrar aulas de nível básico ou apoiar um professor em aulas com grande número de alunos. No primeiro tipo, mais comum em grandes universidades públicas, os TA podem ser incumbidos de ministrar aulas básicas de graduação dentro da área que estão estudando. Normalmente, este processo conta com o apoio de um professor experiente e o aluno não precisa desenvolver o currículo da matéria.

No segundo tipo de atividade, o aluno atua como um Monitor, apoiando o professor titular de uma matéria de diversas maneiras: corrigindo redações e provas, monitorando atividades fora de sala de aula, ajudando no preparo de material didático, e até mesmo sendo responsável por sessões de discussão que se contrapõe a aula principal.

>>>Como fazer pós-graduação no exterior

Mas as funções podem variar e até incluir outras atividades administrativas ou acadêmicas, então é sempre importante pesquisar exatamente quais as funções serão atribuídas à posição para determinado programa.

>>> 5 bolsas para doutorado pleno no Exterior

Diferença entre Teaching Assistant e Research Assistant

É importante ressaltar uma outra posição que existe em diversos programas de pós-graduação nos EUA e que é muito semelhante a de Teaching Assistant. Trate-se do Research Assistant, uma posição muito mais comum em programas de exatas ou biomédicas. Isso porque o Research Assistant atua, normalmente, ajudando um professor em sua pesquisa, e seu trabalho costuma acontecer dentro de laboratórios.

>>>6 passos para fazer doutorado no exterior

O Research Assistant, portanto, dificilmente terá que ministrar aulas ou ter contato com grande números de aluno, mas pode ser requisitado para ajudar alunos de graduação em grupos pequenos em experimentos ou ações em laboratórios. Mas seu foco principal é ajudar na pesquisa de um professor ao mesmo tempo que desenvolve suas próprias pesquisas para seu Mestrado ou Doutorado.

>>>Como fazer Mestrado no Reino Unido

Como conseguir Teaching Assistanships nos EUA?

A grande maioria dos programas de pós-graduação nos EUA, principalmente os de Doutorado, oferece posições de Teaching e Research Assistantship para seus alunos, mas essa informação nem sempre é apresentada de forma clara quando você está pesquisando por opções de pós.

>>>Mitos sobre fazer faculdade nos EUA

A melhor forma de se informar sobre as TAs é entrando em contato com o Graduate Program Director do programa para o qual você quer se inscrever, e perguntar sobre este tipo de posição. É sempre bom também perguntar quais as atividades estão envolvidas com a Assistantship, e qual o valor do pacote de financiamento.

Muitas Teaching Assistantships oferecem este pacote que inclui o que é conhecido como tuition remission (bolsa completa para o valor do curso) e stipends anuais. Os stipends são valores pagos pelas horas de trabalho do TA, e, na maior parte dos casos, são suficientes para cobrir todos os custos de moradia e alimentação.

A maior parte dos sites de pós-graduação contam com descrições sobre as Teaching Assistantships em abas sobre Funding ou específicas para as posições, então vale a pena gastar um tempo navegando nos sites para se informar bem antes de entrar em contato com os Graduate Program Directors, que são muito ocupados e, portanto, não gostam de receber dúvidas que já estão explicadas nos sites.

>>>O que é GRE e como a prova funciona

Por fim, a grande maioria das posições de TA não requerem nenhum tipo de inscrição adicional e você será considerado para as vagas automaticamente ao se inscrever, mas é sempre bom verificar caso a caso para garantir que você está sendo considerado.

 

Aluno internacional pode ser TA nos EUA?

A boa notícia é que não há nenhuma diferenciação para o processo, e ser TA é uma ótima oportunidade de financiamento e trabalho para alunos internacionais. Nos EUA, os alunos internacionais podem trabalhar até 20 horas por semana apenas, e somente dentro da universidade, então ser TA ou RA é uma opção perfeita porque normalmente a carga horária é de no máximo 20 horas.

>>>Como ser fluente em inglês sem estudar fora

As posições de Teaching Assistant ou Research Assistant são ótimas formas de conseguir financiar seus estudos, aprender mais sobre a vida acadêmica, e ganhar experiência profissional nos EUA. A maior parte dos programas de pós nos EUA oferece este tipo de posição, então vale a pena conhecer melhor como elas funcionam e procurar por estas informações quando for se inscrever para seu Mestrado ou Doutorado fora.

Bolsas de Pós

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.