salao do estudante da para fazer intercambio sem gastar uma fortuna

Salão do Estudante 2020 evento gratuito para quem quer fazer intercâmbio ou estudar fora - Publieditorial

salao do estudante da para fazer intercambio sem gastar uma fortuna

Muita gente deixa o sonho de fazer intercâmbio de lado por medo do câmbio ou por achar que estudar fora só pode ser feito com muito dinheiro. Porém, existem diversos cursos que possibilitam fazer intercâmbio sem gastar todas as economias. Uma ótima maneira de encontrar esses cursos é visitar o Salão do Estudante. A  edição de 2020 do evento rola em março em seis capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e Salvador (confira datas e horários abaixo).

Bolsas de estudos abertas

O evento reunirá instituições de países como Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, EUA, Finlândia, França, Irlanda, Portugal, Reino Unido e Suíça. Somente em São Paulo, mais de 300 instituições serão representadas para receber cerca de 40 mil estudantes. Outro detalhe muito importante é que vai ter palestra da Bruna Amaral, do Partiu Intercâmbio no Salão em Brasília (mais detalhes no fim do post).

Em 2020, o destaque é a ​ExpoPós​, uma área destinada especialmente para quem tem a intenção de fazer graduação e pós-graduação no exterior, um perfil que cresceu muito entre os visitantes nos últimos anos. Salão do Estudante contará com a presença de representantes de diversas instituições internacionais de ponta, como a Birkbeck, University of London, no Reino Unido, as mais conhecidas universidades Portuguesas, como Universidade de Coimbra, Lisboa e Porto, a Education in Ireland, agência do governo irlandês, a BI Norwegian Business School, a Columbia University de Nova Iorque. Organizações governamentais, como o Study in Japan, o Campus France, o Study in Argentina, e os Consulados dos Estados Unidos e de Portugal também estarão no evento.

>>> Como estudar na Ingaterra: as bolsas disponíveis

Estudar na Alemanha

A Alemanha é o país de honra desta edição do Salão do Estudante e contará com dezenas de instituições que vão desde o ensino médio até a graduação e pós-graduação. É sua chance de tirar dúvidas sobre fazer faculadde na Alemanha, cursos de alemão, mestrado na Alemanha e muito mais. O DAAD, ​que funciona como um órgão de aconselhamento estudantil para aqueles que desejam estudar no país, estará dando mais informações sobre as oportunidades de estudo e pesquisa no país.

Possibilidades de estudar em Portugal

O sonho de muitos brasileiros é estudar em Portugal. O país é um dos queridinhos dos brasileiros na hora de fazer intercâmbio durante o Ensino Superior. Afinal, se é para fazer mestrado ou universidade, é muito mais fácil fazer em português. O  Salão do Estudante deste ano terá um aparticipação massica  de Portugal, que virá com as melhores instituições de ensino do país. Mais de 40 instituições de ensino, como universidades particulares e governamentais, além de institutos politécnicos, estarão representadas, entre elas a Universidade de Lisboa, do Porto e de Coimbra. Vale destacar que as instituições de ensino portuguesas aceitam o ENEM para ingresso em suas instituições. O custo de uma graduação em Portugal ou de um mestrado em Portugal sai mais em conta do que em muitas universidades brasileiras e pode chegar até metade do valor.

>>> Bolsas parciais para quem tem boas notas no ENEM fazer graduação em Portugal

Intercâmbio para os EUA e o Canadá

Canadá e Estados Unidos também estarão com delegações e representantes oficiais de escolas, universidades e instituições governamentais. Os EUA são o país com o maior número de representações na feira, entre elas, inclusive o EducationUSA, órgão oficial dos Estados Unidos para aconselhamento e preparação para intercâmbio na graduação e pós no país.

Informações sobre intercâmbio e trabalho no Exterior

Oevento não é destinado apenas a quem vai fazer ensino superior fora do Brasil. Quem pretende fazer intercâmbio vai encontrar opções de curso de verão e cursos de curta e média duração em escolas de cinema, teatro e muitas outras. Já quem tem interesse em programas de trabalho no exterior, vai encontrar informações sobre os requisitos e regras de cada país. Canadá, Inglaterra, Estados Unidos e Nova Zelândia, por exemplo, permitem ao estudante trabalhar e estudar, desde que estejam inscritos em cursos de graduação e pós-graduação. Na Austrália, por exemplo, o estudante matriculado em um curso de inglês reconhecido pelo governo pode trabalhar.

>>> Como fazer pós e trabalhar no Canadá

Partiu Intercâmbio no Salão do Estudante 2020

Uma coisa muito bacana que vai ter no Salão do Estudante de 2020 é que na edição de Brasília, no dia 13 de março, vai ter palestra da Bruna Amaral do Partiu Intercâmbio. A palestra é gratuita e acontece das 18:40 às 19:10 (então não se atrasem). Todos os inscritos no evento podem ter acesso, mas como a sala tem um limite de vagas, as vagas vão ser distribuídas pela ordem de chegada. Os seminários  acontecem durante o Salão e são bastante concorridos. Por isso, recomendamos que chegue cedo, pelo menos 30 minutos antes do início, e garanta lugar na fila. Ao final de cada seminário, será solicitado que todas as pessoas deixem a sala para dar lugar àqueles que aguardaram na fila.

Na palestra, Bruna vai dar dicas sobre como fazer pós-graduação no Exterior e responder dúvidas dos participantes.

Veja a Bruna no Salão

Quando e onde vai rolar o Salão do Estudante 2020

São Paulo
7
e 8 de março, das 14h às 18h30
No Centro de Eventos Colégio São Luis (R. Luís Coelho, 323 – Consolação)

Rio de Janeiro (Gávea)
10 de março, das 15h às 20h
Jockey Club Brasileiro (Praça Santos Dumont, 31 – Gávea)

Rio de Janeiro (Barra da Tijuca)
11 de março, das 15h às 20h
No Windsor Barra Hotel ( Av. Lúcio Costa, 2630 – Barra de Tijuca)

Brasília
13 de março, das 15h às 19h
No Centro de Convenções Brasil 21 (SHS Q06, L01, Cj. A, Setor Hoteleiro Sul)
Inscreva-se

Salvador
15 de março, das 14h às 18h
No Fiesta Convention Center (Av. Antônio Carlos Magalhães, 711 – Pituba)

Belo Horizonte
17 de março, das 14h às 19h
No Hotel Mercure BH Lourdes (Av. do Contorno, 7315 – Lourdes)

Curitiba
19 de março, das 14h às 19h
Four Points by Sheraton (Av. 7 de Setembro, 4211 – Batel)

Inscreva-se gratuitamente

Todas as bolsas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

 

Sobre o autor

Partiu Intercâmbio

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais