programa ylai lygia pontes partiu intercambio

Programa YLAI nos EUA: como funciona e dicas de uma participante para conquistar uma vaga

programa ylai lygia pontes partiu intercambio

O programa YLAI vai levar jovens empreendedores brasileiros para um programa nos Estados Unidos com tudo pago. Você quer entender melhor o que é o YLAI e se o programa é para você? A Lygia Pontes participou da edição de 2017 e conversou comigo para contar mais sobre a experiência e também sobre o processo de seleção.

Bolsas de aperfeiçoamento profissional

A Lygia é de São Paulo, tem 36 anos, é formada em Relações Públicas e tem especialização em administração de empresas. A empresa dela começou em 2015 e presta consultoria para melhorar o ambiente de trabalho e a satisfação dos funcionários. A missão da empresa da Lygia é ajudar as pessoas a trabalharem melhor e mais felizes.

>>>Veja mais bolsas para profissionais no Exterior

Só isso já mostra um dos primeiros pontos relevantes para poder se inscrever para o programa YLAI. Ele é destinado a empreendedores de 25 a 35 anos que possuem uma empresa há, pelo menos dois anos, e querem impactar o mundo de forma positiva. O YLAI tem como “Don’t wait for change. Create it”. Para Lygia foi isso que fez o olho brilhar e querer participar do programa: “Sempre me chocou ver funcionários reclamando do trabalho. Afinal, como era possível todos odiarem o que faziam na maior parte do dia? A partir daí, percebi que esse era o normal para as pessoas. Decidi que faria algo para mudar isso, que criaria um novo normal. Consegui fazer isso em 2015, quando lancei minha consultoria”, conta.

programa ylai Lygia Pontes partiu intercambio

Mas o caminho até chegar ao programa não foi só de alegrias. Pouco antes de ser selecionada para o programa YLAI, Lygia estava desanimada com seu próprio sonho. “Comecei a pensar que eu estava errada em pensar que as empresas querem seus funcionários mais felizes e que transformar os ambientes profissionais em locais positivos era um sonho impossível, porque não existia interesse de ninguém nisso”, explica. A participação no programa era exatamente o que ela precisava para encontrar pessoas com os mesmos interesses e fazendo sonhos como o dela realidade.

>>> As bolsas que eu não ganhei e por que eu não desisiti

Como é a seleção para o programa YLAI

As inscrições para o programa YLAI para empreendedores são feitas online. Só o formulário sozinho é um grande exercício de reflexão sobre o seu negócio. Após feita inscrição pela internet, alguns candidatos são entrevistados pela internet em um sistema de vídeo do programa em que você vai ver as perguntas dos entrevistadores e grava suas respostas. Um programa específico é usado. A dica da Lygia para entrevista é “pensar em situações em que você exerceu o papel de líder e situações em que você fracassou e o que você fez para para mudar a situação/seguir em frente”.

>>> Como ganhar uma bolsa de estudos

Entrevista é sempre um momento que assusta muita gente, então, é bom dar uma praticada falando sozinho pra desenferrujar o inglês e também para ir se soltando com as respostas. A entrevista é para falar sobre você e o seu negócio e ninguém sabe essa história melhor que você. Então, nada de pânico. Os entrevistadores do programa YLAI não estão ali para fazer qualquer tipo de pegadinha, então siga o conselho da Lygia e se prepare pensando bem sobre diferentes situações que enfrentou (boas e desafiadoras) com o seu negócio, qual a sua missão, o que motivou você a criar esse empreendimento, vista uma roupa apropriada para a entrevista, esteja em um ambiente silencioso e iluminado e deixe um copo de água por perto que tudo vai dar certo!

programa ylai empreendedores eua partiu intercambio lygia pontes

Os selecionados para o programa YLAI recebem acesso ao portal do YLAI para os fellows, onde toda a comunicação com a organização e com os demais participantes acontece. E como não é um programa de férias o passeio, mas sim um programa focado em trabalho, a partir do momento que são selecionados os bolsistas já recebem pelo portal atividades para serem feitas antes do programa, como enviar vídeos de apresentação, webinars com orientações, entre outras atividades. Todos os participantes brasileiros também participam de um summit pré-programa quando tiram seu visto J1 no consulado ou embaixada dos EUA. Os custos do visto, assim como de toda a programação são cobertos pelo YLAI.

>>>YLA: programa de liderança em Nova York

Mas como é o programa YLAI nos EUA

Nos EUA, o programa YLAI tem duração de cerca de cinco semanas. Nos primeiros dias todos os 250 empreendedores selecionados ficam em uma cidade (em 2016 foi em Dallas, em 2017 foi em Atlanta) para a abertura. A programação muito rica e diversas oportunidades para fazer networking. Depois disso, os 250 são mandados em grupos menores para diversas cidades e, por quatro semanas, farão estágios em empresas/organizações que fazem um trabalho similar ao do que os empreendedores fazem em seus países. Depois dessas quatro semanas, todos os 250 se reúnem mas, desta vez, em Washington, DC, para o encerramento do programa.

>>> Dicas para fazer seu inglês avançar

Para a Lygia, o aprendizado mais valioso durante o programa YLAI foi justamente ver a importância te de ter objetivos definidos e de acreditar no que você faz.  “Eu sempre quis trabalhar com empresas/profissionais de outros países e confesso que quando decidi empreender, fiquei chateada de pensar que a possibilidade de voltar a trabalhar com pessoas de fora estava muito distante e pensava que se algum dia acontecesse novamente na minha vida, demoraria pelo menos 10 anos. Em 2 anos eu consegui voltar a trabalhar com estrangeiros e mais até do que quando trabalhei em grandes empresas!”, comemora.

E se você não sabe se o programa é pra você, a Lygia tem uma ótima definição sobre qual o perfil dos YLAI fellows: “empreendedores que buscam, com suas organizações sociais ou negócios, transformar o mundo em um lugar melhor. São pessoas que desejam desenvolver suas habilidades empreendedoras e ter uma experiência que vai mudar a vida para sempre”.

programa ylai para empreendedores partiu intercambio lygia pontes

>>> Programa para fazer estágio em três países recebe inscrições

O programa YLAI não acaba quando termina

E como coisa boa nunca vem sozinha, logo depois de ter terminado o programa YLAI nos EUA, a Lygia já embarcou para a próxima empreitada. Em novembro de 2017, poucos dias depois de voltar do YLAI, ela já embarcou para o Global Entrepreneurship Summit na Índia (GES), um dos eventos mais importantes para empreendedores. Segundo a empreendedora, a experiência deu muita visibilidade para o negócio e até quem não acreditava na consultoria antes do YLAI veio procurar a Lygia. “Conquistei novos clientes e parceiros. Além disso, o meu plano de trabalhar com profissionais de outros países está mais próximo – já tenho clientes fora e mais propostas de parcerias”, conta.

Além disso o programa YLAI tem o Reverse Exchange Program, que é basicamente uma oportunidade que os fellows e seus fellowship hosts têm de se encontrarem novamente, mas no país do bolsista. Para isso, ambos trabalham em um projeto e e enviam para aprovação do YLAI. O projeto da Lygia foi aprovado e a host dela virá para São Paulo em maio: “para colocarmos em prática os cursos para auxiliar mulheres profissionais a construírem e manterem ambientes profissionais positivos: Empowering Women to Work Happy and Better”, comemora.

programa ylai lygia pontes partiu intercambio

>>> Concurso dá viagem para Nova York com tudo pago

Depois de participar do programa YLAI para empreendedores nos EUA, a consultora está cheia de planos pro futuro  e o principal é expandir o negócio e formar profissionais com a sua metodologia própria, o Happiness Plan/Plano de Felicidade.  “Para que mais pessoas e empresas tenham a oportunidade de criar ambientes profissionais positivos, para que possam trabalhar felizes e, consequentemente, melhor. A partir daí, expandir minha atuação para outros países, América Latina/Estados Unidos e depois Ásia”, explica.

Deu pra ver que é um programa que tem tudo para mudar a sua vida e seu negócio, né? Então, não perca tempo

inscreva-se

+ Bolsas de estudos

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

1 comentário em “Programa YLAI nos EUA: como funciona e dicas de uma participante para conquistar uma vaga”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais